Filmes Para Aquecer o Coração

Resultado de imagem para i love movies

E chegamos à parte final de nossa jornada. Se você não viu os posts anteriores, clique aqui.

Para cada momento da sua vida, existe um filme. Na minha opinião, é uma das formas de arte mais universais que existem, podendo tocar cada um de diferentes maneiras. Trouxe dez filmes aqui te motivam, alegram e inspiram. Espero que gostem!


A Felicidade Não se Compra (1947)

Resultado de imagem para it's a wonderful life

Nome Original: It’s a Wonderful Life
Direção: Frank Capra
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Henry Travers
Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey, que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter, o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence, um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

A vida não é muito justa, neh? Tem tanta gente conseguindo se dar bem pisando nos outros, corruptos enriquecendo e escapando da justiça e pessoas que propagam o ódio chegando ao poder. As vezes fica até difícil achar razões para continuar tentando ser bom. É assim que George, protagonista do filme, se sentia. Ele se sacrificava para ajudar os outros e só quebrava a cara. O anjo Clarence então vem para mostrar como seus atos impactam todos ao seu redor e fazem a diferença. É um filme é longo, mas vale cada minuto. É simplesmente inspirador.

Cantando na Chuva (1952)

Resultado de imagem para singing in the rain

Nome Original: Singin’ in the Rain
Direção: Stanley Donen e Gene Kelly
Elenco: Gene Kelly, Jean Hagen, Debbie Reynolds, Rita Moreno
Sinopse: Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

Eu assisti esse filme depois de chegar em casa de uma prova de vestibular em que tinha ido muito mal. Me sentia péssimo. Estava com um humor horrível. Tinha pegado o DVD emprestado com uma amiga e decidi colocar. Duas horas depois, eu estava dando pulinhos e assobiando a música tema! A alegria de “Cantando na Chuva” é contagiante. É um musical tão gostoso e divertido.

Conta Comigo (1986)

Resultado de imagem para stand by me

Disponível no Prime Video (Amazon)

Nome Original: Stand By Me
Direção: Rob Reiner
Elenco: River Phoenix, Richard Dreyfuss, Corey Feldman, Jerry O’Connel, Kiefer Sutherland, John Cusack
Sinopse: Gordie Lachance, um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers, Teddy Duchamp e Vern Tessio. Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil. Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio e Charlie Hogan comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido. Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre.

“Conta Comigo” foi baseado em um conto do Stephen King, o que pode parecer até estranho em uma lista com narrativas que aquecem o coração. Mas calma que o filme não é de terror não! É uma aventura emocionante sobre o poder da amizade.


Lilo & Stich (2002)

Resultado de imagem para lilo e stitch

Disponível na Netflix

Direção: Dean DeBlois e Chris Sanders
Elenco: Daveigh Chase, Chris Sanders, Tia Carrere
Sinopse: Lilo é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.

Uma das minhas animações preferidas. Já vi inúmeras vezes. Ai, só de lembrar da frase “Ohana significa família, família significa nunca abandonar. Ou esquecer” que já me dá um nó na garganta. Ao contrário do que os conservadores tentam forçar, existe família de todo tipo. O que importa é o laço de amor de amor que existe entre seus membros!

Mágico de Oz (1939)

Resultado de imagem para wizard of oz

Nome Original: The Wizard of OZ
Direção: Victor Fleming
Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Billie Burke
Sinopse: Em Kansas, Dorothy vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste, que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho que quer ter um cérebro, um Homem de Lata que anseia por um coração e um Leão covarde que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?

Outro musical e outro clássico. Um dos filmes mais queridos de todos os tempos, “O Magico de Oz” tem inspirado gerações a buscar o amor, a coragem e a sabedoria que existe dentro de você.

Mesmo se Nada der Certo (2014)

Imagem relacionada

Nome Original: Begin Again
Direção: John Carner
Elenco: Keira Knightley, Mark Ruffalo, Adam Levine, Hailee Steinfield
Sinopse: Uma cantora se muda para Nova Iorque, mas logo após chegar no local, seu namorado americano decide terminar o relacionamento. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor de discos, certo de que ela pode se tornar uma estrela.

Quem já passou por um término, sabe como é difícil. Em “Mesmo se Nada der Certo” a protagonista transforma a dor de uma traição em arte. Através da música – eu amo a trilha sonora demais - ela consegue achar quem ela é sem estar romanticamente a outra pessoa. Cher pergunta em “Believe” se tem vida após o amor e a resposta é SIM.

Minhas Tardes com Margueritte (2010)

Resultado de imagem para La Tête en friche

Nome Original: La Tête en friche
Direção: Jean Becker
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Patrick Bouchitey
Sinopse: Germain Chazes leva uma vida pacata que se movimenta pela horta, pelos pombos que procuram a praça e junto com os amigos do café. Germain mal sabe ler. Sua vida muda, quando conhece na praça onde vai todos os dias, uma velhinha fora do comum, chamada Margueritte. Margueritte começa a ler para Germain e, dessa maneira, ela abre as portas da leitura que, até então, estavam fechadas para ele, nasce entre os dois, uma relação especial.

Descobri esse filme por acaso, em uma tarde de ócio de domingo e meu, deus, que coisa fofa! Eu adoro histórias sobre amizades improváveis. Minhas Tardes com Margueritte é singelo, sensível e emocionante. E ainda aborda o poder transformador da leitura!

O Amor Não Tira Férias (2006)

Resultado de imagem para the holiday

Disponível no Prime Video (Amazon)

Nome Original: The Holiday
Direção: Nancy Meyers
Elenco: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black
Sinopse: Iris escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por Jasper, mas logo descobre que ele está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, está Amanda, dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes. Após descobrir que seu namorado, Ethan, não tem sido fiel, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e combinam a troca. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas, com Iris conhecendo Miles, um compositor de cinema, e Amanda se envolvendo com Graham, irmão de Iris.

Eu amo comédias românicas. Elas são sempre capazes de me deixar mais leve e aquecer o coração. Esta é uma das minhas favoritas! É envolvente e mostra como o amor pode te surpreender quanto você mais espera (algo que eu tô tentando muito acreditar que é verdade porque tô encalhado há eras sniff sniff).

O Que Nós Fizemos no Nosso Feriado (2014)

Resultado de imagem para what did we do in our holiday movie

Disponível na Netflix

Nome Original: What We Did On Our Holiday
Direção: Guy Jenkin e Andy Hamilton
Elenco: Rosamund Pike, David Tennant, Billy Connolly
Sinopse: O casal Doug e Abi decide viajar às planícies da Escócia com os três filhos pequenos, para comemorar o aniversário do pai de Doug. No entanto, os dois têm um segredo a esconder do resto da família, mas não será nada fácil manter a informação escondida com as crianças por perto...

Este pequeno filme inglês é muito conhecido, o que é uma pena, porque além de ser muito agradável passa uma mensagem muito importante. Quando crianças vimos o mundo com um olhar puro. Então crescemos e achamos que somos muito sábios e a inocência infantil é só uma ilusão. Mas a verdade é que as vezes a gente se perde complicando as coisas, absorvidos nos nossos problemas, e não enxerga que as respostas podem na verdade ser bem simples. O filme nos lembra da necessidade de não perder a criança que existe dentro de você. Além disso, é ótimo para ver com a criançada, porque ele trata de temas pesados como divórcio e morte de forma muito natural.

O Retorno de Mary Poppins (2018)

Resultado de imagem para mary poppins return

Nome Original: Mary Poppins Returns
Direção: Rob Marshall
Elenco: Emily Blunt, Lin Manuel Miranda, Bem Winshaw, Emily Mortmier
Sinopse: Numa Londres abalada pela Grande Depressão, Mary Poppins desce dos céus novamente com seu fiel amigo Jack para ajudar Michael e Jane Banks, agora adultos trabalhadores, que sofreram uma perda pessoal. As crianças Annabel, Georgie e John vivem com os pais na mesma casa de 24 anos atrás e precisam da babá enigmática e o acendedor de lampiões otimista para trazer alegria e magia de volta para suas vidas.

Eu sei que muita gente vai me julgar por colocar na lista a sequência e não o clássico da Julie Andrews. Mas é que a nova encarnação da personagem P L Travers está fresquinha na minha memória e desde que eu vi não paro de entoar as canções. Fui ver no cinema e passei o filme inteiro com um sorriso no rosto, acompanhando as músicas com pés. É um filme que faz reacende a chama da esperança e nos relembra a importância da imaginação.

Obrigados a todos que me acompanharam até o fim dessa série especial de posts! Espero que o coração de vocês se preencham de coisas boas, te dando forças para enfrentar os perrengues desta vida. Até mais!

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)