Os Farofeiros 2 | Assista nos Cinemas


Em 2018, um grupo de colegas de trabalho ficcionais resolveu viajar juntos no ano novo e deram ao público brasileiro momentos de muita diversão em Os Farofeiros. Com roteiro de Paulo Cursino (Mussum, O Filmis) e direção de Roberto Santucci (Tudo Bem no Natal Que Vem), a produção escrachada e com inúmeros personagens que retrataram o povo de forma estereotipada trazia uma criança narrando em sua redação escolar como foram as ''memoráveis'' férias escolares, porém, deixando claro que estes eram acontecimentos os quais ela gostaria de esquecer. O garotinho acaba sendo engolido pelos momentos reais da trama e vemos todos os ocorridos tomarem palco. O filme trazia quebra da quarta parede, bem de leve, e inúmeras referências cinemáticas. Sua sequência, ''Os Farofeiros 2'', estreia agora, quase seis anos depois, nos cinemas e tem a mesma pegada. Diria até que consegue superar a primeira iniciativa, ainda que esta última embarque em piadas equivocadas com a transexualidade de uma dona de pousada na Bahia e pese a mão em tais momentos. Todo o elenco retorna e mais crianças são adicionadas as cenas. 

O elenco principal é formado por Cacau Protásio, Maurício Manfrini, Danielle Winits, Antônio Fragoso, Elisa Pinheiro, Charles Paraventi, Aline Campos, Nilton Bicudo, Marcos Pitombo, Sulivã Bispo e  Mariana Moura. E têm-se um trabalho com assinatura da produtora Camisa Listrada em parceria com o Globoplay, o Telecine, a Globo Filmes e a Panorama Filmes e Distribuição da Downtown Filmes.

Uma tour de pré estréias do filme acabou passando por diversos estados nos últimos dias. Salvador, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro fizeram parte do rolê e, em algumas destas cidades ou capitais, o elenco esteve presente para abrilhantar ainda mais a farofada toda. 

             Créditos: Camisa Listrada / Panorama Filmes / Globo Filmes / Telecine / Globoplay/ Downtown Filmes
A distribuidora Downtown Filmes é responsável por inúmeros filmes brasileiros de sucesso nas bilheterias. Entre eles, a trilogia ''Minha é Uma Peça'' e o também ''Tô Ryca'' e sua sequência.

Diz o ditado que uma fórmula que é sucesso, não se deve alterar muito, apenas se adicionar mais elementos e tentar-se manter a essência. É exatamente o que segue este segundo roteiro de Cursino. Se no primeiro tínhamos o filho de Alexandre (Antônio Fragoso) revivendo as férias em um texto para a escola, nesta sequência as crias de Lima (Maurício Manfrini) também são inclusas e auxiliam na narração da segunda tentativa dos pais em viverem momentos de alegria em conjunto. Desta vez, a empresa reconhece os esforços de Alexandre para o destaque da mesma e o presenteia com uma ida a um resort no nordeste. Contudo, o gerente vem sentindo que os colegas não gostam dele e recebe uma tarefa do RH para contornar a situação. Assim, o homem decide levar as famílias todas para mais aventuras. Logo, os clãs de Lima, Rocha (Charles Paraventi) e também de Diguinho (Nilton Bicudo) são convocados.  A esposa, Renata (Danielle Winits), obviamente, perde toda a compostura e surta quando vê que o marido trocou a viagem de luxo por uma de ''busão'' e para uma pousada um pouco estranha na Bahia. No lugar, são recebidos por uma anfitriã que evita que o hotel perca sua equivalência e fala com vigor de seu negócio, apesar do mesmo não estar indo tão bem. Darcy (Sulivã Bispo) é uma mulher preta e trans e ganha um tom tão cômico quanto um parente seu que é vesgo e transporta o grupo até a praia e outros lugares - o homem se caracteriza de tal forma que até lembra Eddie Murphy em ''Os Picaretas'' [Frank Oz, 1999].

Lima e a esposa Jussara (Cacau Protásio) agora querem ter outro filho, apesar de já educarem dois. A real é que a mulher quer mais que o marido e o público vai acabar entendendo que Lima está escondendo um segredinho importante sobre a desejada gravidez. Rocha aparece para a ''Bahiatrip'' bem mudado. Se separou da esposa e agora usa peruca. A escolha do homem em ter cabelos falsos vira zoação entre a turma e traz ao filme momentos engraçados. Não só isso, mas também o ciúmes da esposa Vanete (Elisa Pinheiro), que agora está conhecendo o bonitão Marquinhos (Marcos Pitombo), um dos funcionários mais bem sucedidos da empresa e que é da filial e na Bahia. Já Diguinho confirma que depois da pandemia ainda mantem muitos cuidados consigo - algo que chega a ser exageradíssimo. A esposa Ellen (Aline Campos) é a musa da turma e causa onde passa. Seu arco ganha agora participação da irmã Kellen (Mariana Moura) e as piadas giram em torno da dupla se dizer gêmea e não exatamente se parecerem fisicamente. O que dá ainda mais cenas de muitas gargalhadas. As crianças no grupo encantam pela boa performance ao narrar a situação, mas pouco fazem nestas para dizer a verdade. O elenco infantil, aliás, não teve nomes divulgados e merecia, pois entrega um ótimo trabalho. 

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: Os Farofeiros 2, 2024. Direção: Roberto Santucci. Roteiro: Paulo Cursino. Elenco: Cacau Protásio, Maurício Manfrini, Danielle Winits, Antônio Fragoso, Elisa Pinheiro, Charles Paraventi, Aline Campos, Nilton Bicudo, Marcos Pitombo, Sulivã Bispo, Mariana Moura. Gênero: Comédia, família. Nacionalidade: Brasil. Diretor de Fotografia: Marcelo Brasil. Diretora de Arte: Fabiana Egrejas. Figurino: Reka Koves. Maquiagem: Mari Pin e Luiz Gaia. Produção: André Carreira. Produção executiva: Cacala Carvana e Mariana Cassa. Coprodução: Panorama Filmes, Globo Filmes, Globoplay e Telecine. Distribuição: Downtown Filmes. Duração: 01h47min. 
Os Farofeiros 2  eleva as brincadeiras iniciadas em seu antecessor. Danielle Winits é uma perua muito fenomenal que nos faz rir tanto quanto o personagem cheio de lábia de Maurício Manfrini. Temos um resultado final muito louvável para o que se quer passar. Só lamenta-se o constrangimento causado quando o roteiro faz o diferente sofrer uma espécie de ''zoeira'' que não cabe.

Avaliação: Três viagens muito loucas e meia (3,5/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)