Velozes e Furiosos 7 (3D)


A série de filmes ''Velozes e Furiosos'', criada pelo roteirista Gary Scott Thompson, teve seu inicio lá em 2001. Desde então, se tornou uma das franquias mais rentáveis dos últimos anos, chegando ao seu sétimo longa metragem e com promessas de mais outros. Este aqui, que tinha lançamento previsto para julho de 2014, foi postergado para abril deste ano devido a precoce morte de um dos protagonistas, o ator Paul Walker. Falecido em novembro de 2013, ironicamente em um acidente de carro, Paul completou 85% das filmagens e o restante das cenas foram feitas por dublês que tiveram seu rosto repaginado, dois deles irmãos do artista.

Nos filmes, Paul interpretava o ex-policial Brian O'Conner, parceiro de corrida e cunhado de Dominic Toretto, personagem vivido pelo ator Vin Diesel. Juntos eles montaram uma equipe que  durante a composição de cada continuação mostrou-se bem heterogênea. Da mesma forma, os cenários da trama foram os mais distintos possíveis. O Brasil, inclusive, foi palco dos acontecimentos do quinto longa que até foi subtitulado de ''Operação Rio''. Entretanto, em alguns dos filmes, os personagens de Walker e Diesel deixaram de aparecer e deram espaço para outras histórias. Como foi o caso de '+ Velozes e + Furiosos', no qual Diesel não participa, e também 'Velozes e Furiosos - Desafio em Tókio', onde Walker não é incluso no enredo.

Em sua sétima apresentação, a série dá sequência aos acontecimentos de seu antecessor e traz a adição dos atores Kurt Russel, Djimon Hounsou e Jason Statham, além da direção do visionário James Wan (Invocação do Mal).


Após retornarem para os Estados Unidos, a turma de pilotos tem a chance de recomeçar a vida. Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) tentam restabelecer sua vida com o pequeno Jack, filho do casal. Já Toretto (Vin Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) buscam um meio de fazer a moça se recordar de seu tempo juntos. Contudo, não demora muito e o passado vem à tona recobrá-los da passagem da trupe por Londres (UK), onde derrotaram o criminoso Owen Shaw (Luke Evans).

O irmão mais velho de Shaw, Deckard (Jason Statham), inicia uma perseguição letal à todos da equipe para se vingar e atrapalhar seus planos. Roman (Tyrese Gibson ) e Tej (Ludacris) retornam então ao convívio dos amigos para defenderem sua sobrevivência e Toretto e O'Conner  garantem a ajuda do oficial Hobbs (Dwayne Johnson) e do poderoso Mr. Nobody (Kurt Russel).

''Velozes e Furiosos'' é uma série permeada de altos e baixos, mas como um todo, consegue atingir o grande público e a sua proposta é esta. Confesso que tenho grande admiração pelo primeiro longa e vi o restante somente para acompanhar, mas que não tenho extenso amor pela franquia.

Desde o primeiro, a produção adora brincar com a surrealidade do poder que os carros tunados possuem. Não é atoa que cultua os mais clássicos deles, um exemplo disto, é o Dodge Charger preto que Diesel dirige e quase sempre dá um jeito de aparecer na trama. Já Walker sempre escolhe correr com um veículo mais moderno, seja um Porsche GT ou ainda um Mitsubichi Eclipse. (kd meu patrocínio? hahahaha)

Assim, nesta sétima sequencia, se percebe que o enredo conseguiu cumprir uma tarefa importante: ligar a narrativa de todos os filmes. Tirando as dúvidas sobressalentes da existência de um ou outro personagem que não deveria ter prosseguido nos desdobramentos da história. Fora isto, o desenrolar do longa é repleto de cenas de ação surreais e inimagináveis que somente essa galera poderia elaborar. Os efeitos especiais são realmente um ponto mega positivo e o 3D, mesmo convertido, consegue captar isto.

A trilha sonora e a fotografia, ainda assim, não inovam, pois mantém o estilo seguido nas produções anteriores. O elenco está ainda mais confortável, afinal são anos vivendo estes papeis. A adição de Kurt Russel, Djimon Hounsou e Jason Statham foram boas escolhas já que eles estão acostumados com o ritmo do gênero. Dwayne Johnson, que vive Hobbs, sinceramente, tem os diálogos mais toscos e geniais do filme. Sério! É de rir alto com as cenas dele. Até porque o filme tem a premissa de divertir mesmo. Tyrese Gibson que interpreta Roman, novamente tem um destaque cômico, mas em alguns momentos segue a previsibilidade e fica chato. Ah, e tem um leve cameo da rapper Iggy Azalea! Um ponto alto da direção de James Wan são as viradas de câmera que ele decidiu usar, pois elas deram muito certo nas cenas de luta. Incrível! Até parece que você está girando junto com os atores.
Paul Walker e os irmãos Cody e Caleb Walker 
Não se preocupem mesmo com as cenas que não foram feitas por Paul Walker, pois são poucas e mesmo que fique visível que não seja ele ali, o seu personagem tomou um rumo digno. Aliás, a homenagem que fizeram à ele no fim é extremamente bonita, emocionante e intrinsecamente conectada a filosofia de vida dos protagonistas. Afinal, eles pregam em alto e bom som  por todo o filme que ''eles são mais que amigos, são uma família''.
Montagem do rosto de Paul no corpo de um dos irmãos.
Por fim, vale dizer, que a serie tem sua validade, pois entretêm. Mas nem por isso deixa de ter uma enxurrada de surrealidades, diálogos próprios dos filmes de ação, romances chatinhos, mulheres desnudas, festas e mais festas, além de muitas explosões e cenas de luta.
Trailer

Ficha Técnica: Furious 7, 2015. Direção: James Wan. Roteiro: Chris Morgan e Gary Scott Thompson. Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Jason Statham, Dwayne ''The Rock'' Johnson, Kurt Russel, Iggy Azalea, Michelle Rodriguez, Lucas Black, Nathalie Emmanuel, Elsa Pataky, Gal Gadot, Sung Kang, Djimon Hounsou, Luke Evans. Distruibuidora: Universal Pictures Brasil. Gênero: Ação. Duração: 2h20min
O longa estréia amanhã em cópias 2D e 3D, mas fiquem atentos que haverá, em diversas capitais, os eventos de pré-estreia hoje à noite.

2 de Abril nos Cinemas!

In memorian à Paul Walker!

See Ya!
B-


  Os melhores links da semana no Ocioso

Discovery Channel exibirá a autopsia de Michael Jackson em seu canal
Descubra bizarras curiosidades sobre Chaves!
Record define o nome do programa da Xuxa - Saiba qual é!
Confira 25 selfies legais das celebridades internacionais
O maior mico da Redetv! de todos os tempos
Os 8 filmes de Ewan McGregor que você precisa ver

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)