Avatar: O Caminho da Água, de James Cameron | Assista nos Cinemas


Após treze longos anos de espera, os fãs do mundo cinemático de Avatar finalmente são agraciados com uma sequência da obra que revolucionou a maneira como entendemos o cinema. O filme acabou mudando totalmente a relação dos realizadores com os estúdios e também com a audiência, pois foi com o famigerado 3D que o longa de James Cameron apresentou a forma de apresentação dos filmes passou a ser repensada nas salas. Não só isto gerou impacto no modo de filmar o cenário, os personagens e também no departamento de fotografia. Tudo porque o ecossistema de Pandora introduzido no filme é de uma realidade muito natural e magnânima.

O peso que O Caminho da Água traz consigo quando comparado a seu antecessor é incomensurável. Ademais, o filme que dá sequência a história daqueles personagens é tão grandioso quanto sua primeira caminhada. Isto se deve ao fato de que quando voltamos nossos olhos para a fotografia da produção, assistimos esta dar um passo gigantesco rumo a magnificência gráfica que a atual indústria cinematográfica é capaz de produzir. Avatar 2 é dos mais belos filmes do ano exatamente por tais departamentos, visuais e gráficos, estarem ainda mais desenvoltos.

Para as filmagens de Cameron, a Sony construiu a câmera ''Venice'' com tecnologia ''Higher Frame Rate'' 

O enredo mais uma vez aborda questões ambientais. contudo, desta vez o foco é na família que Jake Sully, personagem do ator Sam Worthington, construiu após os eventos do filme de 2009. E é maravilhoso ver toda a sua família interagindo entre si e com outros personagens. Jake nos apresenta seus filhos e a aldeia e o espectador para para observá-los a vida acontecendo ali. Porém, quando um conflito acontece, todos são forçados a seguir para a vila da água onde aprendem sobre o Caminho da Água: “O mar é vida, o mar é morte”. Assim, junto a sua esposa Neytiri, vivida pela incrível Zoe Saldana, o nosso ex-militar se encontra novamente em um ambiente desconhecido, o que traz a memória semelhança com a trama do filme anterior onde o homem deve aprender a se portar naquele novo habitat e, por fim, se adaptar à ele. Com uma casa nova, a família Sully adquire problemas novos e ainda maiores que os anteriores, algo que a primeira vista poderá soar algo simplório, no entanto, a maneira como Cameron consegue trazer grandiosidade as mais simples situações é algo que merece ser elogiado. 

Se juntam ao elenco, nomes como Kate Winslet, Edie Falco e Cliff Curtis. E retornam aos seus papéis Sigourney Weaver, Stephen Lang, Joel David Moore, CCH Pounder e Giovanni Ribisi.

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: Avatar, The Way of Water, 2022. Direção: James Cameron. Roteiro: James Cameron, Rick Jaffa, Amanda Silver com argumentos de James Cameron, Rick Jaffa, Amanda Silver, Josh Friedman e Shane Salerno. Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Joel David Moore, CCH Pounder, Giovanni Ribisi, Kate Winslet, Edie Falco, Cliff Curtis, Jemaine Clement, Britain Dalton, Brendan Cowell, Trinity Jo-li Bliss, Bailey Bass, Jack Champion, Duane Evans Jr., Filip Geljo. Gênero: Fantasia, Aventura, Ação. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Simon Franglen. Fotografia: Russell Carpenter. Edição: David Brenner, James Cameron, John Refoua, Stephen E. Rivkin. Design de Produção: Ben Procter e Dylan Cole. Supervisão de Direção de arte: Kim Sinclair, Sarah Delucchi, Aashrita Kamath. Distribuição: 20th Century Studios. Duração: 03h12min. 
O longa é acompanhando por uma trilha sonora musical grandiosa, que também revive algumas das composições trilha de Avatar, mas temos também novas ritmos e batidas que conseguem fazer com que o espectador tenha uma imersão quase que imediata com tudo que acontece em tela. O que torna filme e trilha sonora em um amálgama tão perfeito que ainda nos primeiros segundos do longa é difícil distinguir se estamos em Pandora ao lado dos Na'vi ou em uma sala de cinema.

Entretanto, nem tudo são rosas para continuação de uma obra tão emblemática e inovadora. Uma das, senão a maior dificuldade do longa, e que pode incomodar alguns dos espectadores, é que sua trama vem extremamente arrastada. Em outras palavras o diretor faz questão de explicar e demonstrar cada detalhe da jornada que quer contar. Então, imaginem assim, se há a uma sequência onde uma pedra cai, tenha a certeza de que James Cameron vai lhe mostrar como e porquê aquela pedra foi parar naquele local. Neste contexto, vale lembrar também que tais detalhes minuciosos pode sim agradar uma parcela dos fãs, mas é apelativo por demais entregar uma obra que se explique em demasia já que acarreta ainda mais na lentidão dos acontecimentos e não só isto, traz uma edição ainda mais demorada. 

As sequências de Avatar que chegam aos cinemas em 2022 e 2024 custaram em conjunto um bilhão. O Caminho da Água, inclusive, entra para a marca de ser o sétimo filme da história a custar mais de trezentos milhões de dólares.

O veredito, ainda assim, é positivo. Sim, vale totalmente a pena pegar sua pipoca e sentar no escurinho do cinema com aquele ar condicionado bem gelado e conferir Avatar O Caminho da Água. Pela dimensão gráfica do filme, como evidenciado no texto, escolha inclusive a melhor sala do melhor cinema possível, pois desta maneira a experiência será tão única quanto a primeira vez que seus olhos visualizaram Pandora anos e anos atrás.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Ritchie Valens

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)