Todas As Canções de Amor, de Joana Mariani



O filme conta a história de dois casais em épocas diferentes: Chico (Bruno Gagliasso) e Ana (Marina Ruy Barbosa) nos anos 2000, recém-casados que acabam de se mudar para um apartamento na região central de São Paulo. Em meio à mudança, a jovem escritora encontra um rádio velho com uma fita cassete nomeada de “Todas as Canções de Amor”. Esta fita pertencia à Clarice (Luiza Mariani), antiga moradora do apartamento nos anos 90 que estava prestes a se divorciar do músico Daniel (Júlio Andrade), mas antes de tudo acabar ela decide gravar algumas músicas românticas para o seu futuro ex-marido escutar, já que ele nunca ouvia o que ela tinha pra dizer.

Enquanto a fita toca no apartamento ainda cheio de caixas da mudança, Ana tenta imaginar como viviam os antigos moradores da casa e percebe que apesar do nome da fita ser “Todas as Canções de Amor”, todas as músicas, na verdade, são sobre o fim de um romance. Tal ironia deixa Ana tão intrigada que a faz escrever um livro a partir da análise das letras e do que esta acredita ter acontecido com os dois.
Trailer


Ficha Técnica


Título original e ano: Todas as Canções de Amor, 2018. Direção: Joana Mariani Roteiro: Juliana Araripe, Nina Crintzs, Vera Egito, Roberto Vitorino. Elenco: Bruno Gagliasso, Marina Ruy Barbosa, Luiza Mariani, Júlio Andrade. Nacionalidade: Brasil Gênero: Romance, Drama Trilha Sonora: Maria GadúFotografia: Gustavo Hadba. Edição: Letícia Giffoni. Produção: Diane, Maia, Joana Mariani. Distribuidora: Galera Distribuidora. Duração: 01h30min.
Muito mais que os dois casais, a grande estrela da trama sem dúvidas é esta fita abençoada com os maiores clássicos da MPB.  A playlist, recheada de grandes nomes como Chico Buarque, Gal Costa, Marisa Monte, Cartola e Luiz Melodia, embala a história e cada letra ao mesmo tempo que traduzia o que Clarice estava sentindo no fim do seu casamento ainda consegue se referir ao que Ana sente com a construção da sua nova vida de mulher casada. E essas músicas também nos fazem refletir e lembrar de algum momento de nossas vidas no qual queríamos nos declarar para alguém ou se despedir, porém, na falta de palavras uma composição cantou tudo o que precisava dito. A sintonia de ambos os casais em momentos diferentes nos mostra fases distintas do amor: O início, quando conhecemos um ao outro e aprendemos a viver com defeitos e qualidades e o fim deste sentimento, que traz na bagagem o respeito pela história vivida a dois, é algo que existe mesmo quando tudo já está desgastado depois de todas as tentativas de recomeço.  

                   
O filme lançado em 2018 leva o nome de Joana Mariani na direção e arrasa utilizando as músicas como um elemento narrativo graças a curadoria de Maria Gadú, que aparece aqui como diretora musical, e nos presenteia com uma linda seleção de tunes que nos deixam envolvidos por toda a trama. O longa conta com a participação especial de Gilberto Gil, cantando o clássico “Drão”. 

A escolha dos cenários e da fotografia são bem detalhadas: para retratar os anos 90, a diretora optou pelas cenas em tons pastéis, dando a quem assiste a ideia clara de retorno ao passado, enquanto as cenas que rolam nos anos 2000 levam mais cor e luminosidade. Os takes externos são gravados no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo, e o interessante é que as ruas estão vazias então é como se a entrada do casal anos 90 no palco tivesse sido realmente filmado naquela época. Quanto as atuações, vale destacar a atuação de Luiza Mariani e Júlio Andrade que conseguiram transpor na tela todo o desenrolar de uma separação, seja com sua dor ou suas brigas. A dupla Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso apesar de não demonstrar tanta química como par romântico, conseguem entregar o que cada personagem pedia. 
 

Todas as Canções de Amor é um romance de alta sensibilidade, também uma aula sobre sentimentos e relações a partir de canções conhecidas que de tanto tocar nas rádios da vida nunca paramos para interpretá-las. Você pode ouvir a trilha sonora completa do filme no Spotify e se maravilhar.




Disponível na rede TELECINE (clique aqui).   

Escrito por Fran Sanna

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)