Segundo dia de Brasilia International Film Festival (2016)


Para o segundo dia de BIFF ficou mais acertado acompanhar os filmes da mostra competitiva com exibição no Cine Brasília. Assim, pude assistir a quatro filmes em sequência. Dois deles, com direito a debate após a exibição, mas participar da conversa implicava em perder alguns minutos de filme, o que logo foi desconsiderado.

Abaixo os comentários sobre os filmes.

EM BUSCA DO SENTIDO (Documentário) 
Avaliação: Três dedos apontando o caminho certo a ser seguido (3/5).

O documentário de Nathanaël e Marc é multicultural. Ali, eles dividem conosco os seus questionamentos sobre a modernidade e o impacto negativo que ela tem causado no ambiente em que vivemos. Conversam com cientistas, lideres de comunidades, acadêmicos e xamãs (entre outros) para tentarem se separar da ideia de uma vida perfeita no sistema capitalista vigente. Os dois amigos passam por países como a  Índia, México, França e Estados Unidos e conseguem trazer uma reflexão crítica ao espectador, porém não apresentam nada de novo. Diz-se isso, pois grande parte das teorias incentivadas por seus entrevistados já foram vistas em documentários como ''O Segredo'' (2006) entre outros.
  
Direção/ Director: Nathanaël Coste e Marc de la Ménardière.Documentário, 87 min, França, 2015. Roteiro/ Screenplay: Nathanaël Coste e Marc de la Ménardière. Elenco/ Cast: Vandana Shiva, Satish Kumar, Pierre Rabhi, Trinh Xuan Thuan. Produção/ Production: Kamea Meah Films. Produtor/ Producer: Nathanaël Coste e Marc de la Ménardière. Fotografia/ Cinematography: Nathanaël Coste
Sinopse: Dois amigos de infância saem ao redor do mundo para encontrar grandes pensadores do nosso tempo. Durante a viagem, encontros e diálogos os fazem questionar crenças coletivas que moldam a civilização ocidental.
EXIBIÇÃO

  • CINE BRASÍLIA: DIA 05 , 14h30 / DIA 07, 19h/
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 11,16h

JONAS E O CIRCO SEM LONA (Documentário)

Avaliação: Cinco trapezistas se equilibrando pela realidade da vida (5/5).
Irreverente, engraçado e de ótimo recorte, o documentário de Paula Gomes é mais adulto que seu título pode parecer. Sua lente capta o sonho de um menino de treze anos de ter seu próprio circo ao mesmo tempo que tem que lidar com os afazeres da escola e ser criança. É real, natural e bem estruturado. Jonas consegue expor suas fraquezas e qualidades com muita personalidade e merece muito a atenção do público.

Direção/ Director: Paula Gomes.Documentário, 82min, Brasil, 2015.Roteiro/ Screenplay: Paula Gomes, Haroldo Borges. Produção/ Production: Plano 3 Filmes. Produtor/ Producer: Marcos Bautista, Ernesto Molinero. Sinopse: Jonas tem 13 anos e o seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive. Ele sonha em se juntar ao circo itinerante do tio, mas não tem o apoio da mãe. No meio desse dilema, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

EXIBIÇÃO
  • CINE BRASÍLIA: DIA 05 , 17h
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 07,18h/DIA 09,20h

A CARIDADE/LA CARIDAD (Longa-metragem)

Avaliação: Dois cigarros queimando lentamente (2/5).
Marcelino Hernandez traz ao espectador a história de um casal que se perdeu dentro do casamento. Um acidente deixa o marido, José Luis,gravemente ferido e durante sua recuperação a esposa Angélica tenta ajudá-lo como pode, no entanto, o interesse de um pelo outro é nulo e eles aparentam estar cada vez mais distantes. Ambos começam a ficar fascinados por pessoas fora daquela relação e seus conflitos individuais tornam se mais importantes. A apresentação da fotografia vem em tons escuros o que ajuda a conceber melhor a tensão vivida por aqueles personagens bem como fortalecer seus dramas. Além disso, o ritmo do filme é extremamente lento e com poucos nuances.
Direção/ Director: Marcelino Islas Hernandez.Ficção, Drama, 108 min, México, 2015. Elenco/ Cast: Verónica Langer, Jaime Garza & Adriana Paz. Roteiro/ Screenplay: Marcelino Islas Hernandez. Produção/ Production: Itaca Films Mexico. Produtor/ Producer: Marcelino Islas Hernández, Gabriela Maire. Fotografia/ Cinematography: Rodrigo Sandoval Vega Gil
Sinopse: Angélica e José Luis estão casados há trinta anos, mas a rotina do casal é ameaçada quando ele perde uma de suas pernas em um acidente.
EXIBIÇÃO
  • CINE BRASÍLIA: DIA 05 , 19h / DIA 06 , 20h30/
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 07,20h 
  •  


BARASH – O AMOR BATE À SUA PORTA/BARASH (Longa-Metragem)

Avaliação: Quatro beijos com gostos diversos e meio (4,5/5).
Barash é um filme simples, contudo, com uma linguagem jovem. Fala sobre amizade, família e descobertas de um modo que surpreende e cativa. O título é o sobrenome de nossa protagonista. A moça de dezessete anos tem seu círculo de amizades na escola, mas é ao conhecer Dana que tudo muda. Há ainda um plano de fundo no enredo sobre o paradeiro de sua irmã que complementa bem a trama. Sua jovialidade é cheia de vontade de provar o mundo e Barash se deixa guiar por ela.  O pecado do longa é tentar americanizar demais esta família israelense. Na figura do pai encontra-se muito de um mundo distinto do ocidente,todavia, a preocupação e deixar a trama leve, perde-se a chance de navegar por reflexões mais sérias. A trilha sonora do filme é bastante ativa e um ponto positivo para a produção.

BARASH – O AMOR BATE À SUA PORTA/BARASH – Ficção, Drama, 85min, Israel, 2015
Direção/ Director: Michal Vinik. Roteiro/ Screenplay: Michal Vinik.Elenco/ Cast: Noam Shimon, Jade Sakuri, Dvir Bendak, Irit Pashtan, Bar Bem Vakil.Produção/ Production: Lama Films.Produtor/ Producer: Amir Harel & Ayelet Kait.Fotografia/ Cinematography: Shay Peleg
Sinopse: Jovem de 17 anos gasta seu tempo livre consumindo álcool, usando drogas e curtindo com os amigos, até que sua rotina é interrompida com a chegada de uma nova e inesperada paixão.
   
EXIBIÇÃO

  • CINE BRASÍLIA: DIA 05 , 21h / DIA 09, 19h
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 06,14h /DIA 11, 14h

--


O público presente em todas as sessões do festival pode opinar sobre o filme assistido. O mais votado ganha o prêmio da categoria de ''Júri Popular'.

Sigam também o nosso instagram e nos acompanhe durante a cobertura.

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)