Halloween (2018)


Quarenta anos após o lançamento do primeiro filme da franquia (Halloween – A Noite do Terror - 1978), um filme com o mesmo título surge em 2018 como uma espécie de continuação-reboot. É uma continuação do filme original, mas desconsidera todas os nove filmes subsequentes.

Jamie Lee Curtis volta ao papel da velha Laurie Strode, que agora vive em uma casa afastada da cidade e de sua família, que é composta por sua filha traumatizada pela infância que teve com uma mãe obsessiva por segurança; seu genro que a vê como uma figura estranha; e uma neta que tem fascínio sobre a avó, mas é impedida de vê-la com frequência.

O halloween se aproxima e Michael Myers (James Jude Cortney/Nick Castle) aproveita uma transferência do sanatório em que está preso para fugir e atacar novamente. Juntas, Laurie, Karen (Judy Greer) e Allyson (Andi Matichak) – avó, filha e neta – terão que enfrentá-lo. Essa é a noite que Laurie esperou por toda a sua vida para finalmente por fim à trajetória sangrenta de seu algoz.

Trailer


Ficha Técnica
Titulo original: Halloween, 2018. Direção: David Gordon Green. Roteiro: David Gordon Green, Danny McBride e Jeffrey Fradley— baseado nos personagens criados por John Carpenter e Debra Hill. Elenco: Jamie Lee Curtis, Judy Greer, Haluk Bilginer, Will Patton, Rhian Rees, Jefferson Hall, James Jude Courtney, Nick Castle, Virginia Gardner, Mile Robbins e Andi Matichak. Gênero: Terror, suspense. Fotografia: Michael Simmonds. Edição: Thimothy Alverson. Figurino: Emily Gunshor. Distribuidora: Universal Pictures do Brasil. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora: Cody Carpenter, John Carpenter e Daniel A. Davies. Duração: 01h49min.
Seguindo a lógica do filme original, o rosto de Michael não aparece em momento algum. Mas ao contrário dele, no filme deste ano, a máscara do serial killer é mostrada ao público em primeiro plano logo nos primeiros momentos do longa. A máscara branca e desgastada é a face do mal. É ela que representa a ameaça. Tanto que quando em determinado ponto do filme outro personagem cobre o rosto com ela, o perigo é o mesmo.

A trama evoca a força feminina representada por Laurie e sua família. As três mulheres lutam a sua própria maneira contra a barbárie personificada em um homem e as figuras masculinas ao redor são ineficazes. Marido, amigo, médico, namorado, policiais... todos mais atrapalham que ajudam.


Os signos clássicos do gênero estão presentes aos montes, como não poderiam faltar. Mas embora se utilize de jump scares, o filme é muito mais eficiente ao evocar terror quando constrói cenas de tensão e violência com planos fechados de objetos e pequenos pedaços do que está acontecendo.

A história se torna um pouco incômoda quando vemos a personagem que se preparou física e emocionalmente a vida inteira para enfrentar um assassino cometendo deslizes bobos típicos de alguém que não sabe o que está fazendo. Mas frente às qualidades do filme, concordamos em fazer vista grossa e deixar isso passar. Halloween é um ótimo filme temático para curtir o clima do dia das bruxas e estará em cartaz a partir do dia 25 de outubro.

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)