Pinóquio | Assista nos Cinemas


Distribuído pela Imagem Filmes, estreia esta quinta-feira (21) nos cinemas nacionais o filme italiano Pinóquio. Na memória de todos por ser um desenho animado eternizado pela Disney, esse clássico da literatura infantil mundial com nacionalidade italiana nascida no século XIX, pelas mãos de Carlo Collodi, ganha nova adaptação para as telonas com a condução do também italiano Matteo Garrone, responsável pelos petardos que foram Gomorra e Dogman, ganhadores de vários prêmios nos festivais mundo afora.

Temos então um excelente diretor revisitando um clássico da literatura mundial e contando mais fielmente a estória do livro, uma fábula moral de um boneco de madeira falante que quer ser um menino de verdade, cujo subtexto é a obediência das crianças aos pais, da ida à escola, do amor ao trabalho, valores morais importantes para a educação infantil de todas as épocas. Tudo contado de maneira bem divertida, com animais falantes, fadas e malandros enganadores, em aventuras sem fim na terra e no mar, mas com esse teor educativo por trás.

A estória em si é a mesma contada pela Disney, mas sem as toneladas de açúcar, mel e bons sentimentos dos seus produtos. Como fábula moral, o livro de Carlo Collodi, ao mesmo tempo que divertia, também aterrorizava as crianças da época, com exemplificação de todos os malefícios que poderiam vir da desobediência aos pais. Devido isso, nessa nova adaptação, vemos um enforcamento, metamorfoses horripilantes, espancamento de crianças e maus tratos a animais. Nada infantil aos olhos de hoje, não é mesmo?!


O nome do diretor e a importância deste clássico infantil atraíram ao projeto um nome de peso do cinema mundial. Quem interpreta o carpinteiro Geppetto é o ator Roberto Benigni, de A Vida É Bela. Aliado a isso, efeitos especiais de primeira, uma cenografia e fotografia encantadoras, mostram que os aspectos técnicos da película foram de primeira linha. É muito interessante verificar as soluções cenográficas que deram às imagens eternizadas no desenho da Disney na década de 40. A baleia que engole os heróis, por exemplo, é um verdadeiro achado, um efeito especial vintage que mostra a percepção do século XIX de um perigo dos mares.

Os 125 minutos do filme passam rapidinho, e estima-se que o público se divitar bastante com o desenrolar do roteiro, entre toques de nostalgia e saudosismo. Para crianças, não é aconselhável, afinal, a suavidade da Disney não existe aqui. Os adultos mais insensíveis talvez não terão paciência para assistir. Mas como produto de cinema, é uma fantasia fascinante e eterna. A sugestão é que todos assistam e apostem no ritmo dessa estória que encanta gerações há séculos.

Nota 7,5/10.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Pinocchio, 2019. Direção: Matteo Garrone. Roteiro: Matteo Garrone - adaptação do clássico de Carlos Collodi 'Pinocchio'. Elenco: Federico Ielapi; Roberto Benigni; Marine Vacth; Rocco Papaleo; Massimo Ceccherini. Gênero: Drama, Fantasia. Nacionalidade: Itália. Trilha Sonora Original: Dario Marianelli. Fotografia:  Nicolai Brüel. Edição: Marco Spoletini. Figurino: Massimo Cantini Parrini. Direção de Arte: Francesco Sereni. Distribuição: Imagem Filmes. Duração: 125min.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)