Dançando no Silêncio, de Mounia Meddour | Assista nos Cinemas

 
Houria, personagem da atriz Lyna Khoudri (Os Três Mosqueteiros: D'Artgnan), é uma mulher com um grande amor pela dança. É bailarina e ao mesmo tempo trabalha como pode para ajudar a mãe Sabrina, papel de Rashida Krani. Também descola algum dinheiro em apostas de lutas/rinhas de animais onde estes ganham nomes de políticos presidentes como Obama, Putin ou Donald Trump. Porém certo dia um dos donos dos animais fica irritado com uma das brigas e com quem ganha dinheiro no lugar. Vê Houria saindo às pressas e a persegue causando um trauma na moça, pois ele a empurra da escada e a machuca para pegar o dinheiro.

A jovem estava prestes a se apresentar para um grande crítico de Ballet, porém acorda na cama de hospital machucada e com fraturas graves na perna. Dali em diante sua vida muda completamente e tem que iniciar fisioterapia para voltar a andar. Também se vê atormentada pela pouca ação da polícia para pegar o homem que a agrediu. A mãe está sempre ao seu lado e ela mantem uma amizade grande com uma moça que trabalhava junto a ela como camareira. Suas conexões também se transformam quando inicia a fisioterapia e descobre que ensinar as mulheres do lugar a dançar pode ser algo que ajude com seus traumas. E diz a amiga que tem vontade de ter uma escola de dança. Assim, vai montando com suas alunas e amigas espetáculos que evidenciem a força da dança e a faça se movimentar e não pensar no que sofreu.

O longa passou por cerca de dez festivais ao redor do mundo e a atriz argeliana Lyna Khoudri é ganhadora de prêmios como o César Awards (''Most Promissing Actress'') de 2020 e tem mais duas indicações uma também ao Cesár e outra no Festival de Veneza por suas perfomances em filmes que participou.
         
                                                                                                                                                    Créditos: Divulgação
''Houria'', título original do longa, estreou na frança em circuito comercial em março de 2023.

A película de Mounia Meddour fala de um mundo onde mulheres são guerreiras e por serem tão resistentes, sobrevivem. Junto a arte a protagonista encontra toda sua força para continuar, apesar do trauma da agressão sofrida. Não somente isto, mas aos abalos sísmicos que acontecem na caminhada da vida como a perda de uma amiga muito próxima. Encontra força também na família que continua lutando por ela e está sempre segurando sua mão. Houria tem seu momento de expressar dor, mas luta por pela vida e traz a arte para perto de todos que a cercam. Ilumina a todos quando dança e motiva também. Não se coloca de vitima em nenhum momento e cobra da polícia uma reposta quanto a sua agressão, e mesmo que pessoas que saibam ou conheçam o homem que a atacou fale que ela deve fazer isto ou aquilo para se manter a salvo, não arreda o pé de sua vizinhança e continua dançando com o grupo que monta na fisioterapia. Transforma dor em arte e vai amenizando suas dores internas com a movimentação do seu corpo, alma e pensamento.

O filme tem inúmeros personagens que se expressam pelo dialogo, mas não nossa protagonista e alguns outros coadjuvantes. Assim, o uso da linguagem de sinais permeia todo a obra de Meddour e se conecta aos movimentos de dança apresentados. 

Temos uma lista de canções pop  e de inúmeras nacionalidades ''Single Ladies'', de Beyonce, ''Gloria'', de Umberto Tozzi e ''Felicita'', de Al Bano & Romina Power) que ressoam em diversas cenas fazendo a película brincar com os ouvidos do público que não tem costume em assistir filmes falados em francês.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Houria, 2022. Direção e Roteiro: Mounia Meddour. Elenco: Lyna Khoudri, Rachida Brakni, Nadia Kaci, Hilda Amira Douaouda, Meriem Medjkane, Zahra Manel Doumandji, Sarah Hamdi, Sarah Guendouz, Amina Benghernaout, Camila Halima-Filali, Marwan Fares, Hassen Ferhani. Gênero: Drama. Nacionalidade: Argélia.Trilha Sonora: Maxence Dussèr, Yasmine Meddour. Direção de Fotografia: Léo Lefèvre. Desenho de Produção: Chloé Cambournac. Produção: Lyna Khoudri, Rachida Brakni, Amira Hilda Douaouda. Montagem: Damien Keyeux. Distribuidora: Pandora Filmes. Duração: 104 minutos.
Lyna Khoudri está em cartaz no Brasil com a produção ''Os Três Mosqueteiros : D'Artagnan'', mas aqui é protagonista e naquele é somente o par romântico do protagonista. Aqui tem tempo para mostrar sua força como atriz e esmiuçar as características e detalhes que precisa para fazer esta dançarina real e identificável. O simbolismo do universo feminino está presente em todo o filme vale muito assistir ao filme.

HOJE NOS CINEMAS 

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)