Bumblebee



"And you're bringing me back to life (back)
I was looking for something that I couldn't find
It's a feeling you give me inside
"
Back to Life - Hailee Steinfeld, música tema de Bumblebee

Quando a gente achava que 2018 não podia ser um ano ainda mais estranho, eis que é lançado um filme da franquia “Transformers” ... que é realmente bom?! Pois é, amigos, o diretor Travis Knight - que até hoje só havia em seu currículo a bela animação Kubo e as Cordas Mágicas (leia os comentários da B aqui) -conseguiu realizar uma produção que mantém as cenas de ação repletas de lutas de robôs dos filmes anteriores, mas traz um uma emotividade e um senso de nostalgia que são inéditos na franquia. 

A película é um prequel, ou seja, a trama se passa antes do primeiro Transformers, sendo ambientada no ano de 1987. Durante o auge da guerra civil no planeta Cybertron, entre os Decepticons e a força rebelde Autobots, o jovem robô Bumblebee – até então chamado de B-127 - é enviado à terra para instalar uma base de operações onde seus aliados possam se reagrupar. Porém, agentes da força inimiga o perseguem e ele acaba derrotado, sem voz e assumindo a forma de um volkswagen beetle para poder se camuflar. É assim que ele é levado para um ferro velho, onde é encontrado por Charlie Watson(Hailee Steinfeld), uma adolescente que vem encontrando dificuldades em lidar com a morte repentina do pai. Os dois acabam desenvolvendo uma forte amizade e Charlie se vê envolvida no meio da guerra intergaláctica. 

Ficha Técnica 
Título Original: Bumblebee. 2018. Direção: Travis Knight. Roteiro: Christina Hodson. Elenco: Hailee Steinfeld, John Cena, Jorge Lendeborg Jr, John Ortiz, Jason Drucker, Pamela Adlon. Nacionalidade: Estados Unidos. Gênero: ação, aventura. Música: Dario Marianelli. Fotografia: Enrique Chediak. Produção: Di Bonaventura Pictures, Allspark Pictures, Tencent Pictures Distribuição: Paramount Pictures. Data de estréia: 25 de Dezembro. Duração: 1144 minutos. 
Resultado de imagem para bumblebee 2018 gif

Nunca fui um grande fã da franquia Transformers. Para mim, os filmes não trazem nada de interessante, além de bons efeitos especiais. É explosão demais, destruição demais, futilidade demais e desenvolvimento de personagem e emoção de menos. Por isso, fui assistir Bumblebee sem nenhuma expectativa e acabei me surpreendendo bastante. O triunfo do filme é justamente investir no relacionamento que é formado entre Charlie e o robô. É uma premissa que remete muito à clássicos como “E.T.” e “Gigante de Ferro” que aqui funciona muito bem. Aliás, foi uma sacada muito inteligente trocar a impessoal trama militar e sequencias de ação mecanizadas pela emoção humana. 

Charlie, como muitos adolescentes, se sente deslocada. Para piorar, em casa, ela precisa confrontar a amarga realidade de que o luto por seu pai é solitário, já que a mãe está perfeitamente feliz em seu segundo casamento. Já Bumblebee, se encontra em um planeta estranho, sem voz e sem condições de cumprir sua missão. A solidão dos dois os aproxima e é muito bonito ver como, mesmo sendo tão diferentes, eles conseguem formar um laço especial, apoiando-se mutualmente a superar seus problemas. Hailee Steinfeld mais uma vez se mostra uma atriz muito carismática enquanto seu parceiro de cena, é o robô mais fofo a dar as caras no cinema desde o Baymax, de Big Hero 6

A parte dramática é muito bem construída, mas a película também traz outros elementos que são fundamentais pra que ela caminhe tão bem. A nostalgia mais uma vez prova ser um elemento cativante e aqui, ela aparece principalmente na forma musical. A trilha sonora (escute aqui) é sensacional! The Smiths, Simple Minds, Duran Duran, Bon Jovi... E como Bumblebee acaba aprendendo a se comunicar usando música, se ela não fosse tão bem escolhida, prejudicaria muito o filme. 

Bumblebee : Foto Hailee Steinfeld, Jorge Lendeborg Jr.

Outra coisa que contribui para que a película seja uma sessão pipoca tão divertida é o excelente timing cômico. Diversas cenas conseguem arrancar risadas. E claro, preciso mencionar que as cenas de ação são muito bem orquestradas. Os únicos defeitos que consigo enxergar na película são algumas conveniências do roteiro (como entraram tão fácil em complexo mantido pelo governo?) e o destaque que a trama militar, encabeçada por John Cena, recebe. Nem de longe ela é tão interessante quanto o núcleo de Charlie, porém entendo porque ela é necessária. 

Então é isso... Neste natal, se estiver com a família, os leve para o cinema que Bumblebee vale muito a pena! 

Nota: Quatro beetles amarelos (4/5)

Trailer

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)