A Farsa, de Nicolas Bedos | Assista nos Cinemas


A dica para fechar 2022 com chave de ouro é ir conferir “A Farsa” (Masquerade), nova produção do escritor, ator e diretor francês Nicolas Bedos, conhecido por Monsieur & Madame Adelman (2017, disponível na  AppleTV para aluguel) e Belle Époque (2019, disponível no HBOMAXBR).

O elenco é abrilhantado pela diva Isabelle Adjani (Martha Duval), que estreou seu primeiro filme em 1970 (Le Petit Bougnat) e já apareceu em mais de trinta filmes desde então, tendo recebido o ''César'' de Melhor Atriz por Possessão (1981), Verão Assassino (1983), Camille Claudel (1981) e A Rainha Margot (1984). O tempo passou, mas a artista continua belíssima! Se juntam a ela: Pierre Niney (Adrien Saillard), Marine Vacth (Margot Hansen), François Cluzet (Simon Laurenti), Emmanuelle Devos (Carol Laurenti), Laura Morante (Giulia Margoni), entre outros.

A película é um daqueles deliciosos dramas que, com humor ácido e perspicácia, consegue traçar o perfil de uma sociedade abastada e hipócrita, onde o dinheiro fala tão alto, que consegue comprar relações e sentimentos. Poderia até ter palco em Brasilia, mas é ambientado na encantadora Riviera Francesa, um “lugar ensolarado para pessoas sombrias”. Aliás, o filme já pode receber um prêmio por sua fotografia que consegue enaltecer belas paisagens francesas. O público vai sonhar em conhecer aquelas locações. 

Trailer


Ficha Técnica 
Título original e ano: Mascarade, 2022. Direção e Roteiro: Nicolas Bedos. Elenco: Pierre Niney, Marine Vacth, François Cluzet, Emmanuelle Devos, Laura Morante, Marie Febre, Christiane Millet, Nicolas Briançon, James Wilby,Charles Berling, . Gênero: Drama, Comédia, Romance, Crime. Nacionalidade: França.  Trilha Sonora OriginalAnne-Sophie Versnaeyen. Fotografia: Laurent Tangy. Edição: Anny Danché e Clément Selitzki. Design de Produção: Stéphane Rozenbaum. Figurino: Emmanuelle Youchnovski. Distribuidora:  Diamond Films Brasil. Duração: 02h14min. 

Os personagens intrigam pelos preenchimentos de cada um. Adrien, jovem, bonito e extremamente sedutor, tinha uma carreira promissora como bailarino. Mas o destino assim não quis, e um acidente interrompeu sua trajetória. Agora ele leva a vida como gigolô. O homem é ''garoto de companhia'' de senhoras ricas e entediadas. O que parece ser uma vida fácil não é tão glamorosa assim. Adrien tem que se submeter aos caprichos femininos e cumprir seu papel, sem sentimentos. Sem perspectiva de futuro, finge estar escrevendo um livro para preencher sua vida medíocre. Atualmente ele é acompanhante de Martha, atriz idosa, decadente e amarga, que luta arduamente para manter as aparências e o status de outrora. O papel é brilhantemente interpretado por Isabelle Adjani.

 Créditos: Divulgação       
Isabelle Adjani e François Cluzet estão no filme de Nicolas Bedos que ganhou exibição no Festival de Cannes deste ano.

Em uma das festas na residência de Martha, Adrien conhece a linda e sensual trambiqueira Margot, que sobrevive roubando homens ricos e mal amados. Margot sonha com uma boa vida para sua filha, “sem homens para atrapalhar”. Marine Vacth está incrível na personagem. Ambos estão acostumados a dar golpes em parceiros mais velhos, mas vivem solitários. Obviamente, se tornam amantes. Juntos arquitetam um esquema amoral e requintado para dar o golpe perfeito.

                                                                                                                                                                     Créditos: Divulgação    
Na foto, os atores Pierre Niney e Mariana Vacth

Além de Martha, o outro alvo da trapaça será o corretor de imóveis de alto luxo Simon e sua esposa Carol. O casamento morno e rotineiro será alvo fácil. Como parceira na tramóia ainda está Giulia, a manipuladora da ex- amante de Adrien, que se torna muito próxima de Margot. A história caminha entre uma narrativa linear e alguns flashbacks, entregando uma trama tortuosa e bem amarrada. Embora o roteiro possa parecer simples, a maneira como a narrativa é conduzida, de forma dinâmica e divertida, surpreende até os instantes finais.

Há tempos não se via um filme tão envolvente. O tempo passa despercebido. E olha que são mais de duas horas de projeção. Personagens bem construídas e boa atuação fazem toda diferença. A trilha sonora contribui com a dinâmica da película. Aquele tipo de filme que é melhor assistir que tentar traçar comentários que irão estragar as boas surpresas.

Distribuído pela Diamond Films, “A Farsa” chega aos cinemas nesta quinta- feira (22) e merece sua atenção.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)