Na Cidade Branca | Festival Volta ao Mundo: Suiça

Em quase duas horas, este filme, que é uma coprodução suíça, portuguesa e inglesa de 1983, trata de procuras numa cidade branca. O importante diretor suíço Alain Tanner homenageia Lisboa com esse título e o maquinista de navios Paul, vivido pelo ator Bruno Ganz, perde-se entre as ladeiras da cidade, procurando amor, sexo e uma razão de viver.

Estes anseios o marinheiro suíço satisfaz na bela portuguesa Rosa, interpretada por Teresa Madruga, faz-tudo da pensão onde ele se hospeda, depois de desertar do navio onde trabalha. Paul é um eterno angustiado, abandona a suíça Elisa (Julia Vonderlinn), suas obrigações no navio, sua vida antiga, e vira um desocupado, perambulando pela cidade branca, arranjando brigas em prostíbulos e bares de sinuca, seduzindo e se apaixonando por Rosa, a que nasceu perto do castelo.


Ficha Técnica

Título original e ano: Dans La Ville Blanche, 1983. Direção: Alain Tanner. Elenco: Bruno Ganz, Teresa Madruga e Julian Vondelinn. Nacionalidade: Suiça, Portugal e REino Unido. Gênero: Drama. Duração: 108min. Idiomas: Inglês, Alemão, Português e Francês. Disponivel no áudio original com legendas. Faixa Etária: 14 anos.

Cheio de metalinguagens, o roteiro apresenta Paul utilizando cartas e vídeos caseiros para mostrar sua visão do mundo a Elisa, mulher que abandonou na Suíça. E que visão de mundo angustiada! Não sabendo exatamente o que deseja, o marinheiro deixa suas duas mulheres em suspenso, com vidas fragmentadas, numa espera angustiada por uma decisão. Decisão esta que acaba sendo tomada pelo próprio destino.

Essas esperas e procuras pontuam e margeiam o filme. Os atores são excelentes! Bruno Ganz, como sempre, brilha em qualquer papel que pegue. Lisboa é mostrada em toda sua beleza e brejeirice, com suas ruelas com roupas penduradas nas janelas, azulejos e bondinhos subindo as ladeiras. Mas é um filme de personagem que poderia ter aprofundado mais essa questão da angústia. Fica aquele gostinho de quero mais, de tentar entender o porquê dessa procura, dessa indecisão na vida.

Filmes com personagens em crises existenciais existem muitos e cada um mostra sua perspectiva e sua originalidade. Talvez a Alain Tanner tenha faltado esse toque próprio que nos fizesse ter interesse pelas andanças do Paul. Dá a impressão do personagem ser apenas um abusador dos sentimentos femininos, o que provoca uma certa antipatia. Mas assistam e tirem suas próprias conclusões.

Nota: 6/10.


A produção está disponível no Belas Artes À La Carte por conta do Festival Volta ao Mundo: Suiça que acontece na plataforma de 06 a 18 de Maio e é uma parceria exclusiva com a Swiss Film Foundation.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Estreias de Maio

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)