Candango: Memórias do Festival | Alugue no XBPIX


Para aqueles que anualmente entram na fila do Cine Brasília para prestigiar as produções que passam pelo Festival de Cinema mais antigo deste país, o documentário 'Candango: Memórias do Festival', do estreante Lino Meireles, não pode e não deve passar despercebido. Conhecido por seleções provocadoras e debates acalorados, o FestBrasilia sempre foi palco de muito audiovisual de qualidade. Para quem trabalha no ramo ou para os cinéfilos de plantão, conhecer os bastidores do evento e/ou relembrar ocorridos de sua história, faz com que você sinta toda a magia dessa jornada incrível que foi e continua sendo construída. 

Para além do que o Festival é, ou ressoa, também foi impactado com a chegada de novos diretores e produtores à cena, e, claro, pelas fases por qual o cinema brasileiro passou. Assim, em Candango é possível conhecer desde o inicio da organização e sua criação, ideia que nasceu do Professor de Cinema Paulo Emilio para uma ''Semana de Cinema Brasileiro'', na Universidade de Brasília, até os dias mais recentes. Brasília como capital política do país e a UNB como um centro acadêmico importante atraíram um público muito interessado no Festival e a formula do sucesso se deu com auxilio dessa parcela, sem sombra de dúvidas.

Se houve tempo para falar de cinema novo e para se retomar cinema com o festival, não esqueçamos que as festas e algazarras também fizeram parte do espetáculo em um dos hotéis mais tradicionais de Brasília, o Hotel Nacional. Atores, atrizes, produtores, diretores se encontravam por lá e compartilhavam suas experiências por completo. Reuniões estas que foram essenciais para todo um setor o fazendo o se desenvolver com ainda mais consistência.

Se o público exigia bons filmes, os críticos mais ainda. E muitas dessas coberturas, durantes os anos de festival, fizeram com que os cineastas se sentissem atingidos pelas avaliações negativas. Situações inusitadas que até começaram a premiar os críticos na edições iniciais. 

Por ser um festival bastante político e passional, a cada ano, pode se dizer que ele se formatou com um contexto distinto. Diretores que tiveram seus filmes exibidos conseguem ter consciência da importância de se passar pelo FBCB e de como a plateia reagia (e reage) ao filme ali com o coração pulsando. Exibições deram o que falar e os discursos nas premiações também. Para quem nunca participou de um FestBrasília, Candango transparece a história brasileira a partir das lutas contra a censura, a ditadura e etc.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Candango - Memórias do Festival, 2020. Direção e RoteiroLino Meireles. Entrevistados: Walter Mello, Cacá Diegues, Domingos Oliveira, José Eduardo Belmonte, Murilo Grossi, Walter Carvalho, Tizuka Yamazaki, Geraldo Sobral, Helena Ignez, Antonio Pitanga, Othon Bastos, Luiz Carlos Barreto, Berê Bahia, Vladmir Carvalho, Sérgio Moriconi, Walter Lima Jr., Neville D'Almeida, Kakau Teixeira, Nilson Rodrigues, Mario do Rosário Caetano, Fernando Adolfo, Rubens Ewald Filho. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil. Fotografia: Petronio Neto, Rita Albano, Raphael Borghi, André Freitas, Lucas Bobst, Armando Fonseca, Josicarlos Santana, Henrique Lopes. Montagem: Umberto Martins, Bernardo Serpa. Música: Sascha Kratzer, Rafael Maklon. Produtor: Lino Meireles. Produção: Metropoles.com. Duração:119 min.  cor & pb. 
A produção esteve nas seleções da ''44a Mostra Internacional de São Paulo de Cinema'' e também o ''13th Los Angeles Brazilian Film Festival''.

DISPONÍVEL EM XBPIX.COM.BR

Facebook: https://www.facebook.com/candangomemoriasdofestival

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)