Ennio, O Maestro | Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano


Começa na quinta, 28 de julho, a edição 2022 do Festival "8½ Festa do Cinema Italiano" em diversas cidades brasileiras. A mostra é realizada com o intuito de trazer ao Brasil o que há de novo no cinema italiano, promovendo uma troca cultural entre o país europeu e os países de língua portuguesa.

Um dos filmes mais esperados é "Ennio, o Maestro", documentário de Giuseppe Tornatore sobre o mais importante compositor de trilhas sonoras para o cinema. O filme foi exibido no Festival de Veneza de 2021, um ano após a morte do lendário compositor, e funciona como uma clássica homenagem singela e afetuosa a um homem excepcional.


Ficha Técnica

Título original e ano: Ennio, 2021. Direção e Roteiro: Giuseppe Tornatore. Com: Quentin Tarantino, Clint Eastwood, Kar-Wai Wong, Oliver Stone, Terrence Malick, Hans Zimmer, Barry Levinson, John Williams, Darío Argento, Ennio Morricone, Bernardo Bertolucci, Giuseppe Tornatore, Bruce Springsteen, James Hetfield, Quincy Jones. Gênero: Documentário, biografia. Nacionalidade: Itália. Departamento de Som: Fabio Venturi. Fotografia: Giancarlo Leggeri e Fabio Zamarion. Edição: Massimo Quaglia. Duração: 02h36min.

Ennio, o Maestro segue por duas horas e meia a carreira prolífica do músico italiano. Com mais de 500 composições para cinema e TV, acompanhamos o filme pela perspectiva profissional de Morricone e sempre que seus familiares e amigos são citados, a relação é vista a partir do ponto de vista do impacto no trabalho de Morricone. Um exemplo muito direto nesse sentido é sua relação com o pai, um trompetista de banda militar e bailes que o ensinou o trompete aos 6 anos. Com o ofício aprendido com o pai de forma rigorosa e os estudos no Conservatório, além da realidade humilde que o fazia tocar na noite no fim da adolescência, Morricone se molda à pressão de ser o melhor, mais aplicado e incansável músico que poderia ser.

Os depoimentos do próprio Morricone contando sua vida são bastante espirituosos, muitas vezes fofos. Morricone não se resume a contar as sequências de acontecimentos que o levaram até ali, também conta alguns detalhes (inclusive um pouco técnicos musicalmente) do seu pensamento sobre música, medos, frustrações e caprichos.

A película se curva a Morricone durante toda sua duração. O que poderia se tornar enfadonho (até pela duração do filme), é assumido como tom oficial do documentário. Além de focar inteiramente em seu trabalho e sua contribuição para a música e para o cinema, um exemplo muito claro da devoção do filme a seu retratado é quando o próprio Tornatore, diretor do documentário, comenta a trilha de um filme antigo seu, Cinema Paradiso. Na visão mais tradicional, o diretor normalmente é o “autor” da obra, mas aqui Tornatore aparece como um simples entrevistado com seu nome e profissão na tela.

O documentário, portanto, é bastante simples no modelo clássico de depoimentos e imagens de arquivo. Mas é bastante interessante entender o pensamento musical por trás de um dos maiores gênios do século XX, guia absoluto para a composição para o cinema, mas também na música popular italiana e mundial, especialmente nos anos 60. Compreender como Morricone uniu a música pop, a erudita, a trilha sonora e a música experimental torna a história bastante envolvente. O modo como um artista exerce seu ofício gera bastante interesse e Ennio Morricone nos ensina com maestria a mesclar todas as referências ao seu redor a fim de criar o novo.

Teaser Trailer 


Serviço:

De 28 de Julho a 03 de Agosto

Onde Assistir: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

De 04 de a 10 Agosto 

Onde Assistir: Belém, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Londrina, Maringá, Natal, Niterói, Santos, Vitória. 

Valor do Ingresso – R$ 20,00 / R$ 10,00 (MEIA)

Visite o site do Festival e saiba mais:

Escrito por Marisa Arraes

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)