A Baleia, de Darren Aronofsky | Assista nos Cinemas


Ao bater na porta de um estranho, o jovem pregador Thomas (Ty Simpkins) ouve o pedido de socorro do obeso mórbido Charlie (Brendan Fraser). Ele está tendo uma crise de hipertensão e, para se acalmar, pede ao assustado jovem que leia em voz alta uma redação escolar sobre Moby Dick ou A Baleia, o clássico romance de Herman Melville. À medida que Charlie se acalma e sua pressão se estabiliza, a amiga e enfermeira Liz (Hong Chau) chega. Aos poucos vamos descobrindo a teia de relações que envolve os personagens sofridos deste longa-metragem de Darren Aronofsky e somos apresentados a Ellie (Sadie Sink), a filha rebelde de Charlie, a ex-esposa Mary (Samantha Morton) e à sombra onipresente do amante suicida Liam (Wilhelm Schalaudek).

O excelente, mas irregular diretor Darren Aronofsky, acerta ao filmar a peça teatral do também roteirista Samuel D. Hunter. Com personagens muito humanos, a péssima relação entre eles vai construindo uma estória de sofrimento, superação e amor. Uma das mais belas da temporada, aliás. Com passagens cruéis e angustiantes, o obeso depressivo Charlie é um dos grandes personagens dos últimos anos. A maneira horrenda como a sociedade o trata, sua depressão e baixa estima, seu desprezo pela própria saúde, dão a Brendan Fraser a possibilidade de brilhar numa performance memorável, honrada com a indicação ao Oscar 2023 na categoria de ''Melhor Ator''. A resposta de Charlie a toda essa repulsa e incompreensão do mundo, com muito afeto e ternura, são momentos sublimes do longa.

Todo o elenco de apoio brilha, especialmente a enfermeira Liz. A atriz Hong Chau inclusive foi indicada ao Oscar na categoria de ''Melhor Atriz Coadjuvante''. A britânica Samantha Morton (Ela Disse e Minority Report - A Nova Lei) é incrível em sua pequena ponta e Sadie Sink (Stranger Things) e Ty Simpkins (Homem de Ferro 3 e Sobrentural) também entregam performances memoráveis. A Baleia é filme adulto, com grandes atores e um tema complexo. Tratar de obesidade mórbida e depressão com delicadeza e respeito é uma grande façanha do roteiro; ninguém é tratado como caricatura, presenciamos personagens complexos, aos quais conseguimos demonstrar empatia e respeito.

                                                                                                                     Créditos: Divulgação
O primeiro filme de Darren Aronofsky filmado em formato digital ganhou seu protagonista após o diretor assistir ao trailer da coprodução Alemanha, Brasil e Estados Unidos ''12 Horas até o Amanhecer (2006), estrelada por Fraser. E ele demorou quase dez anos até achar seu ''leading actor''.

Como cinema, o diretor optou por deixar claro que estava filmando uma peça de teatro. Praticamente cenário único, o apartamento onde Charlie fica recluso por suas dificuldades de locomoção, com entradas e saídas de cena dos personagens bem típicas do teatro, com diálogos bem construídos e um pouco artificiais pois literários, esta peça gerou uma grande película, ainda indicado ao Oscar pela Maquiagem excepcional de Fraser, que tem o corpo todo coberto para caracterizar a obesidade.

A BALEIA tem estréia prevista para 23 de fevereiro com distribuição da Califórnia Filmes, mas poderá ser assistido antecipadamente a partir desta quinta-feira (16) nas seguintes cidades do Brasil: Rio de Janeiro, Niterói, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Alphaville, Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Curitiba, Natal, João Pessoa, Fortaleza, Manaus Teresina, Recife e São Luiz do Maranhão. O longa é extremamente comovente e apresenta personagens humanos e e demasiado sofridos. Não se espantem ao chorarem no final, muitos com certeza se enternecerão com a trajetória de Charlie. Grande filme! 

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: The Whale, 2022. Direção: Darren Aranofsky. Roteiro: Samuel D. Hunter - baseada na peça de Samuel D. Hunter. ElencoBrendan Fraser, Sadie Sink, Hong Chau, Ty Simpkins, Samantha Morton. Gênero: Drama. Nacionalidade: Estados Unidos da América. Trilha Sonora Original: Direção de Fotografia: Matthew Libatique. Trilha Sonora Original: Rob Simonsen. Montagem: Andrew Weisblum. Produção:  Jeremy Dawson, Ari Handel, Darren Aronofsky. Distribuição: Califórnia Filmes. Duração: 117 min.

Nota: 9/10.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)