Terceiro dia de Brasilia International Film Festival (2016)



No último domingo, rolou o terceiro dia de BIFF, e eu escolhi quatro filmes para acompanhar. A animação ''Canção do Oceano'', exibida na mostra paralela ''Mundo Animado'', os documentários que concorrem na mostra competitiva ''Pizarro'' e ''Masoumeh - Marcas da Opressão'' e ainda a ficção ''As Mãos Daquela Menina''. Ao final do dia, era claro para mim que todas aquelas obras soaram na mesma frequência. Diz-se isto pois ao mesmo tempo que tão distintas, ambas se dispunham a falar sobre a mesma mensagem, perda.

Abaixo os comentários de cada longa.


CANÇÃO DO OCEANO/SONG OF THE SEA, 
(Mostra Mundo Animado)

Avaliação: Cinco catioros reflexivos (5/5).

Em 2009,o irlandês Tomm Moore dirigiu a película ''Uma Viagem ao Mundo das Fábulas'', produção pela qual levou indicação ao Oscar de Melhor Animação, no ano seguinte. Não saiu vencedor, contudo, desde então, tem realizado trabalhos ainda mais qualitativos, como é o caso do longa ''Canção do Oceano''. Aqui Tomm entrega ao público a encantadora jornada de Ben e sua irmã Saoirse pelo mundo mágico do folclore irlandês e escocês. O desenho apresenta os mesmos traços de outras produções do cineasta. Traz formas desalinhadas e curvilíneas e abusa de um colorido que expressa maravilhosamente bem os sentimentos de cada cena, tons quentes para alegria e tons frios para tensão. O roteiro é de Will Collins com argumento de Tom e desenvolve uma narrativa que cativa tanto crianças como adultos. A dublagem nacional causa efeito, mas vale lembrar que o áudio original tem participação de grandes atores como Brendam Gleeson. Ponto positivo e complementar da trama fica com a trilha sonora.

Trailer
Direção/ Director: Tomm Moore.Animação, 93 min, Bélgica, França, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, 2014. Classificação: 6 anos.
SINOPSE: Dois irmãos perdem a mãe e precisam encontrar uma maneira de viver sem ela. O segredo está nas lendas que ela contava e na concha mágica que toca a música do mar para encantar as criaturas e despertar o amor e a união entre as crianças.
EXIBIÇÃO

  • CINE BRASÍLIA: DIA 06,11h / DIA 08,9h30/DIA 09,14h30/DIA 11, 9h30 (sessão com acessibilidade para portadores de deficiência auditiva)



MASOUMEH – MARCAS DA OPRESSÃO/MASOUMEH,  
(Mostra Competitiva de Documentários)
 Avaliação: Três pedidos de ajuda e meio (3,5/5).


A diretora Sona Moghaddam apresenta ao mundo a história de mulheres que sofrem com as burocracias das leis iranianas e o quão pouco tais normas ajudam na defesa contra os maus tratos inaceitáveis de seus parceiros. A principio, o documentário segue os dramas de uma delas especificamente, Masoumeh Atae, por outro lado, também não deixa de investigar os ataques com ácidos sofridos por outras vítimas. Faz uso de imagens fortes, reflete sobre o poder nulo dessas mulheres perante os homens e clama por justiça. A produção é ainda muito comovente e informativa.
Direção/ Director: Sona Moghaddam.Documentário, 71 min, Irã, 2015.Roteiro/ Screenplay: Sona Moghaddam.Elenco/ Cast: Masoumeh Atai, Mahnaz Kazemi, Somayeh Mehri.Produção/ Production: Privet
Produtor/ Producer: Sona Moghaddam.Fotografia/ Cinematography: Mehdi Aslani
SINOPSE:Um ano e meio após o divórcio, Masoumeh Atae é atacada brutalmente com ácido pelo pai de seu ex-marido. Ela tenta obter a custódia de seu filho e busca alterar as leis penais para melhorar as condições sociais de vítimas como ela.
EXIBIÇÃO
  • CINE BRASÍLIA: DIA 06 , 14h30 / DIA 08, 19h/
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 10,18h 


PIZARRO,
(Mostra Competitiva de Documentários)
 Avaliação: Quatro gritos de avante! (4/5).
  
Pizarro evidencia um período escuro da história colombiana através da busca de uma filha pelas memórias do pai. Maria demonstra o quão frustrante foi para ela viver longe de sua família, porém não deixa de constatar o quão importante era a luta de seu pai Carlos Pizarro. O diretor consegue (com firmeza e a ajuda de imagens do passado) apresentar uma história linear e congruente. Cenas emotivas de quão forte foi a morte inesperada do Carlos são o ponto alto do filme que não deixa também de mostrar todo o seu engajamento revolucionário antes de vida politica.
Direção/ Director: Simón Hernandez.Documentário , 82 min, Colômbia, 2015.Roteiro/ Screenplay: Simón Hernandez.Elenco/ Cast: María José Pizarro, Myriam Rodríguez, Gustavo Gallón.Produção/ Production: La Popular.Produtor/ Producer: Simon Hernandez, Christian Bitar y Maria Jose Pizarro.Fotografia/ Cinematography: Alejandro Bernal / Peter Diaz. SINOPSE: Ao encontrar uma carta que seu pai, Carlos Pizarro, lhe escreveu há 30 anos, Maria José se dispõe a investigar sua morte e divulgar um capítulo da história de seu país, silenciado pelo medo e pela violência.
EXIBIÇÃO






  • CINE BRASÍLIA: DIA 06 , 16h30 / DIA 07 ,20h30
  • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 05,18h




  • AS MÃOS DAQUELA MENINA/LA JEUNE FILLE SANS MAINS,
    (Mostra Competitiva de Ficção)
     Avaliação: Quatro maçãs mordidas (4/5)

    Aqui embarcamos em uma fantasia linda e trágica. Um enredo que tem inspiração no conto dos Irmãos Grimm ''A donzela sem mãos''. Os Grimm, para quem desconhece, são criadores de grande parte das histórias infantis que esqueletam alguns dos clássicos disney. Na passagem de conto para adaptação cinematográfica, a trama ganha vida e é remodelada pelo francês Sebastién Lindenbauch. Os personagens são guiados por um redemoinho de acontecimentos fantasiosos, mas que nem por isso deixam de ser incríveis. Além disso, a escolha de uma animação adulta embasada em traços sutis e artísticos fazem da história uma pintura atraente e encantadora.

    Direção/ Director: Sébastien Laudenbach. Ficção, Animação, 76 min, França, 2016.Roteiro/ Screenplay: Sébastien Laudenbach. Elenco/ Cast: Anaïs Demoustier, Jérémie Elkaïm, Philippe Laudenbach. Produção/ Production: Les Films Sauvages. Produtor/ Producer: Jean-Christophe Soulageon
    SINOPSE: Em tempos difíceis, um moleiro vende sua filha para o diabo. Protegida por sua pureza, ela escapa, mas é privada de suas mãos. Baseado no conto dos Irmãos Grimm.


    EXIBIÇÃO

    • CINE BRASÍLIA: DIA 06 , 18h30 / DIA 09, 20H30/
    • CINE CULTURA LIBERTY MALL SALA 3: DIA 07,14h 
    --
    As próximas postagens sobre o festival trarão comentários de mais alguns dos filmes da mostra competitiva (que ao total são 16) e também da mostra paralela mundo animado.
    See Ya!
    B-

    Escrito por Bárbara Kruczyński

      Comentários Blogger
      Comentários Facebook

    0 comments:

    Postar um comentário

    Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)