Decisão de Partir, de Park Chan-wook | Sessões de Pré Estréia


Quem achava que o subgênero cinema noir não tinha mais nada a oferecer, aqui temos Decisão de Partir, nova obra-prima do diretor e roteirista Park Chan-wook, realizador de Oldboy (2003) e A Criada (2016). Park Chan-wook é um exímio criador de estórias e esta película faz jus à sua fama, ganhando o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes 2022. Aliás, ela já tem mais vinte nove premiações na prateleira e outras setenta e quatro nomeações, entre estas, a de ''Melhor Filme em Língua -Não Inglesa'' no bombado Globo de Ouro® que ocorre no próximo ano. O filme também é o escolhido da Coréia do Sul para uma vaga no Oscar. 

Jang (Park Hae-il) e Song (Tang Wei) são um Tom e Jerry adulto e cruel, num jogo de caça onde ambos se machucam e se seduzem o tempo todo. O gato “Tom” é o policial coreano Jang, detetive insone que não descansa enquanto não resolve seus crimes insolúveis. A rata “Jerry” é a chinesa Song, migrante suspeita do assassinato de seu marido coreano.

O marido de Song aparentemente se suicidou, pulando de uma montanha que ele escalou. A polícia coreana suspeita da esposa, pois ela tem um outro crime nas costas, o de ter matado sua mãe na China. Entre narrativas distintas dos acontecimentos, o policial e a suspeita se vigiam, apaixonando-se nesse jogo de voyeurismo, expectativas e desconfianças.

Trailer

Ficha Técnica
Titulo original e ano: Heojil kyolshim, 2022. Direção: Park Chan-wook. Roteiro: Park Chan-wook e Chung Seo-kyung. Elenco: Park Hae-il, Tang Wei, Go Kyung-Pyo, Lee Jung-hyun, Teo Yoo, Shin-Young Kim, Jeong Min Park, Jung Young Sook, Seung-mok Yoo, Seo Hyun-woo, Jeong Ha-dam e Hak-joo Lee. Gênero: Drama, Crime, Misterio. Nacionalidade: Coréia do Sul. Trilha Sonora Original: Jo Yeong-wook. Fotografia: Kim Ji-yong. Edição: Kim Sang-beom. Design de Produção: RYU Seong-hie. Distribuidora: Diamond Films Brasil. Duração: 2h19min.  
Com várias viradas de roteiros, as versões de inocência e culpa da chinesa vão se alternando. Jang perde-se entre as várias narrativas, cada vez mais embriagado pelos mistérios dessa femme fatale. Até que resolve se afastar, declarando a inocência de Song e mudando de cidade, voltando a morar com sua esposa, com a qual tinha um relacionamento à distância.

Mas Song volta a encontrá-lo nessa nova cidade. E mais uma vez assassinatos se sucedem, com a chinesa como principal suspeita e Jang como o policial no seu encalço. Os fatos vão se sucedendo, até o grand finale, trágico, cruel e romântico, coroando o filme como uma das grandes obras da sétima arte de 2022.
                                                                                                                                   Créditos: Divulgação
Decisão de Partir é a submissão oficial da Coréia do Sul ao Oscar 2023

Este é o tipo de filme em que não se pode perder um minuto. O roteiro é cheio de surpresas e a versão dos fatos vai se alternando, num jogo de gato e rato surreal, onde não se sabe quem está caçando quem. Este longa-metragem é uma das provas de que nenhum gênero do cinema está esgotado. Grandes diretores, graças ao bom Deus, ainda conseguem nos surpreender e maravilhar! Nos cinemas de todo o país, a partir de 05 de janeiro, assistam e se deliciem com essa estória romântica cruel e fascinante. 

Nota: 9/10.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)