Sob Pressão, de Andrucha Waddington


Sob Pressão é uma trama altamente vibrante e com um tom super real do que uma equipe médica vive diariamente nos hospitais públicos brasileiros. Uma produção que vem com poucos adereços, porém com conflito atrás de conflito.

Dirigido por Andrucha Waddington e roteiro de Renato Fagundes e Leandro Assis, o longa de uma hora e meia revela a jornada de um dia nas vidas de Evandro, personagem vivido pelo ator Júlio Andrade, e seus colegas de trabalho Paulo, papel de Ícaro Silva, e, a recém chegada, Carolina (Marjorie Estiano). Os médicos passam por um dia complicado quando precisam lidar com o dilema de salvar três vidas, ao mesmo tempo, praticamente sem recursos e tendo que se desdobrar nas tarefas que cumprem no hospital. Ademais, Ana Lúcia, administradora da instituição, suspeita que um membro da equipe pode não estar tão bem quanto aparenta e o hospital também recebe uma visita inusitada que deixa a todos com os nervos exaltados.

O filme entra em cartaz nesta quinta-feira (17) e traz ainda no elenco o ator Stepan Necerssian.


O roteiro é previsível quando tenta ser um uma cópia tupiniquim de 'Grey's Anatomy', série de tevê norte-americana criada por Shonda Rhimes. Por outro lado, não foge também ao que acontece em nossos hospitais tão desestruturados. Traz conflitos internos da equipe e não só dos pacientes. Se diferencia do seriado americano exatamente quando não faz 'a linha auto-ajuda' e critica o sistema precário que se têm no país sem piedade.

A direção de Andrucha é rápida, crua e certeira. Mostrando a ferida de cada um e jogando tudo em um caldeirão de conflitos. A trilha de Antônio Pinto destaca a tensão e a fotografia de Young ganha bons planos e ajuda a criticar um mundo tão carente de atenção. 


O elenco é mesmo a melhor parte do filme. Júlio Andrade, principalmente, pois o ator encarna um homem altamente racional, mas que precisa de ajuda tanto quanto os pacientes que atende. Seus tramas pessoais não são explicados com clareza, mas com obscuridade. O que deixa esse lider de guerra ainda mais interessante. Andrea Beltrão também desponta no filme. Traz um lado moral e ético ao enredo. Uma visão que qualquer um teria se estivesse coordenando um lugar tão caótico. Marjorie Estiano é outra que é natural e tem efeito. Soa abusada e traz irreverência. Apesar de sua personagem seguir um ou outro clichê.

A falha grave da trama é realmente não conseguir ser comparada ao que já vimos antes.


Trailer


Ficha Técnica: Sob Pressão, 2016. Direção: Andrucha Waddington. Roteiro: Renato Fagundes e Leandro Assis - com colaboração de Claudio Torres e Luiz Noronha. Elenco: Marjorie Estiano, Júlio Andrade, Stepan Nercessian, Andrea Beltrão, Ícaro Silva. Nacionalidade: Brasil. Gênero: Drama.Trilha Sonora Original: Antonio Pinto. Fotografia: Fernanda Young. Distribuidora: H20 Filmes. Duração: 01h30min. 

Avaliação: Dois pedidos de socorro (2/5)


17 de novembro, no cinemas!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)