Círculo de Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren


'' Não confiem em ninguém - prossegue ida. - Nem nos pais, nem em irmãos e irmãs. Não confiem em amigos e amigas. Nem no amor de sua vida. E lembrem-se: o Círculo é a resposta ''
O Livro Círculo dos suecos Mats Strandberg e Sara B. Elfgren foi lançado em meados de novembro do ano passado pela Editora Intrinseca. Seu enredo conta a história densa de seis adolescentes que são escolhidas para cumprir uma profecia wicca da luta do bem contra o mal. Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Ana-Karin e Ida formam o chamado ''círculo''. Elas não tem nada em comum, além de estudarem na mesma escola, a Engelfors High School, que no livro é citada como ''um lugar maligno'' ~ boa sacada dos autores porque muita gente na vida real acha isso da escola lol.


O livro se inicia com a morte de um personagem importante que seria crucial, pra ajudar as meninas, e a partir disso vai se desenvolvendo com a apresentação delas. Minoo é a nerd de sua sala, vive para estudar e quase não tem amigos. Vanessa é considerada uma das garotas mais sexys do colégio. É louca por seu namorado Wille e não vê a hora de fugir da cidade e ir ver o mundo com ele. Linnéa é a orfã da escola. Sua mãe morreu e seu pai é alcoólatra. É considerada a menina mais estranha do colégio pelo jeito que se veste. Rebecka parece ser uma menina super normal. Tem um namorado lindo que joga futebol e a ama. Seu grande problema é que sofre de anorexia e não gosta de falar sobre isso. Anna-Karin odeia ter que ouvir os comentários maldosos dos colegas de que é gorda e fedorenta. Ela mora em uma fazenda com sua mãe e seu avô e só queria que as pessoas a aceitassem como um ser humano normal. Ida é a vilã da escola. Todos a odeiam, pois ela sempre está fazendo bullying e criticando todos ao seu redor. Quando elas são forçadas a se juntar, a eletricidade de suas personalidades se chocam a todo momento, mas vão ter que se unir de alguma forma, pois suas vidas e a de todos ao seu redor está em perigo. 


A única ajuda que elas vão ter, em um primeiro momento, será do zelador da escola, Nicolaus,  que se diz guia das meninas na jornada , mas não se lembra e nem sabe como fará isso e da diretora da escola, Adriana Lopez,  que parece pertencer a um antigo conselho de bruxas que podem ou não saber o que vem por aí. Quando o grupo começa a praticar e estudar bruxaria, mal sabe quais são seus reais poderes, mas aos poucos vão descobrindo e tentando colocá-los em evidência. Algumas delas, como Minoo, até se sentem perdidas, pois parece que nunca vai descobrir qual é o seu poder e se realmente pertence a este excêntrico grupo. Contudo, a conexão dos poderes entre elas é a chave para tudo. Como disse a profecia: O círculo é a resposta!


Ficha Técnica.Título Original: Cirkeln. Série: Engelfors - vol.1. Autores: Sara B. Elfgren / Mats Strandberg.Editora: Intrínseca. Assunto: Literatura Estrangeira / Romance / Ficção. ISBN: 8580574293.ISBN-13: 9788580574296 1a Edição / 2013.416 Páginas


Gostei bastante da narrativa do livro! Traz uma complexidade necessária e densa a história que te faz ficar presa até os capítulos finais. Aliás, o livro é dividido em cinco capítulos pra deixar a história bem costuradinha. Os personagens são bem construídos e você se identifica muito com eles. Tem boas sacadas e um humor que te faz ficar rindo sozinha no quarto à meia noite enquanto todos dormem. As ironias e sátiras me conquistaram de uma forma que nem sei explicar. Tem uma hora no livro que elas começam a conhecer mais sobre magia negra e alguém fala que o termo para quem faz pacto com demônio é um ''abençoado''. Eu ria que não me aguentava, pois muitas vezes já vi gente falando que ''abençoado só faz merda''. ~hahaha. Nivel troll face demais!

Como elas são adolescentes, todas tem uma paquera ou uma quedinha por alguém e isso se alterna com a vida de bruxa que elas começam a levar, sem contar com os dramas familiares que uma hora ou outra são as cenas explosivas do livro. E claro, o mal que está as seguindo é o grande mistério do livro e te deixa louquinha pra saber logo o que vai acontecer. Uma coisa e outra você até saca, mas o resto é puro mistério.

Bem, no geral, só queria dizer que SAI LOGO LIVRO DOIS!!!!! E por favor, leiam! Se vocês gostam de livros e filmes do gênero de bruxaria, não podem perder Círculo de modo algum! (e nem sua continuação que deve ser lançada em breve)


Tem a ver:

Sempre indico filmes e séries que se relacionam com os temas do livros que lemos aqui no WBN. Acho legal até pra comparar e tal... Bem, o mundo dos bruxos tem diversas produções tanto na telona quanto na tv. As mais legais que curto horrores são:

  • O filme Jovens Bruxas (The Craft – 1996) ~tem um tom bem semelhante a Círculo, mas se distingue pois lá as moças que procuram a bruxaria e no livro é o contrário ~ amo muuuuito quando repete na tv!;
  • O filme Da Magia à Sedução (1998) ~filme com Sandra Bullock e Nicole Kidman sobre duas irmãs bruxas ~repete horrores no sbt!!! <3;
  • O filme Abracadabra (1993) ~ acho que todo mundo conhece a história das bruxas que curtem pegar criancinhas para ficarem com suas almas e rejuvenescerem!! #clássico! E ainda tem a Sarah Jéssica Parker super novinha.;
  • A produção mais recente sobre bruxaria pra TV foi a 3º temporada de American Horror Story - Coven. ~um dia pretendo assistir essa série toda ~

Fora esses tem também: Harry Potter (livros e filmes),  o filme Convenção das Bruxas (meda até hoje da Anjelica Houston ), A série pra Tv Sabrina - A aprendiz de feiticeira e o filme As Bruxas de Eastwick.




Book trailer

A moda agora é lançar ''trailer dos livros''. Isso é tão moderno que vale muito à pena! Fora que como o livro vai pras telonas já dá pra sacar um pouco como vai ser!





É isso!

Nas livrarias de todo o Brasil! #Fikdik

See Ya.
- B

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook