Epa! Cadê o Noé?


Colorido e com cara de sessão da tarde ''Epa! Cadê o Nóe?'' é uma coprodução entre Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Irlanda que usa como pano de fundo a salvação dos animais pela famosa barca de Noé para silenciosamente jogar na tela que ser diferente é um talento para os fortes e viver em irmandade, em horas difíceis, também. O longa tem direção de Toby Genkel, que também se lista entre um dos roteiristas da obra.
Sinopse:
É o fim do mundo e uma enchente está chegando. Uma arca é construída para salvar todos os animais, mais Dave e seu filho Finny, um par de Nestrians desajeitados, são excluídos. Escondidos a bordo com a ajuda involuntária de Hazel e sua filha Leah, dois Grymps, eles pensam que estão a salvo. Até a curiosidade das crianças distraí-las e levá-las para fora da arca. Agora, Finny e Leah precisam sobreviver a predadores famintos, a inundação e tentar chegar ao topo de uma montanha, enquanto Dave e Hazel deve colocar de lado suas diferenças e salvar seus filhos. 

''Os nestrians Dave e Finny estão sempre a procura de um lar'', um lugar em que se encaixem perfeitamente e se sintam bem, assim logo que o dilúvio lhes é anunciado,  a não-família de pai e filho reage com muita naturalidade e começa a preparar as malas. Porém, ao serem rechaçados da lista de checkin para adentrar esta grandiosa navegação, os dois acabam tendo que se disfarçar de parentes de um pequeno grupo de Grymps, constituído por uma mãe e uma filha (virando então o projeto de núcleo familiar desenhado por nosso congresso tupiniquim). Dali em diante as aventuras tomam partida em duplas, os dois pais e os dois filhos se dividem e vivem conflitos distintos para se tornarem parte da evolução das espécies no mundo.


 A animação desbanca o preconceito que se faz dela. Não há, como um todo, muito de questões religiosas, pelo contrário, faz se uso de teorias evolutivas muito explicitamente científicas e é o que tende a levar a criançada a se perguntar um ou outro detalhe dentro do enredo. 

Roteiristas foram bem felizes em alinharem referências aos video-games clássicos e conseguem fazer a trama não ser tão bobinha quanto se aparenta. Dosam comédia, inserem drama e conflitos pertinentes e trazem pilhas de questionamentos e um dele não é onde está Noé. Afinal, quem assume o comando dessa jangada é o rei da selva. Ele, inclusive, explica que a convivência entre ''carnívoros e herbívoros vegetarianos'' deve ser pacífica, em particular durante o período de navegação. O contexto moderno, mas simples, se sobressai e consegue agradar.

 A condução de Genkel é light , bem acertada e seu ritmo não cai. O resultado é que o time de edição captou isso muito bem.
 
 Trailer


 Ficha Técnica: Ooops, Noah is Gone...., 2015. Direção: Toby Genkel. Roteiro: Richie Conroy, Toby Genkel, Mark Hodkinson, Marteinn Thorisson..Elenco: Callum Maloney, Ava Connolly, Dermot Magennis, Tara Flynn, Alan Stanford, Paul Tylak, Aileen Mythen Nacionalidade: Alemanha, Luxemburgo, Irlanda e Bélgica. Gênero: Animação. Distribuição: Paris Filmes. Duração: 01h26min.


Boa indicação para moçada de férias!



Avaliação: Três jarros de tintas com cores primárias e quentes. (3/5 - Bom)


Classificação: LIVRE!
04 de Fevereiro, nos Cinemas!


See Ya!
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)