ALITA  -  Anjo De Combate (3D)


A aclamada série de mangás de Yukito Kishiro 'Alita: Anjo de Combate' (disponível aqui) ganhou adaptação para as telas. O longa, com direção de Robert Rodriguez (Manchete) e roteiro deste último em parceria com James Cameron e Laeta Kalogridis, começou a rodar o mundo no inicio de fevereiro e tem seu debute hoje no Brasil.

Na trama, após milhares de guerras e devastações, o mundo entra em colapso e existem apenas dois lugares para se viver. O paraíso chamado 'cidade de Zalem' ou o inferno titulado 'cidade da sucata'. Ali, ciborgues e humanos dominam e comandam tudo e é com a ajuda do cientista e médico Ido, personagem de Christopher Waltz, que ninguém 'para de funcionar'. Um dia, ao caminhar pelo 'lixão cibernético' criado por Zalem, Ido encontra uma ciborgue, papel de Rosa Salazar, ainda viva, porém sem memórias e a reconstrói. Abalado pela morte da filha que teve com a também doutora Chiren, vivida por Jennifer Connelly, aproveita para dar não só o corpo que fora daquela como também seu nome 'Alita' a sua mais nova protegida. Alita aos poucos vai conhecendo sua nova moradia e fazendo amizades, como com o jovem Hugo, interpretado por Keean Johnson. E não demora muito lapsos de sua vida recente começam a ressurgir em sua mente, onde ela até descobre possuir uma baita habilidade para as artes marciais - o que acaba chamando a atenção do poderoso Vector, Mahersala Ali, e também dos olhos atentos de Zalem. A ciborgue decide então trabalhar como caçadora de recompensas, ajudar quem a cerca e buscar informações sobre quem foi no passado para se encontrar no presente.

Ainda no elenco: Lana Kondor, Eiza González, Jackie Earle Harley, Ed Skrein, Idara Victor e Jorge Lendeborg Jr.


Trailer

O filme tem um inicio bastante envolvente. Alias, o visual por si só já faz você querer saber sobre o que se trata e a sinopse colabora, mas o desenvolvimento da produção falha em vários aspectos. Primeiro por construir sub-camadas frágeis como plano de fundo para auxiliar no deslanche da trama principal e segundo por deixar com que as conveniências ou até os clichês destruam as boas intenções do roteiro.

As construções dos arcos de cada personagem são mega simples, mas se destacam pela força do elenco que se apresenta. Rosa Salazar teve de atuar por todo o filme com uma roupa especial para captar seus movimentos e deixar que os efeitos especiais e visuais a construissem na telona como uma ciborgue de olhos esbugalhados - escolha feita para remeter a personagem a sua origem nos mangás.

Alita se faz doce e vai crescendo aos olhos do espectador, mas muitos questionam a escolha de uma atriz latina (Rosa Salazar) ao invés de uma com origem asiática.

Comparações entre o longa e o anime também vão surgir, já que aquele é sempre um universo muito rico e bem construido, mas em questão de detalhes físicos o filme conseguiu deixar a Alita cinematográfica muito parecida com a que vimos em Gumm (1993).


Christopher Waltz, Jennifer Connelly e Mahersala Ali ganham personagens fortes e fazem valer a voz de cada um. Ali, inclusive, precisa encarnar mais outro personagem, pois como todos na cidade da Sucata tem chips acoplados a si, os poderosos em Zalem podem invadir seus corpos e é nessa hora que ele precisa se transformar e dar espaço a um vilão e inimigo da protagonista.

A jovem Lana Condor (Para Todos Os Garotos Que Amei) faz uma pequena participação aqui como uma das amigas de Hugo que amam jogar 'Motorball'. O esporte altamente perigoso entretém os adolescentes e logo atrai Alita para as quadras, contudo, o que deixa a todos intrigados é a força e habilidade marcial que a ciborgue desenvolve após alguns acontecimentos.


Ficha Técnica

Titulo original: Alita - Battle Angel , 2019. Direção: Robert Rodriguez. Roteiro: Robert Rodriguez, James Cameron e Laeta Kalogridis. Elenco: Rosa Salazar, Christopher Waltz, Jennifer Connelly, Mahersala Ali, Keean Johnson,Lana Kondor, Eiza González, Jackie Earle Harley, Ed Skrein, Idara Victor e Jorge Lendeborg Jr. Gênero: Ação, Scifi. Nacionalidade: Eua,Argentina e Canada. Trilha Sonora: Junkie XL. Fotografia: Bill Pope. Efeitos Especiais: Bob Trevino. Edição: Stephen E. Rivkin e Ian Silverstein. Distribuição: Fox Film do Brasil. Duração: 02h02min.
Se não há expectativas para assistir, nem crie.
E a versão 3D não é lá essas coisas.

Avaliação: Um jogo de vídeo game contemporâneo e setenta e cinco cafés com leite   (1,75/5 ).

14 de Fevereiro nos cinemas

See Ya!



B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)