O Lendário Cão Guerreiro | Assista nos Cinemas


O vencedor da categoria ''Truly Moving Picture'', no Heartland Film de 2022, chega esta semana aos cinemas brasileiros. É a animação ''O Lendário Cão Guerreiro''. Um filme cheio de referências cinematográficas, com diferentes traços e estilos e uma narrativa que abraça a inclusão dos mais fracos, o empoderamento feminino e o universo dos Samurais. Tudo isso acontece quando o cachorro Hank chega a vila dos gatos com um sonho: ''aprender a lutar e se tornar um grande Samurai''. 
 
O caminho do aspirante a guerreiro é facilitado pela ambição sem fim do gato Ika Chu, líder de um dos castelos do Imperador Shogun e que fica próximo a uma pequena vila. Ika Chu está de olho em destruir tudo que esteja aos arredores do lugar para assim agradar seu Imperador e ter a posse total do território. Assim, envia Hank para ser aceito na vila como aprendiz e este dá de cara com Jimbo, um ex-Samurai que lutava contra injustiças e defendia os oprimidos, mas o Gato Guerreiro não vai aceitar a tarefa muito fácil e nem todos ali estão lidando muito bem com a ideia de ter um cachorro no local já que é proibido. Contudo, os moradores da vila terão de aceitar toda ajuda possível para defender seu lar.

As vozes norte-americanas da produção são de Michael Cera, Samuel L. Jackson, Ricky Gervais, Djimon Hounsou, Mel Brooks, George Takei, Kylie Kuioka e Michelle Yeoh. No Brasil, Paulo Vieira, Ary Fontoura e Deborah Secco receberam a missão da dublagem. O filme tem direção do trio Chris Bailey, Mark Koetsier e Rob Minkoff, roteiro de Ed Stone e Nate Hopper e é um remake animado de ''Banzé no Oeste'' escrito por Mel Brooks, Norman Steinberg, Andrew Bergman, Richard Pryor, Alan Uger. Ademais, tem referências a película de Akira Kurosawa, ‘’Yojimbo — O Guarda Costas’’. A distribuição é da Paramount Pictures Brasil.

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Paws of Fury: The Legend of Hank, 2022. Direção: Chris Bailey, Mark Koetsier, Rob Minkoff. Roteiro: Ed Stone e Nate Hopper — baseano no filme escrito por Mel Brooks, Norman Steinberg, Andrew Bergman, Richard Pryor, Alan Uger. Gênero: Animação, Comédia, Ação. Nacionalidade: Estados Unidos da América, China, Reino Unido, Canadá. Elenco de vozes originais: Michael Cera, Samuel L. Jackson, Ricky Gervais, Mel Brooks, George Takei, Michelle Yeoh, Kylie Kuioka, Djimon Hounsou. Dublagem brasileira: Paulo Vieira, Deborah Secco, Ary Fontoura. Trilha Sonora Original: Bear McCreary. Edição: Mike Andrews. Design de Produção: Kevin Conran e Kevin Dart. Supervisor de Animação: Goran Backman. Distribuição: Paramount Pictures Brasil. Duração: 01h38min.

Super colorido e com a inserção de estilos de animação distintas (já na sua introdução), o longa tem um humor inteligente e que trabalha muito bem o desenvolvimento dos personagens, até mesmo os fazendo ser conscientes que são personagens e estão em um filme. Não há em si uma briga explicita entre gatos e cachorros, mas aqui vemos que os gatos não toleram cães e pela honra e ética dos gatos samurais, estes são super admirados, até mesmo pelos doguinhos. 

O texto é detalhista não só nos adereços amados por gatos, mas também pela cultura oriental que se faz presente com força. Se há tempo para a jornada do herói, há também para gatinhas mostrarem que podem ser fortes e valentes e suas mães são super empoderadoras. Assim, o resultado é positivo, pois temos inúmeras mensagens de bom tom e que incentivam o crescimento interior. 


Paulo Vieira dubla o protagonista lindamente. O cãozinho Hank tem todo um ar desastrado e de desajustado e a voz do ator e comediante se encaixa como uma luva no personagem. Na versão original, Michael Cera dá vida a Hank. Deborah Secco empresta seu tom de voz rouco e maravilhoso a gata e mamãe Yuki e mesmo aparecendo pontualmente faz a diferença. A super mega badalada Michelle Yeoh vive a personagem no original. Temos ainda o divertidíssimo Ary Fontoura como o imperador Shogun, que nos Estados Unidos tem a voz de Mel Brooks. O dublador oficial do ator Samuel L. Jackson, Márcio Simões, aparece aqui dublando o Samurai que treina Hank já que o ator norte-americano é quem faz a voz deste. No elenco original, ainda temos o super Ricky Gervais dublando o vilão Ika Chu, George Takei como Ohga e Djimon Hounsou como Sumo.


Altamente indicado para toda a família, a animação diverte e tem ótimas lições de aprendizado. Então junte sua turma e vá hoje mesmo aos cinemas.

Avaliação: Dois
samurais de coração puro e meia gatinha guerreira (2,5/5)

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)