O Menu, de Mark Mylod | Assista nos Cinemas

 
A ideia original de ''O Menu'', filme de Mark Mylod com roteiro da dupla Seth Reiss e Will Tracy, parte das experiências reais vividas por Tracy na Noruega quando este ficou preso em uma ilha privada após ir para lá para jantar em um restaurante de requinte.

O longa que mistura suspense, comédia e horror contou com um estreia histórica para a 20th Century Studios nos cinemas norte-americanos, pois alcançou exibição em 3.211 salas. O elenco estrelado é encabeçado por ninguém menos que Ralph Fiennes, como o Chef Slowik, e tem ainda nomes como Anya Taylor Joy (Margot), Nicholas Hoult (Tyler), Janet McTeer (Lillian), Judith Light (Anne), John Leguizamo (Estrela de Cinema), Hong Chau (Elsa), Christina Brucato (Katherine), Aimee Carrero (Felicity). 

A degustação desta obra é harmonizada perfeitamente e traz uma deliciosa e inusitada refeição. Tão perfeita, que será servida em uma sequência de pratos, como em um jantar ultrachic. Elegância e sofisticação serão ofertados a doze seletos convidados pagantes, com poder aquisitivo à altura do evento. Eles serão conduzidos a uma bela e isolada ilha, onde conhecerão o Restaurante Hawthorne. Ali poderão esperar pelo melhor da alta gastronomia, ao passo que se trata de uma cozinha comandada pelo renomado e sinistro Chef Slowik, uma versão gourmetizada do conhecido Hannibal Lecter.

As filmagens de ''O Menu'' se deram em Savannah, na Georgia, em 2021

Em uma atuação brilhante de Ralph Fiennes (merece indicação ao Oscar), seremos apresentados a um chef que lidera sua cozinha com rigidez militar e autoritarismo diabólico. Suas palmas assustam! Um cozinheiro que trabalha arduamente para aperfeiçoar sua arte e conseguir entregar pratos sem defeitos que serão degustados e reconhecidos por bons apreciadores. Mas, quando isto não acontece, ele é apenas mais um, que deve ser pago, avaliado e, muitas vezes destruído, pela crítica dita especializada.

Neste sentido, Fiennes entrega o equilíbrio da personagem que oscila entre o profissional bem sucedido, e o homem que guarda uma psiquê fragilizada por conta de um passado mal resolvido e questões com a mãe, que fica literalmente, ali no cantinho. Seu sorriso inexpressivo exprime seu interior. O narcisista vivido por Nicholas Hould, Tyler, divide as boas cenas com o Chef, entregando um ser arrogante e sem noção, que se acha um profundo conhecedor da alta gastronomia, mas está apenas tentando aparecer em um mundo do qual não faz parte. Ter dinheiro nem sempre é sinônimo de bom gosto e refinamento. Sua acompanhante, interpretada pela incrível Anya Taylor-Joy, Margot, que não se encaixa no perfil dos habitués do chef, literalmente cai de paraquedas naquela que será a experiência mais surreal de sua vida. Justamente ela que conhece o lado B da vida e não tem papas na língua. Mas talvez esse seja seu grande trunfo. Simplicidade e opinião própria pode ser um grande luxo. Os outros onze convidados têm histórias em comum e motivos para estar na ilha. Menos ela!

A grande maioria das comidas no filme não eram comestíveis e o elenco precisou ser lembrado disso algumas vezes.

Embora o roteiro não pareça inovador, a forma como ele é apresentado o torna atraente, cativando a atenção do público, com reviravoltas inteligentes. O tempero especial do texto de Reiss e Tracy são as afiadas críticas sociais. "O Menu" levanta a questão sobre os valores atribuídos pela alta sociedade a algo que deveria ser simplesmente alimento e fonte de nutrientes, tornando-o uma experiência gastronômica luxuosa de alto valor monetário, enquanto para grande maioria o luxo seria apenas ter o básico para sobreviver. Também mostra como rebeldes sem união não alcançam a vitória, são apenas vozes expressivas.

Mark Mylod, produtor e diretor britânico, dirigiu episódios da quinta temporada de Game of Thrones, retornando para o trabalho na sexta e na sétima temporada e tem uma filmografia repleta de grandes sucesso na TV como as séries Shameless e Succession. Com esta última, ganhou dois prêmios Emmy na categoria de melhor drama. Os fãs devem então reconhecer seu trabalho. Não só isto, mas Mylod também foi responsável por longas como “Quem é Morto Sempre Aparece” (2005) e “Qual Seu Número” (2011). 

Trailer


Ficha Técnica
  • Título original e ano: The Menu, 2022. Direção: Mark Mylod. Roteiro: Seth Reiss e Will Tracy. Elenco: Ralph Fiennes, Anya Taylor-Joy, Nicholas Hault, John Leguizamo,  Judith Light, Hong Chau, Christina Brucato, Aimee Carrero. Gênero: Suspense, Coméria, Horror. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Colin Stetson. Fotografia: Peter Deming. Direção de Arte: Lindsey Moran.  Edição: Christopher Tellefsen. Figurino: Amy Westcott. Distribuição: 20th Century Fox. Duração: 01h47min. 

A produção apresenta fotografia e cenários com um visual forte e estilizado com cenas ao estilo do programa Masterchef. Aliás, os pratos do filme foram estilizados pela Chef francesa Dominique Creen, primeira mulher a receber três estrelas Michelin em seu restaurante em San Francisco, o Atelier Creen. Para sanar dúvidas, "três estrelas" no famoso Guia Michelin significa uma cozinha excepcional. Recebe tal pontuação quem tem produtos excepcionais, pureza e potência nos sabores. Características que são atribuídas para a cozinha com composições equilibradas e cujos pratos são executados com perfeição.

"O Menu" foi apresentado no Fantastic Fest que concentra filmes de gênero e acontece em Austin, Texas. Além disso, sua estreia aconteceu no bombado Festival de Toronto em setembro deste ano. Mais que um filme, é uma experiência peculiar e surpreendente, que vai deixar a platéia com água na boca!  Diversão garantida e daqueles filmes de suspense com bom manejo de jumpscares.

Após ter tido sua data de estreia no Brasil alterada, a película chega aos cinemas em 01 de dezembro e é imperdível.

Avaliação: Três Estrelas Michelin (3/5).

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)