Corra!, de Jordan Peele


Jordan Peele, ator, comediante, roteirista e agora estreando como diretor traz ao público um dos melhores filmes de suspense dos últimos tempos: ''CORRA!''. O enredo segue alguns dias da vida do jovem fotografo Chris (o ator inglês Daniel Kaluuya). Especificamente, o fim de semana em que ele vai conhecer a família branca até o talo da sua namorada Rose (Allison Williams da série de tevê Girls). Chris sente algo muito estranho ao chegar na residência do clã Armitage, mas é com o tilintar de colheres em xícaras que ele confirma que aquela família esconde algo muito sinistro.

Com um linguajar cinematográfico magnifico, o longa foi filmado em 28 dias e, segundo Peele, ele escreveu o roteiro após assistir um standup do ator Eddie Murphy onde ele contava sobre o dia em que o próprio foi conhecer a família de uma namorada caucasiana.

O inusitado, provocador e necessário 'Corra!' chega ao Brasil hoje e tem distribuição da Universal Pictures.

Trailer


O que se torna realmente interessante no desenvolvimento do longa é a construção da ideia de que os brancos estão se 'apropriando da cultura negra'. Vêem o negro como um produto rentável e um mercado altamente frutífero para exploração. Exatamente por causa do secular preconceito instaurado e propagado contra a cor da pele das pessoas. #racismoaocubo

A ideia de que 'um negro não fará falta' ganha contexto, motivo e causa aqui. Isto devido ao fato de que se ele é descartável, então eu, branco e rico, posso usá-lo como quiser nos meus experimentos - Oi, será que já vimos isso antes? poisé. 

Chris, o nosso inocente herói apaixonado, tenta crer que tudo vai dar certo. Que ele só está indo ali dar um 'oi, sogrão', 'tchau, sogrão' e jájá estará de volta pra recortar o mundo com seu olhar fotográfico e cuidar do seu cachorrinho, mas, infelizmente, nada do que se segue é uma novela de Manoel Carlos com Thais Araújo como protagonista. Não mesmo. Ali só vemos terror e estranheza e um medo crescente (se prepare para pensar inúmeras vezes: DÁ NO PÉ MALUCO!!! Frase que ouvimos o melhor amigo de Chris, Rod , interpretado por LilRel Howery, falar à ele milhares de vezes). 

Mas, neh? como suspeitar de um sorriso tão conquistador quanto o da moça abaixo? E se ela ainda fala que ''o pai votaria no Obama pela terceira vez''. Quem não acreditaria? hahahaha. #maisracismosoquedisfaçado



Há um uso claro de linguagem de terror no longa: sons que criam bastante tensão e são inseridos em certas cenas para lhe fazer pular, olhares estranhos, personagens intrigrantes e muito, muito climão.

Peele consegue fazer, inclusive, você rir com sutileza e também de nervoso. Te deixa apreensivo pela segurança do protagonista e a todo instante você quer ir lá salvar ele daquelas seres estranhamente ricos que deixaram ele entrar na casa deles, transar com a herdeira e ainda participar da festa da família. Opa, será que eles deixaram mesmo?

Bem, como estreante na condução, Peele mandou benzaço, mas este não é o seu primeiro roteiro. O artista assinou o script de 'Keanu: Cadê Meu Gato?', em 2016, além do texto das séries de tevê 'Key and Peele' e 'MADtv'. 


O elenco entrega ótimas atuações, desde o irmão maluquinho de Rose, Jeremy (Caleb Landry Jones), ou ainda a governanta esquisitona Georgina (Betty Gabriel) e até mesmo Kaluuya. Catherine Keener parece que nem fez força para ser tão hipnótica e assustadora. Incrível. Allisson não dá show, mas se sai bem, Bradley Whitford ganharia qualquer genro que ele quisesse, mas é LilRel Howery que conquista a platéia. Ele consegue ser o alivio cômico do filme tão bem que quando ele entra em cena você fica pedindo pra ele continuar ali.

A edição do filme é assinada por Gregory Plotkin e vem no ponto certo. A trilha de Michael Abels é um personagem no filme ajudando o terror a crescer em diversas cenas, outro ponto positivo.



Estamos em 2017. 2-0-1-7. Falar sobre 'raça superior'(aff, isso não existe) é necessário e muito bem vindo. Sabe porquê?Porque ainda hoje é a cor da nossa pele que define onde podemos ir, com quem podemos namorar e o que podemos fazer. Triste.Duro.Verdadeiro.

Mas podemos questionar? Não só podemos como devemos! E divertindo geral 'Corra!' faz isto muito bem, pois não só tem uma boa trama, como emprega diversos gêneros, entrega diálogos fortes e personagens com ótimos arcos e a história se desenvolve com honras.
Ficha Técnica: Get Out, 2017. Direção e Roteiro:: Jordan Peele.  Elenco:Daniel Kaluuya, Allisson Williams, Bradley Whirford, Catherine Keener, Caleb Landry Jones, Betty Gabriel, Stephen Root, LilRel Howery, Lakeith Stanfield e Erika Alexander Gênero: Suspense, Terror. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Michael AbelsFigurino: Nadine Haders. Fotografia: Toby Oliver. Edição: Gregory Plotkin. Distribuidora: Universal Pictures. Duração: 01h44min.
Avaliação:  Quatro sensações de perigo à vista (4/5).

Breve nos cinemas!

See Ya!












B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)