Andança - Os Encontros e as Memorias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz


Democracia, negritude e samba são assuntos atuais? Claro que sim! Chegando-se mais uma vez perto da maior festa da cultura brasileira, o Carnaval, percebe-se o quanto estes temas são contemporâneos e definem a identidade brasileira. O diretor, roteirista e montador Pedro Bronz teve a sensibilidade e a oportunidade de editar filmagens caseiras da cantora brasileira Beth Carvalho e realizar um grande documentário: Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho.

Exibido em 2022 no Festival do Rio, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também no Festival de Aruanda, o filme conta com co-produção da TvZERO, Globo Filmes, Globo News e Canal Brasil. Com estreia esta semana em salas de cinema de todo o país, o filme é uma grande homenagem à trajetória de Beth Carvalho, a eterna Madrinha do Samba, nascida em 1946 e falecida em 2019 na cidade do Rio de Janeiro.

Amante de registrar seus momentos em filmagens caseiras, Beth Carvalho arquitetou um material riquíssimo e extremamente afetivo da história do samba e da cultura brasileira. Desde seu início na bossa nova, passando pelos Festivais de Canção, gravações de clássicos do Cartola, peregrinações pelas rodas de samba dos morros cariocas, disseminação do pagode das comunidades no mainstream das gravadoras e mídias da zona sul carioca, sua vida mescla-se com o gênero do samba, justificando plenamente sua alcunha carinhosa de madrinha e incentivadora de novos talentos deste gênero tão nacional.

Trailer

 

Ficha Técnica 

Título original e ano:  Andanças - Os Encontros e as Memorias de Beth Carvalho, 2022. Direção: Pedro Bronz. Roteiro: Pedro Bronz e Leonardo Bruno. Gênero: Documentário, Biografia, Musical. Montagem: Pedro Bronz. Produção: Roberto Berliner e Leo Ribeiro. Produção Executiva: Leo Ribeiro, Sabrina Garcia e Anna Julia Werneck. Coordenação Executiva: Fernanda Calábria. Coordenação de Pós-produção: Nat Mizher e Cel Mattos. Mixagem: Denilson Campos. Coloristas: Hebert Marmo e Anuar Marmo. Assistente de Edição: Mel Cunha. Produção: TvZero. Coprodução: Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. Distribuição: TvZero. Produtora associada: Cineclube Pela Madrugada e Luana Carvalho. Patrocínio: Antarctica. Incentivo: Governo do Estado do Rio de Janeiro/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Classificação: Livre Duração: 115 min.

O diretor aproveitou bem o material caseiro filmado pela equipe de Beth, registrando momentos belíssimos da história musical brasileira, com nomes do porte de Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Cartola, Nelson Cavaquinho, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e muitos outros, brilhando em registros de gravações de sambas hoje em dia clássicos.

A dimensão político-social de Beth também é amplamente demonstrada em suas entrevistas e discursos. Sua defesa da negritude brasileira, da cultura popular, dos gêneros musicais dos morros é registrada em momentos antológicos. Seu posicionamento político nas Diretas Já, no apadrinhamento de talentos escondidos da periferia, na defesa e popularização do pagode, emociona e faz ver ao espectador como uma pessoa pode moldar, com coragem e dignidade, os rumos da cultura brasileira. Como uma verdadeira enciclopédia do samba, este documentário é obrigatório de se assistir, até para se entender melhor o momento atual da cultura brasileira. Assistam e se deliciem com os sambas cantados por Beth Carvalho!

Nota: 9/10.
 

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)