Medeia por Consuelo de Castro | Assista no Belas Artes À LA CARTE

 

Para os que estão órfãos de frequentar teatros, chega a oportunidade de assistir a um teatrofilme de muita qualidade na plataforma Belas Artes À La Carte. Medeia por Consuelo de Castro, peça que entraria em cartaz em 2020 para comemorar os 10 anos da Cia. BR 116, é a história grega recontada por uma das maiores dramaturgas brasileiras. Castro, falecida em 2016, também trabalhou na TV e roteirizou os filmes Paula - A História de uma Subversiva e (1979) e À Flor da Pele 1976 (1976). Aqui, nos entrega o texto original, mas com outras observações. Afinal, sendo mulher, enxerga a personagem central, Medeia, de forma tão eloquente quanto seu criador, Eurípedes. 

O teatrofilme não é rico apenas pelo texto lindamente apresentado, mas pela criatividade de filmagem visto que para evitar aglomerações, a equipe vem reduzida e muitos deles acumulam funções no trabalho. A protagonista, é vivida por Bete Coelho, e esta divide a direção do filme com Gabriel Fernandes. Ainda no elenco: Luiza Curvo, Michele Matalon, Roberto Audio, Matheus Campos e Flavio Rochaa.

Teaser Trailer  


Ficha Técnica

Título original e ano:  Medeia por Consuelo de Castro, 2020. Direção: Gabriel Fernandes e Bete Coelho.  Elenco: Bete Coelho, Luiza Curvo, Michele Matalon, Roberto Audio, Matheus Campos e Flavio Rochaa. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Distribuição: Pandora Filmes. Duração: 82min. 
Medeia (Coelho), e todos em Corinto, assistem Jasão (Rochaa) se unir a Glauce (Curvo), princesa e filha do rei Creonte (Audio) explicitamente. A traição amorosa põe a mulher enraivecida e esta começa a jogar maldições na princesa e tramar contra a realeza. Tida como feiticeira e uma que se guia pelas paixões, Medeia causa medo e deixa tanto Creontes como Jasão preocupados com o que pode vir a fazer. Por fim, é exilada pelo rei e inicia um plano de vingança, já que não só suas emoções foram traídas, mas tem a percepção de que um jogo político insano também foi colocado em prática para colocar Jasão como comandante dos exércitos do Rei e assim este último teria um novo status na sociedade. 


As ações de Medeia são julgadas por falas de homens a sua volta que negociam os rumos dos eventos. E vemos que nada que ela tenha feito anteriormente para a gloria daqueles que ama é pesado a seu favor. Por fim, é óbvio que os atos da mulher se deram a favor de um único desejo, fazer com que Jasão sofra por tê-la causado tamanha ferida. Em um momento de fúria e revolta, e sem medir as consequências, chega então a machucar irreversivelmente até mesmo aqueles que saíram de seu ventre. 

Os enigmas dos oráculos e tudo que era previsto a ocorrer caem por terra com a vingança da mulher se concretizando. Claro, não deixando de seguir rituais trágicos de toda a história grega e chegando a um lugar sem volta.

Bate Papo com o Elenco


No teatro, o cenário das histórias quase não mudam, mas tem sua função de incógnita e empoderam o uso do minimalismo. Ademais, luz, som e figurino fortalecem  caricaturas ou estereótipos que precisam ser exagerados. Aqui há a essência da dramatização e se adiciona a isto criatividade para enquadrar tragédia tão impactante com elementos cinematográficos técnicos e bem idealizados (fotografia e trilha sonora que o digam). A direção é centrada nas performances sim, mas percebe-se todo um movimento inventivo para colaborar com a entrada da história na mente do espectador e não fazê-lo esquecer as origens da trama.

Com muito domínio do que quer passar, o teatrofilme de Medeia por Consuelo de Castro tem um efeito positivaço nas telas e merece a atenção do público.

Serviço:

Disponível para aluguel por R$ 7,90 no Belas Artes À LA CARTE.

See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)