Normandia Nua



É interessante tomar um momento para pensar em quais histórias existem no fundo da consciência humana e que não foram ainda contadas, talvez por parecerem ridículas demais para serem postas na tela, talvez por que seja complicado e caro tentar exibir tais idéias em formato de imagem.

Com Normandia Nua, de Phillipe Le Guay, sentimos originalidade na trama e no jeito que ela se mostra. A película exibe os conflitos criados na cidade de Mêle sur Sarthe, uma pequena aldeia da Normandia, onde o foco produtivo está relacionado ao agronegócio. Contudo, o lugar começa a passar por problemas financeiros pela falta de incentivos governamental, o que faz com que a maioria dos fazendeiros fiquem endividados pelas compras de inseticidas e outros produtos necessários ao trabalho e a produção. Logo, a classe afetada inicia uma série de protestos nas rodovias mais próximas, porém, eles não consegue que o ato resulte em algo palpável. Todavia, uma proposta inesperada surge e o prefeito, François Cluzet (George Balbuzard), acredita que esta pode ser a chance que o lugar necessitava para salva-los da ruína e ainda colocarem a aldeia no palco para os seus quinze minutos de fama. Mas ai vem: a proposta consiste em todos os moradores se reunirem e toparem sair nús em uma foto para um trabalho de um artista norte-americano. 



É uma história um tanto diferente e inusitada, mas que prepara o palco para várias situações que serão vistas ao decorrer do filme e que chegam a uma conclusão alinhadas - o momento da foto. Enquanto isto, vemos François lidar com mil e um problemas - seja em convencer os moradores a participarem do ato ou ainda em mediar brigas e discussões entre os produtores que o culpam pelos problemas financeiros enfrentados por eles. Como ele é calmo, amigável e simpático, o espectador se afeiçoa de sua pessoa e torce para que ele consiga resolver os problemas do lugar. 

Trailer

Ficha Técnica
Título Original: Normandie Nue, 2018. Direção: Philippe Le Guay. Roteiro: Philippe Le Guay, Olivier Dazat. Elenco: François Cluzet, François-Xavier Demaison, Julie-Anne Roth. Gênero: Drama, comédia. Nacionalidade: França. Distribuição: A2 Filmes. Duração: 106min. 

Também somos chamados a assistir o romance entre Vincent (Arthur Dupont) e Charlotte (Daphné Dumons), mas que por não ser o foco da história acaba sofrendo de uma falta de desenvolvimento, parecendo com o arco apareça frouxo dentro do roteiro, ao invés de se dar como uma camada sólida para a trama.

Ainda sim, Normandia Nua é definitivamente um filme divertido. Com um tema, às vezes, um pouco pesado, e é nesta hora que recebemos o drama onde alguns dos moradores partem para medidas drásticas já que não há recursos que lhe auxiliem em momentos de dificuldade. Porém, como um todo, ele se mantém cômico, sendo fácil se prender aos seus cento e seis minutos de duração. 

E mesmo que não pareça, o filme ainda consegue transmitir mensagens interessantes e que clamam por mudança, por mais simpatia aos estrangeiros, por um olhar ao passado que reflete a necessidade de empatia e o melhor disso tudo consegue se auto analisar e perceber que precisa o pais precisa caminhar com o mundo e sair de seu pensamento ultra passado para um mundo globalizado e aberto.

Escrito por Lucas Pereira

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)