Indicações de BLs - Parte II


Com o sucesso dos BLs tailandeses, produções do gênero começaram a surgir em diversos países. Em alguns, de forma mais tímida, em outros com mais impacto. De qualquer forma, é fascinante acompanhar BLs de outros países, pois assim você entra em contato com um pouco da cultura de cada lugar! Agora iremos conhecer séries do Japão, Coréia do Sul e Taiwan!

JAPÃO

Bloom Into You



Ano: 2018
Episódios: 13 (com duração de 20 minutos)
Direção: Makoto Katou

Produções sáficas são uma realidade rara ainda em todo lugar. Por isso foi ótimo ver um anime de qualidade tão alta trazendo um romance entre duas meninas. E além da representatividade lésbica, o anime aborda o espectro ace/aro, que é um tema pouquíssimo discutido até fora do espaço do entretenimento. A série, acaba “sem final”, então se você quiser um senso de completude irá ter que recorrer ao mangá de origem. Mas mesmo assim vale muito a pena!

Koito é uma estudante do ensino médio que embora goste da ideia de romance, nunca se apaixonou – e acha que nunca irá. Quando entra no conselho estudantil conhece Touko, a menina mais popular da escola. Touko se encanta por Koito e logo declara seus sentimentos. Embora não consiga retribuir, Touko concorda em se aproximar da menina. As duas personagens são muito complexas e a jornada delas é tratada com muita delicadeza e profundidade.


Cherry Magic



Ano: 2020
Episódios: 15 (com duração 20 min) + um filme (lançado nos cinemas do Japão. Ainda indisponível)
Direção: Yuasa Hiroaki, Kazama Hiroki
Onde ver: Crunchyroll

Essa série é tão confortável, que você devora os episódios sem nem sentir e depois fica com abstinência da serotonina que ela jogava no seu cérebro. Conta a história de Adachi (Akaso Eiji), que nunca se envolveu com ninguém. No seu aniversário de 30 anos, ele ganha o poder de ler a mente das pessoas e aí descobre que seu colega de trabalho, Kurosawa (Machida Keita), tem um crush nele. Essa situação gera momentos embaraçosos e divertidos.

Life~Love on the Line



Ano: 2020
Episódios: 4 (com duração de 30 minutos)
Direção: Ninomiya Takashi
Onde ver: viki

Ao contrário de outras produções japonesas, essa é mais voltada ao drama. E que drama! Ela expõe com clareza as dificuldades que os jovens LGBT enfrentam na cultura do país, até mesmo para enxergarem um futuro saudável para si mesmos.

Nish (Raiku) e Itou (Shirasu Jin) são dois estudantes que sempre se cruzam no mesmo lugar no caminho para casa. De tanto se encontrarem, uma amizade surge. A amizade vira romance e a série vai acompanhar o desenvolvimento dos personagens até a vida adulta e como fica difícil sustentar o relacionamento quando encaram as pressões da sociedade.

My Love Mix-Up!



Ano: 2021
Episódios: 10 (com duração de 20 minutos)
Direção: Kusano Shogo, Horai Tadaaki
Onde ver: Viki

De uma leveza aconchegante, a história acompanha Aok (Michieda Shunsuke), que pega uma borracha emprestada com Hashimoto (Fukumoto Riko), de quem gosta. Quando a borracha cai no chão outro colega, o sério Ida (Meguro Ren), vê seu nome escrito junto a um coração e acha que é Aoki que gosta dele. Daí começa uma divertida confusão amorosa.

Mr. Unlucky Has No Choice But To Kiss



Ano: 2022
Episódios: 8 (com duração de 20 minutos)
Direção: Yoshino Mamoru
Onde ver: Viki

Ainda em exibição, essa conquista logo de cara. Os personagens são muito carismáticos e te arrancam boas risadas. A premissa é muito legal: Kota (Sota Ryosuke) nasceu com uma nuvem de azar pairando sobre ele. Do tipo extremo mesmo. Quando começa a faculdade, ele conhece Naoya (Sato Yusuke), que ao contrário dele tem uma sorte natural. Kota logo percebe que ficar perto de Naoya parece equilibrar o universo e fazer com que coisas ruins parem de acontecer com ele. Só que essa aproximação confunde o colega, que entende tudo como avanço romântico e "propõe" namoro. Kota nunca pensou em Naoya desse jeito, mas decide enganá-lo para se aproveitar da sorte dele. Só que o feitiço logo se volta contra o feiticeiro!

Sasaki to Miyano



Ano: 2022
Episódios: 12 (com duração de 20 minutos)
Direção: Shinji Ishihira

Uma jornada tocante de autoconhecimento, que provoca reflexões sobre afeição e o que é o amor. Miyano é secretamente um fujoshi, palavra em japônes que significa “garota estragada” e é usada para chamar alguém que é fã de yaoi. Seu gosto pelo gênero um dia é descoberto pelo veterano Sasaki. Sasaki acaba interessado em pegar emprestando os mangás BL e isso aproxima os dois garotos que sentem nascer uma atração que, mesmo consumindo produtos gay, nenhum deles entende.

A série não é só boa pela naturalidade que desenvolve o romance dos protagonistas, mas também por – de forma metalinguística – fazer uma critica sobre como yaoi ainda tem um caráter de fetichização muito forte na cultura japonesa.

CORÉIA DO SUL

Blueming



Ano: 2022
Episódios: 11 (com duração de 15 minutos)
Direção: Hwang Da Seul

Os doramas da Coréia que são BL costumam ser curtos demais. Isso porque produzir conteúdo com protagonista gay ainda é difícil, então eles fazem episódios curtos e depois lançam como filme. É surpreendente a profundidade que Blueming consegue dar aos seus personagens, mesmo com tão pouco tempo. Conta a história de Siwon (Jo Hyuk Joon) que na infância sofria bullying por sua aparência e por ser pobre. Assim, ao entrar na faculdade ele está determinado a ser popular. Só que um garoto o supera, Cha Si Won (Kang Eun Bin), sem nem precisar se esforçar. Isso desperta uma fúria em Daun Hyeong.

Semantic Error



Ano: 2022
Episódios: 8 (com duração de 20 minutos)
Direção: Kim Soo Jung
Onde ver: viki

Finalmente um BL coreano com episódios maiores, embora seja tão apaixonante que você acaba querendo que fossem episódios de uma hora como os Tailandeses. A série fez um sucesso imenso na Coréia, o veículos da imprensa do país apontaram como um marco importante para que BLs sejam melhor aceitas e viabilizadas. Baseada em uma popular webtoon, a história segue o estudante de computação Chu Sang Woo (Park Jaechan) que não tem tempo para “parasitas”, aqueles colegas de grupo que todo mundo já teve que que não fazem nada, mas querem crédito. Um desses parasitas é o designer Jang Jae Young (Park Seoham), que acaba tendo a formatura atrasada por ficar sem nota em um trabalho. Ele culpa Sang Woo e decide fazer um leve bullying. Mas o garoto não é facilmente intimidado, o que desperta a curiosidade de Jae Yuoung. Em uma cartada do destino, Jae Young responde a um pedido de ajuda para desenvolver um jogo, sem saber que foi postado justamente por Sang Woo.

To My Star



Ano: 2021
Episódios: 9 (com duração de 12 minutos) + segunda temp anunciada
Direção: Hwang Da Seul
Onde ver: viki

A série se beneficiaria de episódios mais longos, mas é bem produzida e tem personagens carismáticos. Esses personagens são Kang Seo Joon e Han Ji Woo. Seo Joon (Son Woo Hyun) é um ator muito popular que está com a carreira em crise após se envolver em um escândalo. Enquanto espera a poeira abaixar, seu agente combina para que ele fique na casa do chef Han Ji Woo (Kim Kang Min). As diferentes personalidades dos dois causam bastante atrito, mas logo eles se aproximam.

Where Your Eyes Linger



Ano: 2020
Episódios: 8 (com duração de 10 minutos) 
Direção: Hwang Da Seul
Onde ver: viki

Mais um friends to lovers: Han Tae Joo (Han Gi Chan) é herdeiro de uma empresa rica. Apesar disso, ele tem pouca responsabilidade e leva tudo na brincadeira. A seu lado está sempre Kang Cook (Jang Eui Soo), seu amigo de infância e que atua como seu guarda-costas não oficial. Quando uma menina se declara para Kang Cook, Tae Joo começa a sentir ciúmes do amigo. Seria tarde demais para aceitar seus sentimentos?

TAIWAN

Be Loved in House



Ano: 2021
Episódios: 12 (com duração de 20 minutos)
Direção: Chiang Ping Chen
Onde ver: viki

Algo no clichê enemy to lovers (de inimigos a amantes) é muito irresistível. Talvez a inicial tensão e a construção gradual dos sentimentos entre os personagens gere certa emoção. E para uma trama assim, é preciso que os atores tenham muita química. E isso os atores Aaron Lai e Hank Wang possuem! A série começa quando Jin Yu Zhen (Lai) assume o controle da oficina de metais onde Shi Lei (Wang) trabalha. Ele chega impondo regras injustas, inclusive proibindo namoro, o que impede que dois dos empregados fiquem noivos. Como é o líder da equipe, Shi Lei fica a frente dos protestos. Os dois têm muitos embates, mas com o tempo Yu Zhen vai aprendendo a se abrir e Shi Lei descobre o passado de dores do novo diretor, o que vai o humanizando aos seus olhos.

Plus & Minus



Ano: 2022
Episódios: 12 (com duração de 20 minutos)
Direção: Chiang Ping Chen
Onde ver: Viki

Ainda em exibição, a série segue dois casais: Zheng Ze Shou (Max Lin) e Fu Li Gong (Shi Cheng Hao) são amigos de infância e trabalham no mesmo escritório de advocacia. Li Gong sempre foi apaixonado por Ze Shou, que ignora seus sentimentos, até que um acidente abala a dinâmica dos dois. O outro casal é formato por Kato Yuki (Zheng Qi Lei) e Jian Ying Ze (Matt Lee). Yuki é um bartender que tem uma vida agitada, enquanto Ying Ze é dono de uma lavanderia, tem uma filha e uma vida monótona. Embora muito diferentes, os dois criam uma ligação improvável.

We Best Love



Ano: 2021
Episódios: 6 (primeira temporada) + 6 (segunda temporada)
Direção: Ray Jiang

Conta a história de Zhou Shu Yi (Yu) e seu rival Gao Shi De (Sam Lin), que desde pequeno o vence em todo tipo de competição. Preso na animosidade, ele não percebe que Gao na verdade gosta dele e por isso vive o seguindo. A segunda temporada começa esquisita, mas se desenvolve bem. Além disso, ela conta com um personagem secundário autista, uma representação não tão trabalhada, mas muito bem vinda, mostrando que qualquer pessoa é capaz de encontrar o amor.

FILIPINAS

Gameboys



Ano: 2020
Episódios: 14 (primeira temporada) + um filme + segunda temporada que  deve ser rodada em 2022
Direção: Ivan Andrew Payawal

A produção de BLs nas Filipinas coincidiu com a pandemia do COVID 19. Gameboys então desenvolve sua trama – na maior parte do tempo - através de vídeo chamada. E a dinâmica funciona muito bem! É uma história moderna, que mostra os personagens se apaixonando a distância. 
 
Cairo (Elijah Canlas) é um streamer que se vangloria de ser o melhor em um jogo. Até que um novo jogador o vence e ele busca revanche do oponente, Gav (Kokoy de Santos). Aí vem a surpresa: Gav é afim dele! Cairo rejeita as investidas de Gav, mas o guri é insistente e fica a cada dia mais difícil resistir ao charme dele.

Hello, Stranger



Ano: 2020
Episódios: 8 (com duração de 20 minutos) + um filme
Direção: Petersen Vargas
Onde ver: Youtube 

Mais uma produção desenvolvida durante a pandemia e que por isso usa a dinâmica de vídeo chamada e mensagens. Acompanha Mico (JC Alcantara), que organiza uma noite de jogos com os amigos, quando o popular jogador de basquete da escola, Xavier (Tony Labrusca), entra na chamada e os insulta. Isso cria uma inimizade entre os dois. Então é claro que Mico não fica nada feliz quando é forçado a fazer um trabalho de artes justamente com Xavier.

Like In The Movies



Ano: 2020
Episódios: 8 (com duração de 20 min)
Direção: JP Habac
Onde ver: Youtube 

Essa não acontece através de vídeo chamada, mas é toda contida em só um ambiente. É muito envolvente. Pena que polêmicas de bastidores impediram o desenvolvimento de uma nova temporada. Karl (Paolo Pangilinan), um jovem de 19 anos está no meio de uma crise de identidade. Ele é forçado pelos pais a morar sozinho para aprender a ser independente. Sem dinheiro para se manter, ele propõe ao seu vizinho recentemente desabrigado, Vlad (Ian Pangilinan) que seja seu colega de quarto.

❤️


E aqui chegamos ao final dessa série de posts sobre esse mundo tão apaixonante. Espero que tenham gostado e que se empolguem para assistir!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)