O Teorema Katherine, do John Green!

Aê, mais um livro do John Green!! E mais um ótimo livro, embora este não tenha me causado tanto impacto quando os outros dois que li... mas falo mais disso depois!

"O Teorema Katherine" conta a história de Colin, um ex menino-prodígio de 17 anos que é obcecado com teoremas, deixar sua marca no mundo e Katherines. "Espera... como assim Katherines?" É que por algum motivo estranho o Colin sempre se apaixona por uma Katherine. Não Cathy, Kate ou Catharina, KATHERINE. Seu amor é correspondido, mas depois de um tempo elas sempre acabam terminando o namoro pelos motivos mais vagos. Pois bem, depois de levar um fora da Katherine XIX - a mais importante delas - Colin, de coração partido, acaba concordando em partir numa viagem de carro sem destino com seu melhor amigo, Hassan. É aí que eles acabam na pequena cidade de Gutshot, no Tenesse, e conhecem Lindsay Weels e sua mãe, Hollis. Ela oferece um emprego para eles e eles decidem ficar na cidade. É é nessa cidade que Colin tem seu momento eureca: a ideia de um teorema que explique todos os seus relacionamento e também preveja o futuro de qualquer relacionamento. Ele então vê nesse teorema uma chance de ser o gênio que ele sempre quis ser.

John Green sendo John Green :)
A sinopse é interessante, não é? Mas por que o livro não me causou tanto impacto quanto "A culpa é das estrelas" e "Quem é você Alasca"? Bem, eu explico! Primeiro porque o livro é escrito em terceira pessoa (confesso que prefiro narrações em primeira pessoa), então no começo estranhei um pouco a narração, mas logo passou. Segundo, porque achei que embora a história tenha um pouco mais de trama, senti que os personagens são menos profundos. Não que não sejam interessantes!  A verdade é que o Colin me irritou muito no começo do livro com suas lamentações por ter levado um fora e por achar que não seria mais um gênio, mas a partir do momento em que ele chega em Gutshot e a história se desenvolve - e você conhece a importância da Katherine XIX e o quanto ele se preparou para o seu "futuro" - aí fica mais fácil gostar do garoto. Já Linday e Hassan não me causaram antipatia, mas em um primeiro momento pareceram personagens meramente ordinários. Ledo engano, ainda bem! Sabia que o John não me decepcionaria. Os personagens acabaram se mostrando bem mais reflexivos do que a primeira impressão fez parecer.

Aliás, a reflexão que o livro traz é muito legal e tem a ver com a visão que a gente tem sobre nós mesmos e sobre o mundo. As vezes, a gente acha que nasceu para fazer apenas uma certa coisa na vida e que mais nada pode nos fazer felizes, mas isso raramente é verdade. Nada na vida é preto e branco, nem cabe numa fórmula perfeita...Tem coisas que não temos como controlar e por isso é importante abrir os olhos para novos horizontes. 

Ah! Não posso esquecer de mencionar a matemática, que em "O Teorema Katherine" é importante. Odeio matemática, mas o John trabalha de um jeito que faz com que as menções à formulas e etc não sejam chatas. Se você gosta de matemática vai AMAR essas partes, se não.... não vai atrapalhar em nada sua leitura! Tem também informações muito interessantes que o John colocou em nota de rodapé sobre fatos, pessoas e coisas que o Colin menciona. 

Então é isso, pessoal! Mais uma boa leitura que o John Green me proporcionou. Espero que vocês tenham gostado da resenha e que a editora intrínseca lance os outros livros do autor em breve!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)