Independence Day: O Ressurgimento (3D)


Em 1996, a terra sofreu uma invasão alien inesquecível. Após a derrota dos invasores, as nações entraram em acordo para se armarem e ficarem alertas para ações futuras que fossem similares. Por fim, construiu-se bases galácticas, que auxiliaram na vigilância e na proteção constante do planeta.Contudo, vinte anos depois, mais um ataque acaba acontecendo. Desta vez, com uma nave ainda maior que as anteriores. Para combatê-los, as maiores potências do mundo decidem que uma nova geração de pilotos  usará de toda a tecnologia necessária para defender a humanidade. Um desses pilotos é Jake Morrison (Liam Hemsworth), namorado de Patricia Whitmore (Maika Monroe), filha do ex-Presidente Thomas J. Whitmore (Bill Pulman), estadista a frente do governo norte americano na época do primeiro ataque. A moça, agora crescida, trabalha para a atual presidente dos Estados Unidos, Landford (Sela Ward), mas outrora fora piloto de caça. Com a invasão Landford ganha total apoio dos outros países e convoca então veteranos da primeira batalha, como o cientista David Levinson (Jeff Goldblum) e seu pai Julius (Judd Hirsch), para juntos marcharem em um contra-ataque.
A sequência tem roteiro dos criadores da história, Dean Devlin e Roland Emmerich e direção do próprio Emmerich, como feito no primeiro.



A trama encontra um novo gancho para voltar a ativa e não é espetacular, como um todo, mas age de acordo com o esperado dos blockbusters. Todavia, não supera a simpatia do primeiro filme e não têm o retorno de um personagem de sucesso devido a questões contratuais (Will Smith não será visto por aqui). Mas calma lá que os criadores conseguem fechar certos pontos bem e isto não defasa o enredo. Pelo contrário. Pula-se a geração e vemos agora o filho (Jessie T. Usher) do capitão Steven Hiller, papel de Smith, assumir a liderança do ataque. O Jovem Dylan se junta a uma trupe de pilotos inigualáveis e é o orgulho não só da mãe (Vivica A. Fox) como da própria equipe.

A história se divide ainda em vários outros núcleos, pois traz com mais detalhes a carreira do cientista David Levinson (Goldblum) e suas pesquisas pelos países em que as naves alienígenas ficaram hospedadas durante todo este tempo, por onde anda seu pai Julius (Hirsch) e o que aconteceu com o Doutor Brakish Okun (Brent Spiner). Além disto, há a adição do núcleo familiar da menina Sam (Joey King) que está a procura dos pais, a chegada de uma nova pesquisadora, a doutora Catherine Marceaux, vivida pela excelente Charlotte Gainsbourg, e também Aliens totalmente diferentes dos anteriores.


Como no primeiro, os 'combatentes' se unem para solucionar o mistério da volta dos aliens e falham várias vezes até conseguirem uma pista crucial. O personagem de Hemsworth inclina-se para a liderança, mas esta fica dividida entre ele e o filho de Hiller. Já a volta do ex-presidente, agora muito transtornado, ganha destaque, mas acaba dando a trama um cliclêzinho bem básico. 

O enredo se atualiza para as questões atuais de gênero e mostra contemporaneidade. Todavia, a senhora presidente 'repete' atos do sexo oposto, ou ainda pior, têm atitudes similares. Há a inclusão de alguns novos personagens, como alivio cômico, e estes não funcionam tão bem quanto deveriam. 
 

O blockbuster foi produzido com um orçamento de 200 milhões de dólares (125 a mais do que o seu anterior) e apresenta efeitos especiais superiores e relevantes para a história. Sua direção trabalha da mesma forma que da primeira vez, só que agora se desequilibra. Afinal, são muitos ângulos e muitas jornadas para mostrar. O roteiro é consistente e regular e faz escolhas bem direcionadas, apesar de previsíveis.

O elenco estelar trabalha mesmo como um conjunto, porém confesso que ver Gainsbourg em um filme do estilo tira o foco de todo o resto. A trilha da dupla Thomas Wander e Harald Kloser não é tão impactante quanto a do primeiro, mas se faz presente.


Trailer


Ficha Técnica: Independence Day - Resurgence, 2016. Direção: Rolanda Emmerich. Roteiro: Nicolas Wright, James A. Woods, Dean Devlin, Roland Emmerich, James Vanderbilt. Elenco: Bill Pulman, Liam Hemsworth, Maika Monroe, Jeff Goldblum, Jessie T. Usher, William Fichtner, Sela Ward, Vivica A. Fox, Brent Spiner, Charlotte Gainsbourg, Deobia Oparei,Travis Tope, Chin Han, Joey King. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Thomas Wander e Harald  Kloser. Distribuição: Fox Filmes. Duração: 02h00min. 
Mediano e assistível!
O 3D está ok. Nada muito sobressalente.

Avaliação: Dois aliens fanfarrões e meio olhar suspeito (2,5/5)









HOJE NOS CINEMAS!

See Ya!
B!

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)