Todo Dia (Filme)



Falar de amor se tornou um ato revolucionário, infelizmente. E a pergunta que fica é ‘por quê a modernidade nos deixou tão frios?’ Zygmunt Bauman nos responde que é ‘’porque nos tornamos líquidos’’. Estamos mais desapegados, menos interessados em ser consistentes e viver afundo as relações — contribuição clara das redes sociais. Há então um favorecimento pelo novo a cada instante, pelo moderno a cada segundo e pelo descarte quando tudo isto não lhe é mais apropriado.
No filme ‘’Todo Dia’’, temos uma proposta que, de certa forma, soluciona esse problema ‘do novo sempre’ e que exalta claramente como a conexão e a consistência fazem diferença em nossas vidas, afinal, a protagonista consegue viver uma relação sólida com alguém que ao fim de 24 horas se torna outro com outro rosto e corpo, mas continua o mesmo.
Baseado no livro homônimo escrito por David Levithan, o longa conta a história de Rhiannon (Angourie Rice). Uma jovem de 16 anos que se apaixona por alguém ‘com a habilidade’ de se transformar diariamente em outra pessoa. Isto acaba ocorrendo devido a garota ter se encantado por uma alma misteriosa chamada “A” — e vice-versa. Esse espirito, por acaso e sem explicação, habita um corpo diferente todos os dias, independente de sexo, raça, cor ou cidade natal. E é quando ele/ela está possuindo o corpo do crush de Rhiannon, Justin (Justice Smith), que os dois se conectam. Dali em diante tentam se encontrar todos os dias e viverem essa intrigante história de amor.
O lançamento estava em horário de pré-estréia em algumas salas do país, mas agora entra em cartaz definitivamente.
Trailer

Com um tom jovial e colorido, o filme pode até parecer ‘mais outra comédia romântica’ aleatória. Todavia, ele vai além e traz ótimas reflexões.
A personagem principal, a adolescente Rhiannon, começa sua jornada como uma Cinderela bobona toda afim do gatinho da escola Justin — mesmo com o péssimo comportamento do garoto. Quando conhece A, que encarna em Justin, tudo muda. Ela percebe que nada é o que parece e que um novo mundo a espera. Rhiannon encontra em A aconchego, carinho, amizade, respeito e aprende um novo jeito de levar a vida. Assiste essa alma tão amorosa perambular por corpos de garotas e garotos distintos e ainda sim sente que seu afeto não muda. Pelo contrário, cresce ainda mais. E o interessante é que A, às vezes, chega na vida de alguém que está passando por um momento conturbado e com a ajuda da namorada consegue abrandar uma ou outra situação.
O desenvolvimento dos atos finais da película, claro, trazem conflitos que revelam que ‘nem tudo é um mar de rosas’. Principalmente, quando se entende que sempre que A ‘encarna’ em um corpo a vida daquela pessoa fica um pouco de lado para que ele/ela possa viver. A até tenta seguir os planos de quem está ‘visitando’ no dia. Mas com a conexão com Rhiannon fica um pouco difícil. Assim, o espirito acaba entendendo que um caminho não muito feliz o espera.
Como pano de fundo, Rhiannon vê o casamento dos pais se estranhar e quando tira a ‘venda dos olhos’ entende melhor o pai e se aproxima dele com graça. Da irmã mais velha ganha força e companhia para o que precisar. E também passa a enxergar melhor os amigos na escola.


A comédia romântica tem direção de Michael Sucsy, o mesmo responsável por ‘Para Sempre’. Seu toque no filme é sútil e caminha sem muitos melodramas desconexos, ainda mais pela boa construção dos personagens e das situações.
O roteiro foi adaptado para as telonas por Jesse Andrews, de Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer, e vemos a boa mão que o moço tem para filmes teens novamente.

Lista de canções que tocam durante a película

A composição da trilha é assinada por Elliott Wheeler e Sarah Bromberg e Stephanie Diaz-Matos são supervisoras musicais da produção. Aliás, a lista de canções que ouvimos ali é de agradar o ouvido jovem com louvor!

Pôster nacional

Ficha Técnica: Everyday, 2018. Direção: Michael Sucsy. Roteiro: Jesse Andrews, Baseado no livro de David Levithan. Elenco: Angourie Rice , Justice Smith, Jeni Ross, Maria Bello, Lucas Jade Zumann, Rory McDonald, Katie Douglas, Jacob Batalon, Ian Alexander, Sean Jones, Colin Ford, Jake Sim, Nicole Law. Gênero: Romance, Drama. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Christopher Willis. Figurino: Suzie Harman. Edição: Peter Lambert. Fotografia: Zac Nicholson. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h48min.
A impressão de que seja uma ‘comédia romântica bobinha’ passa logo nos primeiros minutos de filme e a produção consegue surpreender.
Avaliação: Três almas impactadas (3/5).
Pré-Estreias a partir de 12 de julho e oficialmente nos cinemas em 26 de Julho!
See Ya!


B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)