Sobibor



Sobibor foi um campo de extermínio nazista localizado na Polônia. Sendo parte da Operação Reinhardt, plano que buscava eliminar judeus poloneses, estimam-se que cerca de 250 mil pessoas foram assassinadas neste campo entre 1942 e outubro de 1943. No dia quatorze de outubro de 1943, em Sobibor, cerca de seiscentos prisioneiros se revoltaram, assassinaram onze guardas da SS e tentaram fugir. Desses, metade conseguiu escapar. 

Escrito por Michael Edelstein, Anna Tchernakova e Ilya Vasiliev, dirigido e estrelado por Konstantin Khabensky o representante russo no Oscar de 2019 “Sobibor” conta a história dessa revolta. 
Trailer

Sobre o processo de desenvolvimento do filme, Khabensky diz: “- Em um determinado momento, senti que queria olhar para a história de uma forma mais geral, de cima, para entender como as diferentes tramas interagem e combinam em uma única imagem. O assunto também desempenhou o papel importante: há muitos filmes sobre a guerra, mas a história sobre a vida das pessoas nos campos de extermínio é um assunto raro no cinema russo”. O longa atinge seu propósito na medida em que há diversas cenas em que os presos conversam entre si e desenvolvem meios para conseguirem organizar a fuga.




Muito da estrutura do filme surge da dualidade colocada em cena entre os soldados nazistas e os presos; os àqueles são sádicos, mesquinhos e estes últimos ainda buscam um mínimo de humanidade em meio à claustrofobia do terror do campo. Ademais, enquanto os militares competem entre si constantemente para terem os melhores itens achados entre os pertences dos vitimas assassinadas, os prisioneiros tomam tempo e conseguem se unir para causar a rebelião. 

Retratar os horrores, as torturas e os assassinatos cometidos pelo regime nazista não é necessariamente uma novidade em películas sobre a Segunda Guerra, todavia, “Sobibor” busca direcionar sua atenção para os dias que antecedem a rebelião e, assim, focar na história da coragem desses presos. Agindo quase como uma contagem regressiva, o filme é dividido entre os treze dias nos quais os prisioneiros arquitetam a rebelião.

O líder da revolta, Alexander 'Sasha' Pechersky (Konstantin Khabenskiy), russo e filho de um advogado judeu, era um soldado do Exército Vermelho que foi capturado por soldados alemães durante a Batalha de Moscou de 1941. Depois de ser capturado, descobriram sua descendência judaica e o enviaram para um campo de concentração localizado em Minsk, na Bielorússia. No dia 18 de setembro de 1942, ele e outros milhares mantidos em cativeiro foram encaminhados para o campo de Sobibor. Pechersky sobreviveu à fuga e dedicou sua vida a seguir os criminosos nazistas que serviram no campo, buscando os membros do movimento de fuga que se espalharam por todo o mundo, tentando manter essa história e o feito heróico dessas pessoas vivo e presente na memória de todos.

Título Original e ano: Sobibor, 2018.
Direção: Konstantin Khabenskiy.
Roteiro: Anna Chernakova, Michael Edelstein, Ilya Vasiliev.
Direção de fotografia: Ramunas Greicius.
Edição: Yuriy Troyankin.
Duração: 110 minutos.
Classificação etária: 16 anos.
Gênero: drama, história, guerra.
Elenco: Konstantin Khabenskiy, Christopher Lambert, Mariya KozhevnikovaMichalina Olszanska, Philippe Reinhardt, Maximilian Dirr, Mindaugas Papinigis, Wolfgang Cerny e Roman Ageev.
Distribuição: A2 Filmes.

25 de abril nos cinemas

Escrito por Raísa Maris

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)