Papillon


O drama 'Papillon' adapta a história real do escritor francês Henri 'Papillon' Charrière que foi preso indevidamente, durante os anos 30, pelo assassinato de um homem, e exilado na Guiana Francesa com milhares de outros condenados. A história veio a tona em 1969 através das memórias escritas pelo próprio Charrière e ficou ainda mais conhecida com o filme estrelado por Dustin Hoffman e Steve McQueen, em 1973

Ali, Papillon virou protetor do jovem Louis Dega e juntos seguiram se ajudando para tentar sobreviver a luta diária de um cárcere desumano. 

O filme, com distribuição da Imagem Filmes, é estrelado por Charlie Hunnam e Rami Malek e tem direção de Michael Noer

Trailer

Henri 'Papillon' Charrière levava a vida dando pequenos golpes. Era apaixonado por Nenette (Eve Hewson) e se aliava aos mais tipos asquerosos possíveis. Belo dia, ele se encontra com a amada e decide ter uma noite divertida. Ao cair da noite, vão para casa e descansam. Logo ao amanhecer, batidas soam no lugar e a policia entra acusando Papillon de ter cometido um crime. O jovem não consegue provar sua inocência, mesmo demonstrando que estava a noite inteira com Nenette, e é condenado a prisão nos novos domínios da França na América do Sul. Na viagem até as Guianas, Papillon se dá conta de que um jovem riquíssimo também está entre os prisioneiros. Este é Louis Dega (Malek). Tenta então virar seu protetor e com isto levantar dinheiro para comprar sua fuga. Porém, na prisão os dois percebem que isto será dificílimo.


A trama segue a jornada de Papillon com muita calma e explora bastante a relação que vai se construindo entre ele e Dega. Começam como empresário e segurança e acabam como amigos.
Mas este caminho demorou a ser conquistado. Dega se apresenta como um ser metido e que acha que não pode ser encostado. Contudo, os horrores da prisão o fazem ter medo e pedir ajuda quase que imediatamente.

Papillon sabe bem lidar com os malandros e, além de forte, é inteligente. Sabe onde pisa e o que precisa buscar. Todavia, para ele tudo ali também é muito novo. E diferente de Dega que fez algo real para chegar a prisão, ele fora condenado por um crime que não cometeu. E mantêm a consciência limpa por isto.



O roteiro não é apelativo. Consegue trazer muitas informações reais dos anos em que o ocorrido se deu de uma forma simples e consistente. Os personagens são fortes e usam das ferramentas possíveis para aturar todo o sofrimento e se manterem vivos. Há uma pequena alteração nos anos em que ele passa na cadeia para dar maior dramaticidade a jornada de Papillon e remeter ao quão desejoso da vida ele era.

As atuações de Hunnam e Malek vem com fôlego para uma corrida nas premiações. Talvez muito mais Malek. Mas em tese, ambos estão adequados. A filha do músico Bono Vox, Eve Hewson faz a jovem Nenette e se sai bem.
Direção de arte e figurino se apresentam no ponto e invocam elegância e pobreza de um jeito incrível.

Embarcamos em uma sólida experiência do diretor Michael Noer que conduz o filme com beleza e atenção a muitos detalhes


Titulo: Papillon. Ano de produção: 2017. Direção: Michael Noer. Roteiro: Aaron Guzikowski; Henri Charrière; Dalton Trumbo, Lorenzo Semple Jr. Elenco: Charlie Hunnam, Rami Malek, Roland Møller, Eve Hewson, Michael Socha, Tommy Flanagan. Fotografia: Hagen Bogdanski. Trilha Sonora: David Buckley. Montagem: John Axelrad, Lee Haugen. Design de Produção: Tom Meyer. Nacionalidade: Estados Unidos/França. Distribuição: Imagem Filmes. Duração:

Indicado a quem procura inspiração na vida!

Avaliação: Três mil anos solitários não são suficientes para derrubar um homem quando ele quer viver (3/5). 
04 de outubro nos cinemas! 
See Ya
 ie
B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)