I Wanna Dance With Somebody: A História de Whitney Houston


A produção de cinebiografias musicais em Hollywood continua a todo vapor. Ao menos uma produção de grande porte deste estilo tem sido produzida ao ano, reconstituindo no Cinema a vida de um ícone da música, relembrando sua carreira e celebrando seu legado. Uma destas “biopics”, lançada em mais de trinta países em dezembro do ano passado, está no menu de estreias neste início de ano e vem com muita expectativa. I Wanna Dance With Somebody: A História de Whitney Houston reproduz a trajetória da diva estadunidense que conquistou o coração do público mundial com sua voz incomparável, retratando seu sucesso meteórico e os dramas ocasionados por ele.

Dirigido por Kasi Lemmons, a película segue a vida da cantora (interpretada por Naomi Ackie) desde seu início no mundo da Música como backing vocal de sua mãe, até ser descoberta pelo produtor musical Clive Davis (Stanley Tucci) e assinar um contrato rumo ao estrelato. O filme reencena episódios marcantes da carreira de Whitney, além de detalhes de sua vida pessoal, como seu relacionamento amoroso com Robyn Crawford (Nafessa Williams), que viria a se tornar sua assistente pessoal e diretora criativa, seu casamento conturbado com Bobby Brown (Ashton Sanders) e o abuso de drogas que veio a afetar sua vida profissional.

Créditos: Sony Pictures       
O filme recebeu duas indicações em premiações pela sua edição musical e montagem geral

Sendo uma cinebiografia autorizada, I Wanna Dance With Somebody (titulo que remete a uma das canções mais icônicas de Whitney) parece evitar se aprofundar em questões polêmicas ou espinhosas da trajetória de artista, se esforçando mais em traçar uma retrospectiva da jornada do ícone, de modo a dramatizar eventos vividos por ela e celebrar suas conquistas e feitos. Neste sentido, o longa acaba por cair na armadilha formulaica de outras cinebiografias e realiza uma colagem de cenas que, apesar de alcançar certo senso de continuidade, falha em estabelecer uma narrativa satisfatoriamente coesa. É como se o roteiro estivesse mais preocupado em mencionar todos os itens de uma checklist do que necessariamente contar uma história, seguindo uma série de atalhos que simplificam passagens da biografia da cantora e superficializam relações com grande potencial dramático em prol do avanço da trama. Escolhas foram tomadas para conseguir espremer as 4 décadas da vida de Whitney Houston que o filme cobre dentro de suas 2 horas e meia de duração, e o longa assume estas escolhas sem olhar pra trás. Talvez a estratégia tenha sido aceitar que existem obras documentais que se aprofundam em aspectos íntimos da vida da estrela e que uma cinebiografia é, antes de mais nada, uma roupagem ficcional da realidade. Sendo assim, tal simplificação e “higienização” visam enfatizar o tom de homenagem e celebração que o longa almeja.

A voz de Whitney Houston é usada no filme em todos os momentos musicais.

A atuação de Naomi Ackie como Whitney é um dos principais destaques do filme. Naomi traz leveza e jovialidade, mas também performance dramática e pesar, navegando com fluidez por tais sentimentos mesmo quando o roteiro parece querer encalhar na praia. Seu desempenho em tela explode energia ao interpretar as canções de Whitney, dando vida à lendária artista e ao mesmo tempo criando uma personagem só sua.

Ainda que I Wanna Dance With Somebody não seja exatamente tão ambicioso quanto a persona real que retrata, deixando de lado grandes ousadias e estilizações cinematográficas, consegue estabelecer dentro de sua construção convencional uma obra envolvente, dançante e pop, apresentando para uma nova geração o fenômeno que Whitney Houston foi e sempre será, mas sem deixar de lado os fãs veteranos da artista falecida em 2012. Um convite a mergulhar na discografia da cantora e descobrir ou relembrar clássicos imortalizados em sua voz.
 
Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: Whitney Houston: I Wanna Dance With Somebody,2022. Direção: Kasi Lemmons. Roteiro: Anthony McCarte. Elenco: Naomi Ackie, Stanley Tucci,Ashton Sanders, Tamara Tunie, Nafessa Williams, Clarke Peters, Daniel Washington. Gênero: Drama, Biografia, Musical. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Chanda Dancy. Fotografia: Barry Ackroyd. Edição: Daysha Broadway. Figurino: Charlese Antoinette Jones. Direção de Arte: David Offner. Distribuição: Sony Pictures Brasil. Duração: 02h24min.
HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)