Sundance Film Festival l Festival de Cinema de Sundance, 2019


Desde 1985, a cidade de Park City, nos EUA, recebe o festival de cinema de Sundance. Acontecendo sempre em janeiro (este ano: 24/01 a 02/01) o evento exibe produções independes e é considerado o primeiro grande termômetro para os lançamentos que virão durante o ano com a possível chegada destes a temporada de ouro no ano seguinte. Grandes sucessos de público e crítica, aliás, já passaram por Sundance, entre eles: Whiplash, Amnésia, Corra, Quatro Casamentos e Um Funeral e Cães de Aluguel

Apresentando filmes de 152 países, este ano o festival teve o número recorde de 14,259 inscritos, onde apenas 112 longas foram selecionados para serem exibidos. Os organizadores do festival distribuem prêmios, sendo o principal o Grande Prêmio do Júri, porém o que os realizadores realmente buscam é conseguir vender suas películas para distribuição. Por causa disso talvez, parte do público do festival seja composto de executivos de Hollywood, contudo, os frequentadores em maioria também tem acesso as sessões. 

Este ano, o festival conta com três filmes brasileiros, incluindo Divino Amor (Divine Love, em inglês), novo longa de Gustavo Mascaro,  Abe, produção da Spray Filmes, dirigida por Fernando Andrade e 'Democracia em Vertigem' (The Edge of Democracy, em inglês), o mais recente documentário de Petra Costa e a partir da próxima quarta-feira o site parceiro RAZÃO DE ASPECTO cobrirá o evento. Assim, teremos por aqui um pouco do que eles cobrirem lá em Park City. Porém, enquanto o festival não começa, preparamos um esquenta com os filmes mais promissores que passarão por lá! 

Abe 
Resultado de imagem para abe movie 2019
Noah Schnapp e Seu Jorge em cena
Direção: Fernando Grostein Andrade 
Roteiro: Lameece Issaq e Jacbob Kader
Elenco: Noah Schnapp, Seu Jorge, Mark Margolis, Dagmara Domincyk 
Sinopse: Um menino (Noah Schnapp) de 12 anos mora no Brooklin, Nova Iorque, com a mãe judia de origem israelense e o pai palestino de origem muçulmana. O jovem, aprendiz de um chefe de cozinha brasileiro, ama gastronomia e tenta usar desse artificio para manter as duas famílias unidas. 

Andrade é muito conhecido por ser o “irmão gay do Luciano Huck”, o que é uma alcunha injusta, já que ele merece ser reconhecido pelo próprio trabalho. Depois de dois documentários e um longa, ele leva para Sundance seu primeiro trabalho em Hollywood. “Abe” promete ser encantador e inspirador ao abordar a tensão existente entre muçulmanos e judeus explorando a crise de identidade de menino fruto das duas ascendências. Sem falar que o filme envolve culinária – o que eu amo – e é protagonizado pelo talentoso Noah Schnapp, de Stranger Things. “Abe” tem tudo para ser meu preferido do festival! 

Adam 
Resultado de imagem para rhys ernst
O diretor Rhys Ernst
Direção: Rhys Ernst 
Roteiro: Ariel Schrag 
Elenco: Nicholas Alexander, India Menuez, Leo Sheng, Chloe Levine, Margaret Qualley. 
Sinopse: No Brooklyn de 2006, Adam é um adolescente desajeitado que está prestes a passar suas férias de verão com sua irmã mais velha, que está integrada na cena lésbica e trans de Nova York. Em uma festa, Adam conhece a garota dos seus sonhos, mas há um problema: ele não consegue contar a ela que ele não é o homem trans que ela pensa. 

Um filme de um diretor trans! Olha que bacana! Rhys Ernst é novato nas telonas, mas ele era produtor da elogiada série Transparent, que também lida com o universo LGBTQ. O roteio é da própria autora do livro no qual a película é baseada. Durante a tour de promoção do romance ela disse em entrevista que a história tinha intenção de ser provocativa, para que gerasse debates sobre gênero e identidade sexual. Parece que vem coisa boa por aí. 

Late Night 
Resultado de imagem para lady night mindy
Mindy Kaling em cena
Direção: Nisha Ganatra 
Roteiro: Mindy Kaling 
Elenco: Emma Thompson, Mindy Kaling, John Lithgow, Paul Walter Hauser, Reid Scott, Amy Rya 
Sinopse: Uma lendária apresentadora (Emma Thompson) de um talk-show noturno vive a tensão de ter seu emprego ameaçado justamente quando acaba de contratar a primeira roteirista mulher (Mindy Kaling) da equipe. 

Eu adoro a Mindy Kaling. Ela costuma criar histórias que ao mesmo tempo em que divertem, trazem um tom de crítica social. Late Night deve explorar o sexismo que acontece nos bastidores dos tradicionais programas de tak show da TV americana e ainda conta com a maravilhosa Emma Thompson. 

Troop Zero 
Resultado de imagem para troupe zero
Viola Davis e Allison Janney em cena
Direção: Bert & Bertie 
Roteiro: Lucy Alibar 
Elenco: Viola Davis, Mckenna Grace, Jim Gaffigan, Mike Epps, Charlie Shotwell, Allison Janney 
Sinopse: 1977. Na zona rural da Georgia, uma garota desajustada (Mckenna Grace) sonha com uma vida no espaço. Quando uma competição a oferece a chance de aparecer na NASA, ela recruta uma tropa de escoteiras, forjando amizades que durarão pelo resto da vida. 

Um nome que salta para mim quando bato os olhos na ficha técnica é: VIOLA DAVIS. Eu amo essa mulher! Tem Viola no elenco, não preciso nem saber de mais nada para ir assistir. Outro fato de destaque é o protagonismo da pequena Mckenna Grace, que é uma grande promessa do cinema, tendo arrasado na série The Haunting of Hill House e nos filmes Um Laço de Amor e Eu,Tonya. Por fim, mas não menos importante, o filme merece destaque por ter sido roteirizado e dirigido por mulheres! A gente precisa de mais mulheres no comando. 

Velvet Buzzsaw 
Resultado de imagem para Velvet Buzzsaw
Jake Gylenhall e Renee Russo em cena
Direção: Dan Gilroy 
Roteiro: Dan Gilroy 
Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Toni Collette, Zawe Ashton, Tom Sturridge, Natalia Dyer 
Sinopse: Quando o mercado da arte colide diretamente com o mercado do comércio, artistas e investidores milionários encontram-se em um duro embate financeiro que pode sacrificar muito mais do que suas carreiras. 

Este já tem contrato de destruição com a Netflix e tem até trailer. O trailer não me animou muito. Pareceu “O Chamado”, só que com obras de artes. Porém, o filme reúne a equipe do fantástico Nightcrawler, então minhas expectativas para ele ainda estão altas.


                                                Divine Love (Divino Amor)
Dira Paes e Júlio Machado


Direção: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro, Rachel Daisy Ellis, Esdras Bezerra e Lucas Paraizo
Elenco: Dira Paes, Júlio Machado, Emilio de Melo, Teca Pereira, Mariana Nunes e Thalita Carauta
Sinopse: Em um Brasil onde os evangélicos são maioria, a religião se estende em vários aspectos do cotidiano. O longa acompanha a jornada de Joana, uma escrivã de cartório que usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar os clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo 'Divino Amor'. Tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal. O prazer é um presente de Deus para a manutenção da família e da procriação do reino de Deus. Mas seu esposo Danilo se confirma infértil e Joana convive com o sentimento de ter uma família incompleta. Enquanto espera por um sinal em reconhecimento pelos seus esforços, é confrontada com a crise no seu próprio casamento que termina por deixa-la ainda mais perto de Deus. 

A co-produção entre Brasil, Uruguai, Dinamarca, Noruega e Chile nos traz uma temática futurística e de certa forma bem crítica. O Brasil costuma fazer bonito em Sundance e esperar que Divino Amor ganhe muita atenção por lá. O diretor, Gabriel Mascaro, foi responsável pelo aclamado 'Boi Neon' e Dira Paes e Julio Machado já tem uma carreira extensa no cinema brasileiro também o que pode colaborar para o sucesso do filme. Divino Amor será exibido na 'Mostra Mundial'.


                     The Edge Of Democracy (Democracia Em Vertigem)


O documentário de Petra ganhou Pôster recentemente.


Direção: Petra Costa
Roteiro: Petra Costa
Elenco: Dilma Rousseff, Michel Temer, Eduardo Cunha, Luiz Inácio Lula da Silva
Sinopse: Democracia em Vertigem: acompanha o impeachment de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a eleição de Jair Bolsonaro. Através de um olhar pessoal, a cineasta merguhlou em uma jornada na história da jovem democracia brasileira.

Petra Costa é um dos nomes mais admirados na recente cena do audiovisual brasileiro. Foi realizadora de Elena, documentário sobre a irmã que tentara ser atriz na terra do tio Sam e que reflete bem as pressões que sofremos na vida. Em parceria com a dinamarquesa Lea Glob, também idealizou o lindo e tocante 'Olmo e a Gaivota', em 2015. Agora, Petra nos desafia a olhar para o nosso contexto político atual e refletir sobre o que realmente aconteceu com nossa Democracia desde que Dilma Rousseff desceu do palanque. O documentário tem sua exibição e estréia mundial no dia de abertura do festival.


                                                                       Premature


As descobertas no amor são tema em "Premature' de Rashaad Ernesto Green 


Direção: Rashaad Ernesto Green
Roteiro: Rashaad Ernesto Green e Zora howard
Elenco: Imani Lewis, Meeya Davis, Tashiana Washington, Jimmy Gary Jr., Ozzie Stewart
Sinopse: Tendo como pano de fundo uma paisagem do Harlem em mutação, quando Ayanna, de dezessete anos, conhece o belo e misterioso estrangeiro Isaiah, todo o seu mundo está virado de cabeça para baixo em direção à autodescoberta enquanto ela atravessa o rigoroso terreno do amor jovem no verão antes de partir para a faculdade.

Rashaad Ernerto Green tem em sua filmografia inúmeros trabalhos conduzindo séries e dirigiu também um leva de curtas. Premature, de 2008, chegou a ganhar quatro prêmios em festivais de cinema nos Estados Unidos e agora o diretor estende a história para um longa e pode vir a alcançar um público bem maior já que o conteúdo tem a típica trama que Sundance gosta de dar atenção ( lembram do sucesso que 'Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer' fez por lá?).


                                                               Animals
Holliday Grainger e Alia Shawkat em Animals (2019)
Direção: Sophie Hyde
Roteiro: Emma Jane Unsworth
Elenco: Holliday GraingerAlia Shawkat, Fra Fee, Dermot Murphy, Amy Molloy, Pat Shortt.
Sinopse: Baseado no romance 'ANIMALS' de Emma Jane Unsworth, a trama celebra a história de uma mulher moderna com desejos conflitantes, ao mesmo tempo que abraça o valor da amizade feminina e faz um auto exame das escolhas que fazemos quando enfrentamos uma encruzilhada .

A temática jovem aparece novamente aqui e tem tudo para conquistar o público já que apresenta personagens femininas marcantes. O elenco do filme tem uma boa presença em produções mais cults. Holliday Grainger esteve na mini-serie 'Bonny & Clyde', em 2013, e também no longa de época 'Minha Prima Raquel'. Já Alia Shawkat viveu Pash no longa dirigido por Drew Barrymore 'Garota Fantástica' e participou das séries 'Transparent' e 'Arrested Development'. Sophie Hyde tem uma carreira promissora como produtora e diretora. Já é ganhadora de oito prêmios em uma filmografia de quase dezesseis produções realizadas.


                                                                    Judy And Punch
a atriz Mia Wasikoswka

Direção: Mirrah Foulkes
Roteiro: Mirrah Foulkes
Elenco: Mia Wasikowska, Eddie Baroo, Benedict Hardie, Don Bridges e Virginia Gay
Sinopse: À beira-mar, em um cidade litorânea e anárquica, os marionetistas Judy e Punch tentam ressuscitar seu show de marionetes frente a um governo local mafioso.

Foulkes já trabalhou em inúmeras séries frente as câmeras. Atrás delas é quarta vez que aparece como diretora, porém aqui é de um longa-metragem e promete não fazer feio. O filme também será exibido na Mostra Mundial e deve levar um público mais adulto as sessões.

Bem, este foi um pedacinho do nosso apanhado sobre Sundance 2019. Como falado, a partir de quarta-feira, traremos um pouco do universo do festival para vocês pelas palavras do Cineasta e Critico de Cinema Mauricio Costa que está por lá cobrindo.

Visitem o Razão de Aspecto para acompanharem ainda mais o festival e nosso IG no instagram (www.instagram.com/wanna_benerd).


Postagem colaborativa entre Vitor Souza e Bárbara Kruzynski.

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)