Família Submersa


A co-produção entre Brasil, Alemanha e Noruega, 'Família Submersa' marca a estréia da produtora, roteirista e atriz Maria Alché na direção. O longa faz um recorte interessante sobre a vida de uma mãe cansada e solitária e seu sofrimento perante a falta de um ente querido.

Em uma Buenos Aires mais quente e deserta que o normal do verão portenho, o mundo de Marcela (Mercedes Morán) desmorona com a repentina morte de sua irmã, que já não era tão jovem assim. A causa e as circunstâncias do óbito não chegam a ser reveladas na trama e o foco se volta para o luto da personagem. Afinal, o acontecimento desaba sobre sua cabeça como uma rocha e esta a prende e a sufoca tirando a graça e as cores da vida, ao menos, esta sensação vai se intensificando com os tons escolhidos para a fotografia do filme. 

Mas a vida segue em frente e parece que ninguém a sua volta percebe tal sofrimento. A rotina não para e seu marido precisa viajar a trabalho deixando-a sozinha com seus afazeres da casa e a incumbência de se desfazer dos pertences da irmã - um monte de roupas e quinquilharias que a transportam à tempos passados. Ademais, plantas e mais plantas atulham seu apartamento fazendo-a lembrar da falecida.


Trailer


Cortinas esvoaçantes escondem cenas de um passado que trás memórias duvidosas e questionamentos sobre sua própria vida. Os ambientes apertados e claustrofóbicos, espaços pequenos e cheios dão a sensação de não se ter liberdade para circular e são o reflexo da vida desta mãe sufocada e em sofrimento. Filhos quase adultos tomam seu tempo como se fossem crianças dependentes, porém ninguém percebe que ela também precisa de colo e aconchego. Falta um ombro amigo e a melancolia que a atriz Mercedes Morán constrói em sua personagem se contrapõe ao marido (Marcelo Subiotto) que não se abre para entender o luto da esposa.

É quando entra em cena um jovem amigo de sua filha, Nacho (Esteban Bigliardi) meio que sem real motivo. Um emprego no exterior que não deu certo e o deixou sem casa e sem rumo. Em tempo, ele se junta a Marcela na empreitada de esvaziar o apartamento para ser vendido. A presença do jovem leva a mulher a viagens e aventuras um tanto quanto sem propósito. Algo como uma fuga da realidade e Nacho passa a consertar e empacotar coisas para preencher sua vida sem perspectiva.




Ficha Técnica

Título original: Familia Sumergida. Direção e Roteiro: Maria Alché. ElencoMercedes Morán, Esteban Bigliardi, Marcelo Subiotto, Ia Arteta, Laila Maltz, Federico Sack e Luiz Carlos Vasconcelos.  Gênero: Drama. País: Argentina, Brasil, Alemanha e Noruega. Fotografia: Hélène Louvart. Montagem: Livia Serpa. Direção de Arte: Mariela Ripodas. Desenho de Som: Julia Huberman. Produtora: Bárbara Francisco. Direção de Fotografia: Hélène Louvart. Música: Luciano Azzigotti. Montagem: Livia Serpa. Design de som: Julia Huberman. Direção de arte: Mariela Rípodas. Figurino: Mercedes Arturo. Maquiagem: Marisa Amenta. Direção de Produção: Georgina Baisch. Produção: Pasto. Coprodução: Bubbles Projects, TVZero, Pandora Film Production e 4 1/2 Films. Coprodutores: Tatiana Leite, Christoph Friedel, Claudia Steffen, Turid Oversveen. Produtores Associados: Rodrigo Letier, Roberto Berliner, Leo Ribeiro. Produtora Executiva: Bárbara Francisco. Assistente de Direção: Victoria Comune. Com o apoio do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais. Projeto vencedor do Concurso INCAA - ANCINE, FSA, BRDE, SorFond (Noruega), Visions Sud Est (Suíça), Film und Medien Stiftung NRW (Alemanha). Distribuição: Esfera Filmes. Duração: 91 minutos

É então ao remexer nas coisas da irmã que Marcela irá desenterrar o passado, visto em flashes durante o filme, e descobre vestígios das vidas das mulheres da família e inicia um auto-questionamento. Sente assim a insatisfação e o torpor que impede a mudança e suas reflexões trazem respostas claras. A percepção triste de que a vida é assim mesmo.

04 de Abril nos cinemas.

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)