Kubo e as Cordas Mágicas


Kubo e as Cordas Mágicas é um longa de animação entregue ao público após anos e anos e anos de trabalho dobrado dos estúdios LAIKA, o mesmo responsável pelas animações em Stop-Motion “Coraline”, “Paranorman” e “Os Boxtrolls”.


Com direção de Travis Knight e roteiro do trio Marc Haimes, Chris Butler e Shannon Tindle, a produção viaja ao Japão antigo para contar a simbólica jornada do menino Kubo (voz original de Art Parkinson) meio as descobertas de sua origem. 

Kubo leva uma vida normal e tranquila em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Todos os dias ele costuma ir ao povoado e brincar de contar histórias com a ajuda de origamis, mas sua progenitora sempre o pede para retornar antes que escureça. O que um dia sai do controle do menino e um espírito vingativo do passado o encontra. O acontecimento transforma completamente a pacata vida do garoto, pois o espírito faz com que todos os tipos de deuses e monstros iniciem uma perseguição furiosa por Kubo. Assim, o jovem acaba descobrindo que para sobreviver terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.

A animação conta com as vozes dos atores Ralph FiennesRooney Mara, Meyrick Murphy, Brenda Vaccaro, Cary-Hiroyuki Tagawa, George Takei, Charlize Theron e Matthew McConaughey.




Ao iniciar da película vemos a mãe de Kubo lutar por sua vida em um pequeno barquinho. Com muita determinação ela chega a uma ilha e lá descobrimos que carrega o pequeno Kubo escondido entre as mantas. Anos se passam e apresenta-se ao espectador o dia a dia de Kubo contando histórias no povoado ali perto. Sua mãe, que outrora parecia tão viva e forte, agora passa seus dias como um fantasma. O pequeno garoto é a unica coisa que lhe dá ânimo e sanidade. Mas algo sinistro acontece e separa os dois, além de deixar a todos na vila muito atordoados. 

Há muito as irmãs da mãe de Kubo, Dia e Noite, o procuram para que ele adentre o clã da família. Seu avô, o Rei Lua, teve uma briga sangrenta com o pai de Kubo e por isto a mãe do garoto precisou fugir. Ao longo de sua jornada, Kubo encontra dois amigos um besouro e um macaco, que mal sabe eles está ali para protegê-lo.
Kubo e os amigos protetores

Kubo e as Cordas Mágicas é simbólico e traz a filosofia oriental muito bem desenvolta pela trama. Envolve a natureza e o meio espiritual de uma forma mística, mas muito apropriada ao filme. Por exemplo, a mãe de Kubo, até certa parte do filme é sua protetora e depois ele encontra uma macaca e um besouro que farão este papel. 

Na cultura oriental, ambos têm forte simbolismo. O besouro rinoceronte, por exemplo, tem o nome de Kabuto, que em bom português quer dizer 'capacete' e refere-se ao capacete de um samurai, já o macaco é visto como proteção contra infortúnios, além de trazer sorte.

 Ambos os personagens estão ligados a Kubo de uma forma muito profunda e a simbologia representa isto naturalmente. Há, inclusive, uma dica clara sobre a real personalidade de um dos protetores, pois ele ou ela tem uma cicatriz que remete a mãe do garoto.


Kubo sozinho têm 48 milhões de expressões faciais
Um filme trabalhoso m stop-motion que gerou um resultado muito positivo. Direção e roteiro conseguem caminhar juntos e toda a arte por trás da história consegue deixar tudo ainda mais belo, apesar das tantas tragédias vividas por Kubo.

 A trilha é do fantástico Dario Marianelli. Que consegue desenvolver toda uma seleção de músicas distintas, independentemente das poucas cordas que o instrumento de Kubo possua. Ao final dos créditos se ouve a linda voz de Regina Spektor com uma versão de ''While My Guitar Gently Weeps'' dos Beatles, enquanto vemos um pouco do trabalho de se criar um esqueleto e se operá-lo com máquinas. Aliás, as técnicas da LAIKA no stop-motion são magnânimas. Usam animação híbrida (bonecos e imagens criadas em computador) e testam esses efeitos manualmente.


Imperdível e altamente indicado.

Trailer

Ficha Técnica: Kubo and The Two Strings, 2016. Direção: Travis Knight. Roteiro: Marc Haimes, Chris Butler e Shannon Tindle. Vozes originais: Charlize Theron, Art Parkinson, Ralph Fiennes, Rooney Mara, Meyrick Murphy, Brenda Vaccaro, Cary-Hiroyuki Tagawa, George Takei e Matthew McConaughey. Nacionalidade: Eua. Gênero: Animação. Trilha Sonora Original: Dario Marianelli. Edição: Christopher Murrie. Efeitos Especiais: Patrick Weinberg. Departamento de animação: Daniel Alderson. Artista conceitual: Ean McNamara.  Artista de Storyboard: Vera Brosgol. Distribuidor: Universal Pictures do Brasil. Duração: 01h42min.

Um filme mais maduro do que muito adulto inseguro e com uma mensagem pra lá de filosófica.

 Avaliação: Quatro cordas mágicas e meia (4,5/5) Excelente.

Não recomendado para menores de 10 anos

13 de Outubro nos Cinemas!

See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)