Legalize Já - A Amizade Nunca Morre


Marcelo D2 e Skunk fundaram o Planet Hemp, ou o que viria a se tornar o Planet Hemp, lá em 1993. De origem humilde, a dupla se esbarrou pelas ruas em dias de luta cotidiana e acabaram se tornando amigos. Esse começo pouco conhecido da história dos músicos traz para as telas uma trama muito com cara de Brasil e revela uma jornada extremamente bela. 

A força de uma amizade que conseguiu enfrentar as barreiras da vida  e levar as ideias de dois homens persistentes a um público necessitado de uma fala diferente do que se apresentava no cenário musical brasileiro.

'Legalize Já - A Amizade Nunca Morre' tem direção da dupla Johnny Araújo e Gustavo Bonafé e roteiro de Felipe Braga e total suporte de D2, que aparece como compositor da trilha sonora e esteve presente em grande parte da produção do longa. Os atores Renato Góes e Ícaro Silva interpretam os protagonistas, todavia, ainda estão no elenco: Ernesto Alterio, Marina Provenzzano, Stepan Nercessian, Rafaela Mandelli e Shirley Cruz.

Trailer

Década de 90. É mais um dia vendendo suas camisetas com logotipos de bandas para Marcelo (Góes). Mais um dia fugindo da fiscalização que chega para levar tudo o que ele conseguira produzir para tentar ganhar um trocado. Na euforia da corrida, ele esbarra com outro jovem guerreiro, Skunk (Ícaro). Um aficionado por música que também tá ralando na rua, mas tem coragem e ousadia o suficiente para tentar outros caminhos e vê em Marcelo a oportunidade aparecer na hora certa. Com a ajuda e incentivo do amigo Brennand (Alterio) começam a ensaiar quando podem e investirem em um som que acreditam. Uma mistura de Rap com autenticidade. 

Por trás desse sonho que começa a decolar, contudo, vem os dramas de cada um. 
Marcelo é constantemente questionado pelo pai sobre seu futuro e sobre 'quando vai se mudar de casa'. Aliás, este último nem chega a ser um questionamento, mas sim um ultimato para que ele debande. O jovem totalmente sem estrutura fica desolado. Para acrescentar, a mina que ele gosta está grávida e, sendo a mais racional da situação, o pressiona para que ele a ajude a realizar um aborto.
Já da vida de Skunk pouco se sabe. Mas seu dilema maior é que está doente e é a força de seu amigo gringo Brennand que o faz não entregar as pontas logo de cara.

Mas os dois não se deixam abater e logo, logo, começam a entrar na noite para se apresentarem. A mensagem de rebeldia era clara e trazia muito da cara do jovem. Letras com cunho social já transbordavam no caderninho de Marcelo, sem ele nem perceber, e é Skunk que chega junto com a batida e ajuda o amigo a transformar aquilo em arte. O grupo desde seu iniciou levantou a questão da liberação da Cannabis e tanto a polêmica foi imediata quanto a recepção positiva por parte do público.

Marcelo D2 e Skunk ao fundo e seus interpretes nas telas
Para quem achava que a formação da banda sempre fora a que se apresentou nos dias de sucesso dos anos 2000, fica a informação que não. O Planet Hemp foi se formando aos poucos. D2 e Skunk são os integrantes originais e depois entram em cena  Rafael Crespo, BNegão, Formigão e Bacalhau. Alguns deles até tem aparição aqui, mas a trama realmente é voltada para o laço entre Marcelo e Luis Antônio, nome de batismo de Skunk. 

O roteiro de Felipe Braga consegue ser estruturado, contudo, em certo ponto da história, aparenta repetir certos pontos da trama diversas vezes. Mas esta é uma sensação tem fim. No total, ele desenvolve uma narrativa forte e impactante no emocional do público. Fala da pobreza no país, das famílias desestruturadas, do dia a dia violento que o pobre feirante tem de lidar, das questões do não planejamento familiar e ainda do sofrimento que é alguém perecer de uma doença incurável como a AIDS. Que foi o caso de Skunk. Porém esta parte só pesa no filme em seu ato final e é colocada de uma forma sensível e delicada.

O elenco se faz valer. É pequeno, mas é congruente. Renato Góes transparece um rapaz batalhador em cena e até faz D2 parecer galã. Sua caracterização similar a do rapper, desde os cortes de cabelo, o bigode e ainda as camisetas, é adequada e ajuda bastante também. Ícaro Silva entrega um homem cheio de soul e com muita atitude. Seu laboratório no que Skunk foi fica claro, pois ele esbanja confiança. Ernesto Alterio aparece bem como a corda que a dupla teve para chegar ao sucesso, Marina Provenzzano vive o par 'romântico de D2', Sônia. E dá um show de atuação e força feminina. Stepan Nercessian aparece como o pai que quer viver a sua vida e não esquenta se o filho tem onde dormir ou não, Rafaela Mandelli é Suzanna. A primeira pessoa que tem contato com as cassetes do grupo e que os ajuda.

A direção é de uma dupla que vem galgando um caminho no cenário audiovisual. Johnny Araújo dirigiu ''O Magnata'', em 2007, e tem uma filmografia que cresce cada vez mais e Gustavo Bonafé aparecerá em breve nas telas assinando ''O Doutrinador''. Aqui, os diretores não deixam a peteca cair. Temos um filme dinâmico, esperto e com emoção e comédia bem misturadas. A fotografia do longa é assinada por Pedro Cardill e é emblemático a escolha de cor em momentos certos e ausência dela em momentos mais certos ainda. A trilha de Marcelo D2 enfatiza sua carreira então ele está em casa. O figurino do filme também traz um ótimo visual para nos fazer retornar a periferia dos anos 90 no Rio de Janeiro.




Ficha Técnica

Título: Legalize Já - Amizade Nunca Morre, 2018. Direção: Johnny Araújo e Gustavo Bonafé. Roteiro: Felipe Braga com argumentos de Johnny Araújo e Marcelo D2. Elenco: Renato Góes, Ícaro Silva, Ernesto Alterio, Marina Provenzzano, Stepan Nercessian, Rafaela Mandelli, Shirley Cruz. Gênero: Biografia, drama. Fotografia: Pedro Cardill. Montagem: Marcelo Junqueira.Trilha Sonora original: Mauro Berman, Lourenço Monteiro e Marcelo D2. Produção: Academia de Filme. Produtor: Paulo Roberto Schmid. Distribuição: RioFilme e Imagem Filmes. Duração: 01h30min.

É uma boa pedida seja você fã ou não, afinal, a trama vai além do gosto musical. Ela bate forte na humanidade nossa de cada um.

Não recomendado para menores de 16 anos

Avaliação: Três músicas de luta e amizade (3/5)!

18 de outubro nos Cinemas!

See Ya!


B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)