Músicas Para Aquecer o Coração


Que ano tumultuado foi 2018, não? As eleições trouxeram muita contenda. Famílias abaladas, amizades desfeitas, tretas nas redes sociais... Elas acabaram, mas o sentimento de instabilidade permaneceu. Se você é uma minoria, então, piorou, pois o medo de ter seus direitos básicos destituídos nunca pareceu tão real. Aí você quer descansar e liga a TV, mas não consegue se desligar. No noticiário, então, só tragedia. O stress chega a níveis altíssimos!

É por isso que eu decidi separar músicas, livros, séries e filmes que vão aquecer o seu coração. Algumas, simplesmente porque são fofas. Já outras, acalentam a alma ao te inspirarem, motivarem e/ou trazerem uma mensagem de paz. Serão quatro posts, um por dia. Se você está precisando desestressar e renovar suas energias, este momento é seu!

Para começar: música. Eu amo música. Acho que ela tem o poder de conter todo um mudo em poucos versos e acordes e pode evocar todo tipo de emoção. Inclusive aquecer o coração! Pois pode dar o play, fechar os olhos e se permitir relaxar.

A Friend Like You

“Like the sun and the moon, all the best things comes in two
What would I do without a friend like you?”
Quem canta: Andy Grammer
Quem compôs: Peer Åström, Adam Anders, Andy Grammer & Theodore Shapiro
Álbum: Captain Underpants (2017)

O que aquece o coração mais do que a amizade? Saber que você tem alguém com quem contar, que te ama e aceita como você é? “A Friend Like You” é muito fofinha, uma declaração de amor de um amigo para outro (e ainda quebra barreiras da masculinidade tóxica).  


All About That Bass

“No, I'm just playing I know you think you're fat
But I'm here to tell you that
Every inch of you is perfect from the bottom to the top”

Quem canta: Meghan Trainor
Quem compôs: Meghan Traino & Kevin Kadish
Álbum: Title (2015)

Quem nunca subiu na balança e se sentiu mal com o resultado? Ou viu aqueles homens e mulheres magros pedindo biscoito no instagram e se sentiu horrível em comparação? Lidar com inseguranças quanto ao  corpo é muito difícil, principalmente em uma era em que o padrão de beleza é cada dia mais exigente. “All About that Bass” proclama a auto aceitação. Afinal, ser saudável não é sinônimo de magreza. A música é muito alta astral e te anima a balançar o esqueleto como quem não tá devendo nada para ninguém.


Beautiful              

You are beautiful
No matter what they say
Words can't bring you down”
Quem canta: Christina Aguilera  
Quem compôs: Linda Perry
Álbum: Stripped (2002)

“Beautiful” é um clássico no repertório da Xtina. A música é um verdadeiro hino para o público LGBT, promovendo aceitação por parte de quem mais importa: nós mesmos. Passa uma mensagem de auto estima e mostra que você não está sozinho.
   

Casinha Branca

“Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer”

Quem canta: Roberta Campos
Quem compôs: Joran & Gilson Vieira
Álbum: Todo Caminho é Sorte (2015)

As vezes eu tenho vontade de chutar o balde e ir embora para um cantinho afastado, cercado por natureza. A rotina pode ser bem estressante e esta música te coloca numa vibe bem tranquila


Here Comes a Thought

“Take a moment, remind yourself
Take a moment and find yourself
Take a moment to ask yourself
If this is how we fall apart”

Quem canta: Estelle & AJ Michalka
Quem compôs: Jeff Liu & Rebecca Sugar
Álbum: Steven Universe, Vol. 1 (2017)

Steven Universo é incrível. O desenho toca em assuntos complexos com muita sensibilidade, responsabilidade e simplicidade. A criança que cresce assistindo Steven, aprende a ser empática, a lidar com os conflitos sem violência e a ser emocionalmente saudável. A gente aprende muito vendo a série! “Here Comes a Tought” é um exemplo disso. Eu a escuto quando estou tendo crise de ansiedade e ela me ajuda acalmar os pensamentos e as paranoias e deixar as preocupações irracionais irem embora.


Here Comes the Sun

“Little darling, I feel that ice is slowly melting
Little darling, it seems like years since it's been clear
Here comes the sun
Here comes the sun, and I say
It's all right”

Quem canta: Nina Simone
Quem compôs: George Harrison
Álbum: Here Comes the Sun (1971)

Bem, a canção original é dos Beatles, mas a minha versão preferida é o da Nina Simone. Ela tem uma força em sua voz que é indescritível! A música fala sobre ter esperança que melhores dias virão.


Dançando

“Você acredita no depois
Prefiro o agora
Se no fim formos só nós dois
Que seja lá fora”

Quem canta: Agridoce
Quem compôs: Pitty & Martin Mendonça
Álbum: Agridoce (2015)

O álbum do projeto paralelo da Pitty tem músicas muito prazerosas de escutar. “Dançando” fala sobre parar de preocupar tanto com o futuro e se se concentrar no aqui e agora. Neste momento de tanta incerteza política, é algo que é difícil de se fazer. Claro que a gente tem que estar sempre vigilante e lutar para um futuro melhor, mas não esqueçamos de tirar proveito que o hoje tem para oferecer. 


Dona de Mim

“Me perdi pelo caminho
Mas não paro, não
Já chorei mares e rios
Mas não afogo, não”

Quem canta: Iza
Quem compôs: Arthur Marques
Álbum: Dona de Mim (2018)

A Iza é – para mim – uma das vocalistas mais talentosas da música atual brasileira. Eu já fui em um show dela e posso testemunhar que seu carisma é cativante! A canção título de seu primeiro álbum é daquelas que inspira a termos confiança em nós mesmos e fé de que, com  determinação, conseguiremos sair da encruzilhada que muitos nos encontramos. 


Feliz e Ponto

"Deixa ser mais leve que você
Essa coisa que faz flutuar
Deixa que te faça entender
Tanto quanto
Já te fez sonhar sem perceber
Já te fez querer sem dúvidar
Deixa esse amor cadenciar manso”

Quem canta: Silva
Quem compôs: Lucas Silva & Silva
Álbum: Júpiter (2015)

O Silva tem uma voz tão cativante e gostosa que ele podia cantar, sei lá, funk proibidão que ia ter um efeito calmante em mim. Essa música tem uma vibe tão gostosa!  Mesmo se você não tiver apaixonado no momento, vai sentir aquela leveza que o afeto causa fluindo por você. Destaque também para o clipe, que é de uma beleza e sensualidade ímpar.


Never Grow Up

“To you, everything's funny
You got nothing to regret
I'd give all I have honey
If you could stay like that”

Quem canta: Taylor Swift
Quem compôs: Taylor Swift
Álbum: Sparks Fly (2010)

Eu sinto uma saudade da infância. De quando tudo parecia mais simples e a vida não parecia tão pesada. Essa música me causa uma nostalgia enorme. Sem falar que eu tenho uma irmã de nove anos e sempre lembro dela quando escuto. Inclusive já fiz uma homenagem a ela em um dos seus aniversários usando a canção!


One Step at a Time

“It's like learning to fly
Or falling in love
It's gonna happen and it's
Supposed to happen that we
Find the reasons why
One step at a time”


Quem canta: Jordin Sparks
Quem compôs: Jonas Jeberg, Cutfather, Robbie Nevil & Lauren Evans
Álbum: Jordin Sparks (2007)

Tudo bem que a Jordin canta sobre ter reconhecimento no show biz, mas acho que a lição da música vale para todo mundo. Principalmente para os ansiosos como eu! Sempre fui imediatista, querendo resultados rápidos para tudo, e por isso me frustro facilmente. Mas, como diz o ditado, “roma não foi construída em um só dia”. É essencial saber ter paciência e perseverar. Um passo de cada vez a gente chega lá!


Rainbow 

“When it rain it pours but you didn't even notice
It ain't rainin' anymore, it's hard to breathe when all we know is
The struggle of staying above, the rising water line”

Quem canta: Kacey Musgraves
Quem compôs: Shane McAnally, Natalie Hemby & Kacey Musgraves
Álbum: Golden Hour (2018)

Quando eu descobri a Kacey, fiquei tão animado que fiz um post aqui falando dela e apresentando seu primeiro CD. Seu mais recente trabalho é liricamente bem mais otimista do que seus álbuns anteriores. Eu poderia colocar ele todo na lista – sério, é muito amorzinho – mas escolhi “Rainbow” por ter um tom motivacional. Eu sou pessimista por natureza. Tendo a sempre enxergar a complexidade dos desafios e nunca minha força para superá-los. As vezes a montanha que a gente tá enfrentando, não passa de um monte de areia e é essa a mensagem que Kacey transmite na música. Tenha calma, olhe ao seu redor. Às vezes você já passou pela pior parte, mas tá tão compenetrado naquilo que não consegue ver.


Seasons of Love

“It's time now to sing out
Tho' the story never ends
Let's celebrate
Remember a year in the life of friends”


Quem canta:  Daphne Rubin-Vega, Fredi Walker, Anthony Rapp, Adam Pascal, Jesse L. Martin, Wilson Jermaine Heredia, Idina Menzel & Taye Diggs
Quem compôs: Jonathan Larson
Álbum: Rent – Original Broadway Cast Recording (1996)

Eu falei um pouco de Rent neste post aqui. “Seasons of Love” abre o segundo ato do musical e é uma reflexão sobre como mais importante do que você conquistou na vida, dos bens materiais que adquiriu, é o amor que você compartilhou.


Secrets

“They tell us from the time we're young
To hide the things that we don't like about ourselves
Inside ourselves
I know I'm not the only one who spent so long attempting to be someone else
Well I'm over it”

Quem canta: Mary Lambert
Quem compôs: MoZella, Benny Cassette, Eric Rosse & Mary Lambert
Álbum: Heart on My Sleave

Você se preocupa demais com o que pensam de você e sempre fica se auto policiando para não falar ou fazer a coisa errada? Sei como é... bem, essa música é para você. O mundo tenta nos fazer sentir vergonha de quem somos, mas quer saber? É muito libertador e prazeroso ser simplesmente você, sem se desculpar por isso.


Unwritten

"Release your inhibitions
Feel the rain on your skin
No one else can feel it for you
Only you can let it in”

Quem canta: Natasha Bedingfield
Quem compôs: Natasha Bedingfield, Wayne Rodrigues & Danielle Brisebois
Álbum: Unwritten (2004)

Conheci a Natasha no Orkut (ou seja, faz teeeempo) e me apaixonei por Unwritten. Por muito tempo, se alguém me perguntasse qual era minha música preferida, eu diria ela sem nem pestanejar. Hoje em dia é mais complicado de responder, mas mesmo assim toda vez que a escuto sinto um calorzinho no peito. A música fala sobre tomar controle do seu próprio destino.  Afinal, você pode não controlar o que a vida joga no seu caminho, mas pode controlar sua resposta à essas situações.


Fiz uma playlist com mais de 70 músicas que aquecem meu coração de Elsa. Dá o play aí e relaxe!


Então é isso. Comenta qual musica te faz bem e te dá esperanças para o futuro? Amanhã sai a listinha com LIVROS para aquecer o coração. Não perca!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)