Não Espere Muito do Fim do Mundo, de Radu Jude | 47ª Mostra SP


PERSPECTIVA INTERNACIONAL | Mais informações

Com quase três horas de duração, a coprodução europeia Não Espere Muito do Fim do Mundo é uma metralhadora satírica que ataca tudo e todos; não deixa nenhuma instituição, nem pessoa ilesas. Essa explosão de criatividade e bom humor deixa o espectador atordoado, contudo, falta uma certa unidade ao roteiro. Essa é uma característica do diretor romeno Radu Jude. Seus arroubos de imaginação já criaram filmes como Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (2021), vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim (e que também foi exibido em edições passadas da Mostra), e Eu Não Me Importo se Entrarmos para a História como Bárbaros (2018), ganhador do prêmio de melhor filme no Festival de Karlovy Vary. Radu é um diretor de festivais e amplamente reconhecido com prêmios diversos. Mas a fórmula da sátira criativa é usada com certo exagero em seu novo filme, o que, por sua vez, em alguns momentos, causa tédio. 

Angela (Ilinca Manolache) é a faz-tudo de uma produtora audiovisual. Trabalhando num vídeo de treinamento de segurança de trabalho, patrocinado por uma empresa austríaca, passa o dia percorrendo Bucareste e entrevistando acidentados no trabalho, procurando o perfil certo para a peça audiovisual. Enquanto se envolve nessa rotina extenuante de trabalho, diverte-se no TikTok, encenando, através de filtros do app, vídeos de um personagem machista, desbocado e misógino, de muito sucesso nas ruas da Romênia. A escolha estilística do diretor foi filmar em um preto e branco sujo e poluído as aventuras dessa romena tão simpática e engraçada, enquanto a fotografia das suas filmagens de entrevistas para o vídeo de treinamento e para o TikTok é colorida.

Em paralelo temos o diário de viagens de uma taxista da época comunista, onde se mimetiza com um resultado delicioso a estética da televisão dessa época. A fotografia nesses segmentos é a cores e em alguns momentos usa-se câmera lenta. Observamos as cantadas machistas que ela leva, seu namoro com um passageiro ocasional e o futuro casamento, numa paródia dos “saudosos” tempos do ditador Ceausescu.

Créditos: Divulgação 47ª Mostra SP
O longa foi submetido a competição do Oscar 2024 para a categoria de ''Melhor Filme Internacional'' pela Romênia

As trajetórias dessas mulheres tão diferentes encontram-se quando o filho adulto da taxista é o acidentado perfeito para o treinamento de segurança do trabalho que vai ser filmado na empresa onde ocorreu este um ocorrido terrível, responsável por deixar o entrevistado numa cadeira de rodas. Começa-se então uma sequência hilária onde tenta-se filmar esse vídeo e nada dá certo.

É uma saraivada de piadas sem fim! Nada é deixado em pé depois de passar pelo olhar de Radu Jude. Referências inteligentes sobre arte, política, relacionamento, sucedem-se numa velocidade incrível, sempre numa filmagem inusitada e ousada. Piadas sexistas aqui são permitidas. Nesse roteiro politicamente incorreto, sobram farpas para o diretor Uwe Boll, que aparece como ele mesmo, e para a participação especial da atriz Nina Hoss, diva do excelente diretor Christian Petzold, que aqui interpreta a executiva austríaca que é tataraneta do grande escritor Goethe.

Trailer Internacional


Ficha Técnica

  • Título original e ano: Nu astepta prea mult de la sfârsitul lumii, 2023. Direção e Roteiro: Radu Jude. ElencoIlinca Manolache, Nina Hoss,  Ovidiu Pîrsan, Dorina Lazar, Andi Vasluianu. Gênero: . Nacionalidade: Romênia, Luxemburgo, França e Croácia. Fotografia: Marius Panduru. Edição: Caalin Cristutiu. Design de Produção: Cristian Niculescu e Andreea Popa. Figurino: Radu Jude. Design de Som: Marius Leftãrache. Produtora: 4 Proof Film. Duração:163min. 

Tendo paciência com a longa duração e com o inusitado das cenas, o filme é um grande deleite. Algumas escolhas da direção às vezes não caiem bem, são cansativas, uma cena de vários minutos com cruzes de beira de estrada, por exemplo, mas o resultado final é maravilhoso, pois uma sátira bem construída para zombar-se muito desse mundo contemporâneo é saudável e faz bem. 

Nota: 8/10.

Vinheta da Mostra

Site Oficial: https://47.mostra.org/

#mostrasp #47ªmostra #47mostra
 
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Youtube: /mostraSP
Facebook@mostrasp

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)