Assassin's Creed (3D)


Com mais de oito jogos lançados sobre a série 'Assassin's Creed', a Ubisoft, empresa responsável pelos games, resolveu transportar aquele universo também para os cinemas. A trama foi escrita especialmente para a empreitada, mas apresenta muitos dos detalhes dos jogos. Estrelado e produzido por Michael Fassbender, o longa têm ainda no elenco astros de status como: Jeremy Irons, Marion Cotillard, Charlotte Rampling e Brendan Gleeson. 

O enredo traz o rebelde Callum Lynch (Fassbender) encarando uma 'nova vida', após as indústrias Abstergo o coagir a conhecer seu passado. Call é descendente do guerreiro Aguilar, um membro de uma antiga Ordem de Assassinos. No século XV, o grupo lutava contra os templários, sacerdotes cristãos que usavam seu poder de forma ditatorial para controlar o mundo. Ao reviver 'sua memória genética, Call se descobre um habilidoso lutador e aos poucos percebe que a batalha de seus antepassados agora é sua também. 

A produção conta com a direção de Justin Kurzel (Macbeth) e entra em cartaz em circuito nacional hoje (12).

Trailer


Como foi revelado que o roteiro apenas se baseia nos jogos, ou seja, ele não usa exatamente alguma das histórias dele, não há o porquê tentar fazer comparação. Além disso, ambas obras lidam com universos diferentes. Aqueles, contudo, que conhecem e jogam 'Assassin's Creed' vão reconhecer características óbvias dele como: a guerra entre duas sociedades secretas, o uso da Animus para voltar a memória genética, os detalhes dos artefatos bélicos e também as vestimentas usadas. O que o filme traz de distinto são os novos personagens e um pouco do contexto criado para o universo do audiovisual.

Bem, o problema do roteiro não é exatamente a história, mesmo que ela seja um tanto quanto batida ou enfadonha (DeusxCiênciaxHomem), mas sim o quão rasos são os personagens e suas viradas de rumo. Tudo vem muito mastigado e simples e dá ao espectador poucos motivos para reagir ao tom sério da trama. Na verdade, por tomar uma posição mais severa é que o longa não consegue se encaixar e se desequilibra da metade até o seu desfecho. Outro deslize da trama é que ela não procura trabalhar com mais profundidade o embate moral causado por esta 'disputa de poder' entre as duas sociedades. Afinal, uma julga-se protetora e a outra controladora, quando, na verdade, ambas usam de meios vis para atingirem seus objetivos. 

A direção, contudo, é organizada. Kurzel revela ótima técnica e faz o espectador visualizar incríveis cenas de ação onde há perseguição a cavalo, uso continuo do 'Le Parkour' e takes grandiosos. Estes últimos são tão reais que parecem até realizações em CGI. Só que  o diretor revelou que a maior parte do filme não é implementada por computação gráfica e sim por técnicas de filmagem e também dos atores. 


O elenco maravilhoso do longa não faz a história ascender, mas trabalham e são conduzidos na medida (talvez por isto não conseguem se sobressair). Fassbender e Labed foram os únicos que fizeram 95% das suas cenas e ambos trazem imensa verdade aos seus personagens usando as artes marciais de um jeito espetacular.  Há uma dobradinha de pai e filho aqui, pois Brendan Gleeson e Brian Gleeson interpretam o mesmo papel. Jeremy Irons e Marion Cotillard ganham um bom tempo em tela, mas o que um tem de vilão o outro não sabe para que lado vai e isto se torna prejudicial.

A direção de arte de 'Assassin's Creed está impecável. O figurino de Sammy Sheldon é sensacional também e foi inteiramente feito a mão. A fotografia se fundamenta em dois tipos de ambientes, o moderno e o antigo. Assim, usa tons mais cinzas para o primeiro e mais amarelados para o segundo. A trilha sonora é de Jed Kurzel e o moço trabalha a dualidade de tons invocando sons de bateria, piano e violino. O 3D é altamente bem magistrado, então se decidir assistir o filme, este pode ser considerado.
Ficha Técnica: Assassin's Creed, 2016. Direção: Justin Kurzel. Roteiro: Michael Lesslie, Adam Cooper e Bill Collage - baseado no video game criado por Patrick Désilets, Corey May e Jade Raymond. Elenco: Michael Fassbender, Marion Cotillard, Jeremy Irons, Brendan Gleeson, Brian Gleeson, Charlotte Rampling, Michael Kenneth Williams, Dénis Ménochet, Ariane Labed, Mary Linch, Carlos Bardem, Javier Gutiérrez, Angus Brown e Callum Turner. Nacionalidade: Eua, França. Gênero: Fantasia, Ação, Ficção Científica. Trilha Sonora Original: Jed Kurzel. Figurino: Sammy Sheldon. Fotografia: Adam Arkapaw. Direção de arte: Marc Homes. Distribuição: Fox Film. Duração: 01h48min. 

Ponto negativo: São inúmeros, pois a trama não consegue prender tanto a atenção quanto o jogo. Além disso, o rumo de certos personagens muda em diversos momentos e isto os torna muito superficiais.


Avaliação: Dois papas entediados (2/5).

HOJE NOS CINEMAS!

See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)