De Ridley Scott: Perdido em Marte (3D)


Esta quinta-feira (01), Ridley Scott traz ao público seu mais novo longa: 'Perdido em Marte'. Baseado no livro homônimo de Andy Weir e estrelado por Matt Damon, o filme é um sci-fi que mistura comédia e ação, no espaço, e ganha patamar de pipoca mediana, pois não supera outros trabalhos do renomado diretor - e nem de longe arrebata como 'Prometheus' (2012). Também estão no elenco, Jessica Chastain, Kate Mara, Michael Peña, Jeff Daniels, Sean Bean, Donald Glover, Chiwetel Ejiofor, Kristen Wiig e Aksel Hennie.

Sinopse:
O astronauta e botânico Mark Watney (Matt Damon), está cumprindo uma missão em Marte e, após uma severa tempestade, ele é dado como morto. Abandonado pelos colegas, Watney acorda sozinho no misterioso planeta e tem de equacionar como viverá ali, com escassos suprimentos, até ter chance de se comunicar novamente com a aeronave de sua equipe, a Ares 3,  ou com a NASA.
O plano inicial do longa é bastante rápido. Temos a apresentação dos personagens. E logo se segue para a missão na qual Watney (Matt Damon) se perde. Deixado para trás em um planeta que não tem praticamente nada, além de terra vermelha. O botânico inicia um plano de sobrevivência que o manterá respirando ( ou pelo menos ele espera que isso aconteça ) até que os colegas retornem à Marte. Em base de cálculo, feita por ele, isso aconteceria em quase quatro anos a frente. Bem, o plano de Watney, para suprir sua alimentação, consiste em PLANTAR BATATA - único vegetal encontrado em sua forma pura no ambiente. Sim. E ele consegue. Usando de seus conhecimentos botânicos, o perspicaz astronauta nos mostra passo a passo todo o processo - ele sempre está se comunicado com a câmera de registro diário da estação, o que torna nosso entendimento mais fácil. Bem sucedido na tentativa, ele parte então para a segunda parte do plano de sobrevivência, contatar a NASA. Afinal, todos já deram ele como morto. Enquanto ele traça um plano de lá, os funcionários da agência, em especial a funcionária Mindy Park (Mackenzie Davis) percebe uma movimentação estranha das fotos diárias da estação e chama a atenção de seus superiores. Dai pra frente tudo parece que vai se encaminhar, mas nunca esqueça que no espaço a regra é DAR TUDO ERRADO, claro! Junto a isto, a diretoria da NASA lentamente tenta fazer algo para ajudar o astronauta perdido, deixando transparecer que está um pouco mais preocupada com a missão em si do que com a vida do próprio.


 O elenco é permeado de grandes estrelas e rostos que você deve estar vendo muito nos cinemas, ultimamente, como Kate Mara e Michael Peña. Matt Damon protagoniza o longa e faz um esforço tamanho de entrega ao papel e ganha a simpatia de quem está assistindo com certeza (o personagem tem a mera semelhança de ser também um astronauta perdido e lembrar sorrateiramente seu papel anterior no complexo 'Interestelar de Christopher Nolan').  Jéssica Chastain, que também participou de Interestelar, faz aqui a capitã da missão à Marte e não vai muito além de sua interpretação usual. Como muitos dos astros no filme, que não deram potência a força exorbitante que tem. Entre eles, Sean Bean, Jeff Daniels e Chiwetel Ejiofor. Kristen Wiig sai da comédia e transparece seriedade com uma boa performance. Quem ganha destaque, mas parece não embalar muito como comediante, é Donald Glover (uma das estrelas da série cômica Community). Quanto aos atores que vivem os outros astronautas, não vemos nada muito além do que lhes é requisitado também. Nem de Peña que tem se saído muito bem em seus últimos filmes.

Com uma trilha sonora enfaticamente marcada por canções da banda sueca ABBA - única companheira de Watney na estação em Marte, a película ganha tons de tensão, comédia e aventura por seus longos minutos - que passam de uma forma bem equilibrada. Contudo, o projeto não traz uma experiência maravilhosa. Scott conduz a trama apenas de um jeito 'certinho'. Nada muito exagerado ou simples demais. Deixa claro que a intenção é mostrar um resgate, mas não dá tanta emoção como deveria. Deixa o telespectador confortável e chama atenção dele em pouquíssimos momentos. Talvez uma das falhas mais perceptíveis do roteiro. A fotografia também não ganha tanto destaque e a edição final do projeto traduz o que eu disse lá no inicio, um filme mediano!


Ficha Técnica: The Martian, 2015. Direção: Ridley Scott. Roteiro: Drew Goddard, adaptação do livro 'Perdido em Marte' de Andy Weir. Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kate Mara, Michael Peña, Jeff Daniels, Sean Bean, Donald Glover, Chiwetel Ejiofor, Mackenzie Davis Kristen Wiig e Aksel Hennie. Gênero: Scifi, Comédia. Distribuidora: Fox Filmes. Nacionalidade: EUA. Duração: 2h21min.



Trailer


Avaliação: Três deliciosas batatas, mas quando o Ketchup acaba, o gosto da batata sozinha te dá a sensação de que falta um tempero ali.


01 de Outubro, nos Cinemas!

See Ya!
B-

Confira a  publicação do guia que detalha o objetivo da Ares 3, a função de cada um dos astronautas e o treinamento necessário para garantir que tudo ocorra bem.O guia parece uma revista com fotos e fatos sobre a aeronave que expande um pouco o universo criado no livro de Andy Weir.
The Martian: Ares 3 Mission Guide (Apenas em inglês)



Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)