Yesterday


Encontrar sucesso na vida profissional nem sempre é fácil e o cantor e compositor Jack Malik (Himesh Patel) sabe como ninguém o que é lutar por reconhecimento e "morrer na praia". Desde adolescência, Malik canta e tenta mostrar a todos o seu talento, mas não é exatamente visto. Não por todos. Isto porque a amiga Ellie (Lily James) é a única que o incentiva, motiva e até ajuda o homem a conseguir shows. 

Doce, Alegre e super alto astral, a moça parece admirar muito Malik, mas este está tão centrado em si que não dá crédito ao sentimento que pode haver ali. Certo dia, desolado pelo fracasso de um show, Jack está voltando para casa de Bike e é atropelado. Com o acidente, perde alguns dentes e sofre algumas lesões. 

No hospital, Ellie continua a dizer para Jack que ele é bom no que faz e precisa continuar. Contrário ao pensamento e pessimista, ele pergunta se ela ainda "o amará e o alimentará quando ele estiver com sessenta e quatro anos", a jovem não entende perfeitamente o que ele quer dizer com aquilo e Jack percebe que há algo de estranho. 

Ao ir encontrar os amigos, conversa, ri e tira sarro do fato de estar sem os dentes, mas é ao tocar "Yesterday", canção clássica  da banda britânica "The Beatles", que este surpreende a todos e encanta os presentes que dizem nunca terem sequer ouvido a música. Neste momento Jack entende que acordou em uma realidade onde muitas coisas não existem. Os Beatles, são uma delas.

Ao perceber que ninguém realmente sabe ou lembra da banda, começa a fazer versões de todas as canções que consegue ter na memória. Ellie e seu namorado Gavin (Alexander Arnold) o ajudam nas gravações e aos poucos Jack vai conquistando o mundo inteiro e vira um grande astro do rock. Consegue contrato com gravadoras, agentes e até é ovacionado por ninguém mais ninguém menos que o cantor pop Ed Sheeran. Os dois começam a estar constantemente juntos, pois a manager de Sheeran, Debra (Kate McKinnon) convida a estrela em ascensão para abrir a turnê de Ed e logo na sequência começa também a administrar sua carreira. 



O filme entrega uma comédia divertida, mas não tão romântica assim. Temos um casal moderno, mas que de alguma forma fica perdido frente a verdadeira intenção aqui: homenagear 'de leve' uma das maiores bandas que este mundo já ouviu: The Beatles.

Richard Curtis, responsável pelo roteiro, é dono de um currículo invejável: Quatro Casamento e Um Funeral, Simplesmente Amor', Diário de Bridget Jones, Um Lugar Chamado Notting Hill e Questão de Tempo, todos filmes escritos por ele. Assim, não há dúvidas de que esperaríamos algo simples, mas altamente adorável. E, se olharmos desta forma, é o que o resultado final concebe. Sua brincadeira com os nomes dos personagens fazendo referência as canções ou ainda os próprios diálogos tendo este papel são um dos grandes destaques. A proposta da realidade alternativa também nos coloca a pensar o porquê certas coisas não cabem nela, a exemplo, coca-cola, cigarros, certas obras como Orgulho & Preconceito e até o famoso Bruxinho Harry Potter. Algumas bandas também não chegam a existir, como é o caso do 'Oasis', grupo auto-declarado fã de George, Paul, John e Ringo, o que casa perfeitamente ali. Ah, e o 'Aeroporto John Lennon de Liverpool' também perde o 'John Lennon'. Para quem estiver na dúvida se algum dos Beatles aparece no longa, fiquem tranquilos que as escolhas do roteiro nos levam a perceber que apesar dos membros da banda não terem se conhecido, coisas boas podem ter acontecido à eles.

Danny Boyle, que gosta de trabalhar mundos diferentes se encontrando, traz essa pegada novamente e ainda que não inove, realiza algo sútil e que vem como necessidade dentro da trama. Conduz um elenco jovem e conhecido, talvez não tanto Himesh Patel, que vive o nosso protagonista, pois este esteve mais em séries britânicas e conta com poucos filmes em sua filmografia, e engradece muitas das imagens com takes aberto e fechados. As cenas musicais não são em formato exato de um musical, afinal, este não é o maravilhoso 'Across The Universe', longa que também homenageia os Beatles, mas vem para colocar Jack no palco e cantar versões bem iguais ou até em tom de punk rock do acervo licenciado para o filme.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Yesterday, 2019. Direção: Danny Boyle. Roteiro: Richard Curtis - reescrito do texto original de Jack Barth. Elenco: Himesh Patel, Lily James, Kate McKinnon,  Sophia Di Martino, Joel Fry, Ed Sheeran, Meera Syal, Sanjeev Bhaskar, Gus Brown, Michael Kiwanuka, Ellise Chappell, Alexander Arnold, Jane Seaborn, James Corden, Robert Carlyle. Nacionalidade: Reino Unido. Gênero: Comédia romântica, musical. Trilha Sonora Original: Daniel Pemberton. Fotografia: Christopher Ross. Edição: Jon Harris. Figurino: Liza Bracey. Direção de arte: Chris Wyatt, Christa Munro e James Wakefield. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 01h57min.
Patel não precisou de dublagem para realizar as cenas cantando ou tocando. Fez todo o trabalho necessário ali. Além de nos presentear com uma interpretação considerável deste homem com origens indianas que claramente enfrenta os mesmos problemas pessoais e profissionais que muita gente. Lily James também o acompanha em alguns momentos de gravação, mas é algo beeem simples. O cantor Ed Sheeran entre em cena como si mesmo e não faz um atuação zuada, mas é de certa forma uma caricatura de si ou ainda de astros e seus 'egos'. Kate McKinnon está impecável como uma mulher de negócios e representa bem os 'empresários' que decidem trabalhar seus astros em todos os aspectos (mudança de imagem, formato alcançável e etc). 

O filme teve algumas cenas excluídas do corte final, como a personagem da atriz Ana de Armas que viveria uma rival de James (ela aparece no trailer, veja imagem abaixo), mas em suma nada que prejudicou o material . Vale parabenizar ainda a direção de arte que também usa o espaço para trazer referências pop e a fotografia que é usual, mas encantadora. A edição de Jon Harris não enrola, mas perde um pouco o ritmo quando a trama tenta mudar o tom da comédia para o romance. 


Aos fãs, vai fazer muito sentido, e aos otimistas também.

Avaliação: Três realidades alternativas (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

See ya!


B.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)