O Grande Gatsby


Depois de meses de espera, chega aos cinemas brasileiros O Grande Gatsby. A quarta adaptação cinematográfica da obra de F. Scott Fitzgerald foi uma das grandes apostas do cinema para esse ano. O elenco estrelar já deixa a gente com aquela expectativa que dá até frio na barriga quando vemos um pôster ou foto nova.


O longa é narrado por Nicky Carraway (Tobey Maguire), um aspirante a escritor que se muda para Nova York no auge dos anos 20. A cidade é movida por jazz, riqueza e festas espetaculares. Nick se torna vizinho de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), um misterioso milionário que faz as melhores e maiores festas da cidade. Ele descobre que Gatsby é apaixonado por Dayse (Carey Mulligan), sua prima, casada com Tom Buchanan (Joel Edgerton). Carraway decide aproximar os dois.

O diretor Baz Luhrmann, de Romeu + Julieta, trouxe sua versão do clássico americano cheia de magia e efeitos de deixar de boca aberta. O filme é visualmente incrível, dos figurinos aos cenários tudo foi trabalhado para trazer para a versão de 2013 toda a beleza dos anos 20. A obra é simplesmente encantadora e em diversas cenas é muito provável que o espectador fique com o coração na mão. O filme em si é uma obra de arte, mas a adaptação da história foi a que mais pareceu incomodar os críticos. Para aqueles que não leram o livro ou assistiram as versões anteriores, o desenrolar da história se desenvolve sem grandes contratempos. Por outro lado, aqueles que vão julgar o filme com base na obra original, é preciso se ter na mente que os universos literários e do audiovisual conversam, mas não são os mesmos.

O romance do casal não é daqueles que vale a torcida, em momento algum sente-se aquela paixão que parece sair da tela e captar quem está assistindo. Eles estão ali, e é isso. Não exatamente convencem. Porém as festas, essas sim surpreenderam...


O buzz em torno do filme fez aparecer uma onda total 20's. Seja assistindo tutoriais de maquiagem no you tube ou nas vitrines das lojas mais trendy. Os anos 20 estão em todo o lugar! A Harrold's, uma das lojas mais chiques de Londres, criou vitrines e encheu as araras com looks que remetem à década. Mas não é para menos, o figurino ficou por conta de Miuccia Prada!!!!


A trilha sonora é outro grande destaque da produção. Podemos escutar Jay-Z, 30 Seconds to Mars, Gotye, Beyoncé,  Florence and The Machine, will.i.am, Fergie, Lana Del Rey e Emeli Sandé. Baita time pop e que trás todo aquele glamour da época com músicas contemporâneas que amamos. Back to Black da Amy Winehouse foi adaptada pela Beyoncé e é possível identificar a canção em menos de 30 segundos, apesar da melodia repaginada.

Trailer 

Vale a pena ir ao cinema para encher os olhos (e ouvidos!).

xoxo

Nanda

Escrito por grubstick

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook