Os Banshees de Inisherin, de Martin McDonagh | Assista nos Cinemas


''Nenhum homem é uma ilha''

Em uma Irlanda dividida pela guerra civil, dois melhores amigos habitantes da pequena ilha de Inisherin tomam lados opostos em uma disputa também civil, de certa forma, mas violenta. Suas diferenças não são políticas e nada têm a ver com a guerra que assola o continente. Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) são personagens que ilustram bem a solidão e a imaturidade afetiva de homens heterossexuais.

Colm é um homem em crise existencial, assustado com o próprio envelhecimento e que acredita que pode criar sentido para sua vida ao compor músicas que teoricamente sobreviveriam a si próprio. Mas este homem está tão doente que é capaz de se autoflagelar para chantagear os outros a satisfazerem seus desejos imediatos. Ele encontra em Pádraic o bode expiatório em que pode depositar toda a culpa de seus problemas. O amigo não é instruído, não tem os mesmos interesses, fala demais de suas próprias aflições cotidianas e, además, os dois passam muito tempo juntos. Logo, na visão deste idoso deprimido e desesperado, sua vida pode ser resolvida dando a Pádraic o tratamento de silêncio e ofendendo-o até que ele se afaste. Assim, terá tempo para compor, ou o mesmo se imortalizar através de sua música e ainda procurar companhias mais prazerosas e enriquecedoras.

Do outro lado, temos em Pádraic um adulto absolutamente dependente do cuidado prático e emocional de outros. Sua irmã Siobhán (Kerr Condon) lhe faz todos os serviços domésticos e administra seus problemas e sentimentos. O restante da responsabilidade por seu bem estar é depositado sobre os ombros de seu único amigo Colm, com quem passa todo o tempo livre. Quando este opta por findar a amizade, Pádraic adoece. Carente de aprovação externa, o protagonista tem a necessidade de confirmar se os demais habitantes da ilha têm a mesma opinião sobre ele que o ex-amigo.

                                                                                        © 2022 20th Century Studios Todos os direitos reservados.
A produção foi apresentada no Festival Internacional de Veneza, em 2022, e recebeu aplausos por quinze minutos. 

Após constatar que é tido por todos como uma espécie de tolo ingênuo e inconveniente, Pádraic passa a buscar que seja reconhecida a única qualidade que ele tem certeza que possui: a gentileza. O homem passa a medir as pessoas por esta única característica, separando o mundo entre aqueles legais e aqueles rudes. Cego de indignação, não entende como uma pessoa tão simpática quanto ele pode despertar irritação em alguém. Pádraic se recusa a ser rejeitado e importuna Colm de maneiras que escalonam ao nível do absurdo para que voltem a ser amigos.

Sua maior companhia passam a ser os animais de sua pequena fazenda. Em especial a burrinha Jenny, a quem ele estima tanto quanto se estimaria um cachorro ou gato. Jenny tem até o direito de dormir dentro de casa, para desespero de Siobhán, que tem que limpar as fezes. A mulher, objetiva, prática e bem letrada, tenta diminuir os danos das brigas do irmão e o defende com veemência sem, no entanto, perceber que ela ocupa o mesmo lugar de Colm: o da pessoa que não quer ser incomodada, que não aprecia a presença dos demais por não considerá-los à sua altura. De forma mais elegante e pacífica, Siobhán afasta as tentativas de aproximação da vizinha e da dona da mercearia enquanto finge que os cuidados com seu irmão são o motivo de nunca ter se casado.

O protagonista é um sujeito que não consegue aceitar um rompimento de laços e insiste em gritar aos quatro ventos que é um cara legal enquanto toma atitudes torpes. Pondo desta forma, fica bem claro que este é um filme sobre, dentre outras coisas, as falhas psicossociais da masculinidade. Mas o xis da questão vai além disso. Com caráter anedótico, o roteiro de Martin McDonagh apresenta o absurdo da situação desses dois homens enquanto a comunidade em torno deles justifica cada um de seus comportamentos.

                                                                       © 2022 20th Century Studios Todos os direitos reservados.
Filmado em um período dois meses, no lado oeste da Irlanda, ''Os Banshees de Inisherin'' traz quatro atores irlandeses que já trabalharam juntos em diversos filmes. Além também de trazer um novo encontro de todos eles com o diretor. 

Assim como qualquer representação de cidade pequena, em Inisherin os habitantes são reduzidos a arquétipos de suas profissões ou características primárias: o dono do bar, a fofoqueira, a solteirona, o policial, o intelectual, o rabugento, o chato, o idiota (que pode ser tido no personagem de Barry Keoghan). A diferença é que a narrativa se debruça sobre uma meia-dúzia destes para lhes dar a profundidade que extrapola o clichê. Pádraic vê com maus olhos as mudanças em sua rotina da mesma forma que o progresso não é bem vindo na cidade. A natureza bucólica (fotografada belamente) serve de pano de fundo para as vidas entediantes daqueles que ali vivem.

Seria um filme fácil de entediar também o espectador não fosse a maestria de McDonagh em inserir aqui e ali acontecimentos de proporções surreais que dão uma sacudida na história, transformando-a numa tragédia inesperada e cômica. A aparição agourenta da vizinha idosa ajuda no toque de absurdo que este conto sustenta. E a figura de um homem pelado, de pênis flácido e cap militar, é um exemplo das imagens poderosas que ditam as sacadas irônicas que o longa-metragem entrega.

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: The Banshees Of Inisherin, 2022. Direção e Roteiro: Martin McDonagh. Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon, Barry Keoghan, Gary Ludon, Pat Shortt, Sheila Flitton, Bríd Ní Neachtain, Jon Kenny, Aaron Monaghan, David Pearse, John Carty, Oliver Farrelly, Lasaírfhiona Ní Chonaola, James Carty, Conor Connolly. Gênero: Drama. Nacionalidade: Irlanda, Reino Unido, EUA. Fotografia: Ben Davis. Edição: Mikkel E.G. Nielsen. Figurino: Eimer Ni Mhaoldomhnaigh. Design de Produção: Mark Tildesley. Trilha Sonora Original: Carter Burwell. Distribuição: 20th Century Studios. Duração: 114 minutos.

O longa recebeu oito indicações ao Globo de Ouro 2023, onde saiu ganhando três prêmios. Entre eles, ''Melhor Filme Comédia ou Musical'', Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical'' e ''Melhor Roteiro''. A produção também já ganhou mais cento e cinco prêmio ao redor do mundo e foi indicada a nove categorias no Oscar. 

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)