Núpcias de Escândalo | Belas Artes À La Carte


James Stewart é um dos maiores atores de Hollywood. Imortalizado em filmes de grandes diretores, ele só ganhou um Oscar de ''Melhor Ator'' em toda sua carreira e foi justamente por Núpcias de Escândalo. O astro que brilhou em faroestes, filmes de suspense, dramas, também agigantou comédias românticas, gênero desta película.

Núpcias de Escândalo é uma delícia de se assistir! Com atuações também magníficas de Cary Grant e Katharine Hepburn, retrata as desventuras amorosas dos ricaços da Filadélfia, Tracy (Hepburn) e Dexter (Grant), divorciados que em meio a rusgas diversas, indisfarçavelmente são muito apaixonados. Para apimentar as confusões dessa comédia romântica, Tracy está prestes a contrair núpcias com um novo pretendente, o insosso George (John Howard). Como a família é muito famosa e dada a escândalos, surgem para cobrir o casamento o repórter Macaulay (James Stewart) e sua namorada, a fotógrafa Elizabeth (Ruth Hussey). A reunião desses cinco personagens numa linda mansão cria as confusões mais divertidas, onde diálogos cortantes soltam farpas de um lado para o outro, até que o final feliz surja.

Dirigido por George Cukor, grande diretor da Hollywood de Ouro, esta comédia romântica foi lançada em 1940, há 82 anos atrás. Era o começo da Segunda Guerra Mundial e esse escapismo cômico era necessário naqueles tempos difíceis. Com certeza, os diálogos e atuações devem ter divertido muito as plateias da época. Eram grandes astros se alternando na tela grande entre beijos e tapas e fazendo todos torcerem por um destino agradável.


Ficha Técnica
Título original e ano: The Philadelphia Story, 1940. Direção: George Cukor. Roteiro: Donald Ogden Stewart - baseado na peça de Philip Barry. Elenco: Cary Grant, Katharine Hepburn, James Stewart, Ruth Hussey, John Howard. Gênero: Comédia. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Franz Waxman. Fotografia: Joseph Ruttenberg. Edição: Frank Sullivan. Duração: 112 Min.
O roteiro é muito bem construído. Não há tempos mortos, os diálogos sucedem-se como uma metralhadora de chistes e diatribes, e todos os personagens brilham, com sarcasmo, ironia e inteligência. Este tipo de filme para plateias adultas, hoje em dia, não é muito comum. Quando resgatamos esses clássicos, observamos como é interessante sair um pouco do padrão usual do cinema contemporâneo e adentrar noutra forma de fazer cinema, que na época era muito popular, de grandes bilheterias. O streaming do Petra Belas Artes tem feito esse excelente serviço de desencavar esses tesouros do passado e apresentá-lo em fácil acesso ao público de todo o Brasil.

A película envelheceu muito bem! Mulheres fortes e decididas, de gênios fortes, guiam a estória, povoada de personagens problemáticos e difíceis, com adultérios, alcoolismos e desilusões amorosas. Obviamente tudo mostrado com os filtros da censura da época. Filme classudo para espectadores inteligentes, como os leitores desse texto. Assistam, se divirtam e aprendam mais sobre a história do cinema nos anos 40, com um dos seus melhores exemplos!

Nota: 8,5/10.

Cardápio Semanal: 27.01.22 - Programa 108

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90.

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE. Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)