José - 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo



Acompanhar a semana de exibições da 42º edição da Mostra Internacional de Filmes é perceber que existem certas particularidades que algumas das produções provavelmente apresentam em suas temáticas. Umas abordam contextos pessoais (sejam eles atuais ou de décadas passadas) outras escolhem falar de romances não convencionais ou até filmes de terror com ideias completamente fora do comum. E José, de Li Cheng, se enquadra no primeiro exemplo citado, porém, a película não discorre somente sobre uma jornada específica, mas sim de um grupo de pessoas.

O filme conta a história de José (Enrique Salamic) , um jovem gay que vive na Guatemala e, de certo modo, a trama se reduz a esta linha. No seu cotidiano, José não têm exatamente um grande conflito, ou um clímax devastador. A produção tem então um caminhar lento, tranquilo e vai convidando o espectador a entrar na vida deste rapaz e entender os desafios por quais ele passa. ou ainda como é para ele participar de grupos sociais, se apaixonar e, claro, se iludir com o amor.

Mas 'José' não conta apenas a história de seu protagonista. O foco é sim ele lidando com a sua sexualidade - nessa cidade que não o aceita - e sofrendo complicações ao tentar viver o seu romance e não ser prejudicado no trabalho onde ocupa a função de vendedor, porém, ao mesmo tempo a câmera gira e olha para outras histórias. Temos o arco da mãe de José que depende dele, o de seu amante que já passou por agressões por assumir sua sexualidade e até mesmo situações que acontecem no plano de fundo que você pode não reparar,contudo, ainda assim contam algo sobre a vida de alguém.

Ao fim dos créditos, a produção agradece aos milhares de jovens da América Latina por compartilharem as suas histórias de vida e imagina-se que tais depoimentos serviram de base para construir o mundo tão real no qual José vive.  E ali, ele não é o único a estar passando por problemas.


Ficha Técnica
Título nacional/ original: JOSÉ | JOSE. Direção: Li Cheng. Roteiro: Li ChengeGeorge F. Roberson. Elenco: Enrique Salanic, Ana Cecilia Mota, Esteban Lopez Ramires, Alba Irene Lemos, Manolo Herrera. Gênero: Drama. Trilha Sonora Original: Chen Yao. Fotografia: Paolo Giron. Edição: Lenz Claure. Nacionalidade: Guatemala. Ano: 2018. Duração: 85 min. 
Esse realmente não é um filme para todo mundo. É difícil discutir e refletir sobre o argumento de ''que nada realmente acontece'' em seus oitenta e cinco minutos de duração, nada obstante, o não acontecer nos faz refletir e analisar tudo ali. Afinal, a situação é tão próxima da vida real que fica óbvio a não necessidade de sempre termos algum conflito para mudar o curso de nossas vidas. A análise disto já o faz.

Assim, se você se interessa por longas que nos fazem pensar e/ou nos fazem calçar o sapato de outra pessoa, José é exatamente o tipo de filme que você deve ver.

Exibições:
Dia 20/1020:10 - INSTITUTO MOREIRA SALLES – PAULISTA
Dia 21/1021:40 - ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA ANEXO 4
Dia 22/1014:00 - CINEARTE PETROBRAS 2
Dia 31/1017:00 - CIRCUITO SPCINE OLIDO

Informações sobre a mostra:
Twitter: @mostrasp
Instagram: @mostrasp
A programação oficial e mais completa pode ser acessada aqui.

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)