O 3º Andar - Terror na Rua Malasaña

Senhoras e senhores, escondam suas crianças, separem os protetores auriculares e preparem suas orações, pois o medo chegará às telas dos cinemas brasileiro esta quinta-feira, 12 de novembro, com 3º Andar - Terror na Rua Malasaña (Malasaña 32, título em espanhol), película de Albert Pintó (Matar a Dios) distribuída pela Paris Filmes.

O filme apresenta a história de uma família que sai do interior da Espanha e vai para a capital em busca de uma vida melhor. Após investir todas as economias, Manolo (Iván Marcos), Candela (Bea Segura) junto dos filhos Pepe (Sergio Castellanos), Amparo (Begoña Vargas), Rafael (Iván Renedo) e do vovô Fermín (José Luis de Madariaga) instalam-se no amplo apartamento recém-comprado no 3º andar da Rua Malasaña, em Madri. Antigo lar de uma senhora solitária, a residência, que até então parecia ser um sonho, torna-se um pesadelo quando eventos estranhos começam a acontecer, pondo a família em risco e levando-os a beira da loucura.

De maneira misteriosa o espectador é introduzido na história pela apresentação da fachada interna de um apartamento, luzes em curto e crianças com medo absurdo de aproximar-se do lugar para buscar um brinquedo caído. Enfrentando o próprio pavor, eles avançam casa adentro e encontram uma senhora sentada em uma cadeira, de maneira imóvel.  Encontro este que não termina de maneira positiva. 

A história avança para quatro anos pós-morte da senhora e com a família entrando no local pela primeira vez. Já nos primeiros momentos pós instalação, o sobrenatural se manifesta. Antes mesmo de entrar no apartamento, ainda da rua, o vovô sente algo estranho e, olhando fixamente para a sacada diz que há uma mulher. Além disso, há fotos da antiga dona que agem no maior estilo Harry Potter e se movimentam, mas sem ninguém perceber, e, claro, as portas que batem sem nenhuma explicação.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Malasãna 32, 2020. Direção: Albert Pintó. Roteiro: Ramón Campos,  Gema R. Neira, David Orea, Salvador S. Molina. Elenco: Begoña Vargas, Iván Marcos, Bea Segura, Sergio Castellanos, José Luis de Madariaga, Iván Renedo, Concha Velasco, Javier Botet, María Ballestero, Rosa Àlvarez, Àlex Fuertes. Gênero: Terror. Nacionalidade: Espanha, França. Trilha Sonora Original: Frank Montasell. Fotografia: Daniel Sosa Segura. Figurino: Eva Camino. Edição: Andrés Federico González. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h44min.
backgroud da família não é revelado, ao menos não em profundidade. Sabe-se que Amparo tinha um namorado no interior e que ela sonha em ser aeromoça; que Pepe é gago e que o vovô tem problemas de saúde. Contudo, não se explica os motivos pelos quais Manolo trata Amparo de maneira tão rude e nem por qual motivo o grupo parece não ser uma família de verdade.

Apesar de 104 minutos de duração, a história consegue envolver o espectador suficiente para não ficar preocupado com o tempo sentado na cadeira, ainda que em alguns momentos decorra de maneira arrastada. A direção de Pintó buscou trabalhar com planos diferenciados e em primeira pessoa, close-ups, além dos planos mais fechados e os de sobreposição (o que proporcionou uns sustos interessantes).



Pode parecer contraditório, mas o roteiro escrito a quatro mãos por Ramón Campos, Gema R. Neira,David Orea e Salvador S. Molina, apesar de funcionar para boa parte da proposta, apresenta furos em sua essência. Sobretudo quando o filme tem em seu trailer a informação de que é inspirado em acontecimentos reais. Para evitar spoiler, mas revelando apenas um: por que cargas d’água a família inteira não retirou os antigos pertences da velha?! Além disso, o filme está recheado de sound scare. Ou seja, prepare os ouvidos quando for ao cinema porque a quantidade de gritos aleatórios e sem propósito concreto soará só para assustar por assustar e em muitos casos, falha.


Em resumo: 3º Andar - Terror na Rua Malasaña é um filme de terror até curioso, mas que não causa tanto medo assim. Sobretudo se você tirar os Sound/Jump Scares descontextualizados. A produção entretém, mas pode te perder em alguns momentos e, caso você não se agarre a nossa senhora da suspensão de descrença, vai achar o filme perdido por conta de umas bobagens cometidas pelos personagens (típicas de todo filme do gênero)... mas a reviravolta ao final consegue ser convincente.


Nota: 2/5

 

12 DE NOVEMBRO NOS CINEMAS

Escrito por Leandro Lisboa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)