Uma Mulher do Mundo, de Cécile Ducrocq | Assista nos Cinemas

 
Em dezembro de 2022, a conceituada revista inglesa Sight and Sound anunciou sua lista de 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos. Atualizada a cada década, desta vez ocorreu uma modernização digna de alarde, prenúncio de uma bem-vinda renovação do cânone cinematográfico: Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles, da diretora belga Chantal Akerman, foi considerado por uma lista de críticos de cinema como o melhor filme da história do cinema. Esta foi a primeira vez que um filme dirigido por uma mulher conseguiu o primeiro lugar nesta lista. De 1975, esse filme feminista conta a estória de uma dona de casa entediada com seus afazeres domésticos que, às vezes, é prostituta e assassina. Como qualquer obra de arte de muita qualidade, este longa-metragem, devido sua influência, gerou filhotes, e Uma Mulher do Mundo, de 2021, é uma destas crias.

Dirigido e roteirizado por Cécile Ducrocq, este filme francês conta, de maneira muito realista, a estória de uma prostituta de rua, já próxima de seus quarenta anos, que faz de tudo para ajudar o filho adolescente rebelde a conseguir entrar numa conceituada escola de culinária e se tornar um chefe de cozinha. A profissional do sexo Marie, vivida brilhantemente pela atriz Laure Calamy, é uma personagem complexa: mãe amorosa, ativista dos direitos das prostitutas, xenófoba, racista, ladra. O filho Adrien (Nissim Renard) também não é fácil, rebelde, transfóbico, com baixa autoestima e drogado. Do embate desses personagens tão humanos, sai uma bela estória de resistência e tentativa de mudança.

Adrien foi expulso da escola pública de culinária onde estudava porque colocou maconha no doce que fez na sala de aula. Marie, para salvar o futuro do filho, incentiva-o, apesar do seu derrotismo, a fazer a seleção de uma cara escola particular. Para surpresa de todos, o adolescente passa e a mãe corre atrás de conseguir o dinheiro para pagar a escola.

Esta é a segunda colaboração entre Cécile Ducrocq e Laure Calamy. Elas trabalham antes no curta ''La contre-allée''.

Sem acesso a empréstimos bancários, sem ajuda da família, com poucos clientes, a única saída para Marie é entrar num prostíbulo, onde entra em contato com a dura realidade das prostitutas estrangeiras que foram para a Europa Ocidental melhorar de vida. Replicando atitudes xenófobas e racistas, Marie engana, rouba, faz de tudo para conseguir o dinheiro da escola.

Para saber o resultado dessa busca angustiante por dinheiro e oportunidades, os caros leitores deste texto terão que assistir a película. Mas o produto final é muito humano. É agregador e impactante assistir a filmes com pautas feministas que exibem as profissionais do sexo sem clichês. Marie e seu filho são personagens fascinantes, viajar pela alma humana é fantástico. 

A produção é o lançamento da distribuidora Imovision para esta semana nos cinemas de Brasília, Nitéroi, Rio de Janeiro, e São Paulo. 

Nota: 8/10.

Trailer


Ficha Técnica
  • Título original e ano: Une Femme du Monde, 2021. Direção: Cécile Ducrocq. Roteiro: Cécile Ducrocq e Stéphane Demoustier. Elenco: Laure Calamy, Nissim Renard, Béatrice Facquer, Romain Brau, Maxence Tual e Sam Louwyck. Gênero: Drama. Nacionalidade: França. Fotografia: Noé Bach. Montagem: Sophie Reine. Produtor: Stephanie Bermann e Alexis Dulguerian. Distribuição: Imovision. Duração: 97 min.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)