O Predador: A Caçada (Prey) | Minha Lista Star+

 
Lá se vão quase trinta e cinco anos desde o lançamento de ‘O Predador’, filme no qual o icônico caçador alienígena de dreads dividia a tela com o autor austríaco Arnold Schwarzenegger. Hoje é considerado um clássico, exaltado por sua narrativa simples que mistura Ação, Ficção Científica e Horror, com ótimos efeitos visuais e fortes cenas de violência gráfica. As sequências que garantiram a sobrevida do personagem-título no Cinema, contudo, não conquistaram o mesmo entusiasmo nem do público, nem da crítica. Os três capítulos seguintes da franquia (assim como os dois filmes do crossover Alien vs. Predador’) tiveram recepção de morna a indiferente e nunca chegaram a fazer jus ao legado do original. Parecia que o Predador não tinha nenhum motivo para voltar aos holofotes. Pelo menos não até agora.
 
O diretor Dan Trachtenberg, conhecido pelo ótimo ‘Rua Cloverfield 10 (leia texto aqui)’, pode se gabar por ser o responsável pela 1ª sequência genuinamente boa da franquia ‘Predador’. Talvez parte do segredo esteja na perspectiva. Ao invés de imaginar mais uma continuação possível para uma história já saturada, a escolha em ‘O Predador: A Caçada’ é ir no caminho oposto.  

Em 1719, nas Grandes Planícies da América do Norte, uma jovem nativa indígena do povo Comanche chamada Naru (Amber Midthunder) almeja se tornar uma grande caçadora. Aliando seus conhecimentos sobre técnicas de cura e sua vocação para reconhecer rastros e caçar, Naru desenvolve sua própria estratégia de caça, que a coloca em pé de igualdade com seu irmão, Taabe (Dakota Beavers). Mas a jovem não contava com a chegada de um caçador nato de origem extraterrestre igualmente interessado em realizar uma caçada no mesmo território.
 
 
‘O Predador: A Caçada’ já é bem-sucedido desde sua proposta. Após mais de 3 décadas de continuações que soavam mais do mesmo, realizar algo original e empolgante parecia algo quase impossível, mas o roteiro de Patrick Aison, baseado em conceito idealizado por ele e Trachtenberg, consegue ir além. Somando-se isso à direção acertada de Trachtenberg, que cria potentes cenas de ação e uma atmosfera repleta de tensão, temos uma grande combinação. Existe aqui uma boa criação de universo e desenvolvimento de personagens, ainda que a simplicidade da história possa fazer parecer tal construção um tanto superficial ou apressada. Ainda assim, o primeiro ato do longa consegue estabelecer muito bem a ambientação da história e o porquê o público deveria se importar com as personas que vivem nela. A ótima contextualização histórica por trás da trama aumenta o grau de imersão e cria um vínculo do público com Naru e seu povo. De modo que quando colonizadores brancos surgem no território do povo Comanche, não exista nenhuma dúvida de quem são os reais vilões.

Com ótimas atuações de seu elenco composto majoritariamente por intérpretes indígenas estadunidenses, ‘O Predador: A Caçada’ prova que não é necessário um elenco estelar com rostos conhecidos escolhidos por um algoritmo para se criar uma obra impactante e que chame a atenção do público. Ainda que se trate de outro capítulo de uma franquia há décadas na cultura Pop, o longa de Dan Trachtenberg encontra sucesso ao partir não da necessidade mercadológica de se manter viva uma propriedade intelectual, mas de se contar uma boa história e criar grandes cenas. Este é o respiro criativo que a saga ‘O Predador’ tanto buscava ter por todos esses anos, mas nunca havia alcançado êxito até agora. 

Trailer


Ficha Técnica

  • Título original e ano: Prey, 2022. Direção: Dan Trachtenberg. Roteiro: Patrick Aison - com arguementos de Aison e Trachtenber baseados nos personagens originais de Jim Thomas e John Thomas. Elenco: Amber Midthunder, Dakota Beavers, Dane DiLiegro, Stormee Kipp, Michelle Thrush, Julian Black Antelope, Stefany Mathias, Bennett Taylor, Mike Paterson, Nelson Leis. Gênero: Ação, Aventura, Drama. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Sarah Schachner. Fotografia: Jeff Cutter. Edição: Claudia Castello e Angela M. Catanzaro. Supervisor de Direção de Arte: Kendelle Elliott. Figurino: Stephanie Portnoy Porter. Produção: 20th Century Disney e Hulu. Distribuição: Disney e Hulu. Duração: 01h39min. Disponível no STAR+

E isso não significa que ‘O Predador: A Caçada’ seja um filme isento de falhas. O ritmo do longa frequentemente empaca e o segundo ato por vezes carece de substância, soando em algumas cenas como um mero prelúdio para a conclusão. Mas, mesmo assim, este prequel consegue horrorizar e cativar um público cada vez mais exigente e desconfiado a respeito das obras que consome. Na guerra entre monopólios multiculturais que lutam para alimentar o público com uma dieta pobre em nutrientes através de filmes genéricos e insossos, ‘O Predador: A Caçada’ é um banquete dos bons.

ASSISTA NO STAR+ 

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)